Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 859

A polêmica do piso salarial para os jornalistas cariocas

A categoria de jornalistas está conhecendo nestes dias os efeitos nefastos do capitalismo selvagem, que neste caso se traduz por uma ação de um patronato conservador que joga para a plateia – no caso, leitores, telespectadores e ouvintes – posando de democrata. Para evitar questionamentos, esse patronato midiático omite fatos relacionados com a campanha do […]

Padrão piegas de qualidade

É pensamento corrente que brasileiro gosta de televisão e consome freneticamente enorme variedade de conteúdos transmitidos todos os dias nos mais diferentes horários, fato comprovado por pesquisas, como o levantamento da SECOM/2015, segundo o qual a televisão é o meio de comunicação predominante no país com percentual de 95%. O estudo mostra os motivos que […]

A arte de dizer besteiras

O filósofo americano Harry Frankfurt, ao escrever o livro Sobre falar merda, não poderia ser mais realista, analisando o comportamento daqui e de fora. Manda um recado direto aos que passam o tempo falando bobagens nas redes sociais, embora o objetivo dele seja o de desvendar a essência do discurso político. O livro, um mini-book […]

As redações como laboratórios de jornalismo participativo

Se as redações quiserem ajudar a frear a disseminação de desinformação online e ter acesso a melhores testemunhas oculares da mídia, deveriam assumir o engajamento com as comunidades. Trazer as comunidades para dentro do processo da informação é uma ferramenta poderosa para disseminar valores jornalísticos, treinar moradores nos processos da reportagem e fomentar o conteúdo […]

Como medir o impacto real do jornalismo

Será que estamos medindo corretamente o “sucesso” do jornalismo?   Ninguém sabe exatamente. Mas o fato é que, online, nunca tivemos tantos indicadores aparentes.  Podemos contar visitantes únicos, visualizações, compartilhamentos no Facebook, curtidas, comentários ou tempo na página. É um bocado mais do que “circulação”, pontos no Ibope ou cartas enviadas à redação que tínhamos na […]

Pesquisa explora parceria com o público

O maior desafio atual do jornalismo praticado na internet é identificar formas pelas quais a atividade pode se tornar sustentável financeiramente num contexto digital. Um desafio que é grande para projetos privados e, maior ainda, para a comunicação pública e estatal. A pesquisadora norte-americana Melody Kramer pesquisou analisou as principais rádios públicas dos Estados Unidos […]

A metamorfose de um ícone da imprensa

Uma geração de jornalistas se formou, na segunda metade do século passado, com sua atenção direcionada para o número 1150 da Rua 15, em Washington, onde funciona a redação do jornal “The Washington Post”. Foi ali, no início da década de 1970, que se desenrolou o núcleo da saga de Watergate, como se tornou conhecida […]

Para que serve a crítica de televisão?

Cenas interessantes emergiram da esfera do “mundo da televisão” esta semana: durante uma edição do programa A Tarde é Sua, da Rede TV!, a apresentadora Sonia Abrão reservou seis minutos para criticar o texto do jornalista Mauricio Stycer em que ele explicitou a super-exploração da morte do sertanejo Cristiano Araújo. Pauta de (até então) ao […]

O lobby gosta de Trotsky, mas preferiu esconder Padura

A classe média adulta, letrada e politizada está entusiasmada com o romance “O homem que amava os cachorros”, graças sobretudo ao boca-a-boca, muito mais eficaz e persistente do que as resenhas apertadinhas, burocráticas, rasteiras, publicadas em nossa mídia impressa. Mas o lobby midiático que atende a este seleto público resolveu dar um gelo no autor, […]

O comunicador, o religioso e a rola

Em meados do mês passado, o jornalista Ricardo Boechat ganhou destaque nas mídias e redes sociais após sugerir ao pastor Silas Malafaia procurar uma “rola”. No programa de rádio do dia 19 de junho, comandado pelo comunicador, o assunto tratado era a agressão sofrida por uma menina carioca por causa de sua religião. Porém, após seus comentários, […]

Tânia Alves

Qual a nossa responsabilidade, enquanto formadores de opinião, pela disseminação da intolerância e a falta de compaixão que se entrelaçam com o discurso de ódio hoje em dia? A pergunta, que não tenho resposta, vou logo avisando, me veio esta semana após ler sobre a morte por linchamento de um homem que tentou roubar um […]

Revolução com retrocesso

A principal transformação recente nas sociedades contemporâneas envolve uma verdadeira revolução digital em que são dissolvidas as fronteiras entre telecomunicações, meios de comunicação de massa e informática. Convencionou-se nomear esse novo ciclo histórico de Sociedade da Informação, cuja principal marca é o surgimento de complexas redes profissionais e tecnológicas voltadas para a produção e uso […]

Ascensão dos aplicativos de mensagens desafia Facebook

Cinco anos atrás, Justin Pak usava o Facebook para manter contato com amigos e parentes. Agora, o estrategista de marcas, que tem 28 anos e mora em Nova York, prefere usar um dos seis aplicativos de mensagens instalados no seu celular. “Quando mando uma mensagem para alguém, há uma expectativa maior de que eles vão […]

Perspectivas sombrias no mercado de trabalho jornalístico

Até o final deste 2015, deverão ser demitidos mais de 1.200 jornalistas brasileiros, superando o número recorde de 2014, por causa da crise de mercado. Esta expectativa, mais realista do que pessimista, é da Federação Nacional de Jornalistas-Fenaj, apreensiva com os “passaralhos” que atacam as redações do país como pássaros pretos vorazes em plantações de […]

BBC busca parcerias para promover notícias locais

A BBC está tentando construir um relacionamento mais sólido com pessoas e organizações que fazem jornalismo local em toda a Grã-Bretanha. A emissora está empenhada no momento em mapear blogueiros, jornalistas independentes e organizações de notícias locais, com o objetivo de construir melhores formas de colaborar no compartilhamento de conteúdo. Entre as ideias em estudo […]

Jornalista é vítima de censura por parte de deputado

Não é de hoje que a “grande mídia” se submete à manipulação por interesses privados – e políticos – na cobertura de importantes fatos jornalísticos. Não bastasse o peso histórico da Lei da Imprensa, que serviu de cabresto aos profissionais do jornalismo durante o regime militar, tivemos recentemente registros de “caça às bruxas” a blogueiros […]

A guerra em torno da identidade sexual

“Todo mundo tem direito à vida. E todo mundo tem direito igual” (Lenine, em “A rua da passagem”) Nos últimos anos, principalmente nos últimos meses, tem se acirrado uma guerra em nosso país, tendo a identidade sexual (ou melhor, as homossexualidades) como fator de disputa dessa briga, que é verbal e também física, infelizmente. Juntam-se […]

Além do clichê

Os meios de comunicação de massa nunca estiveram tão presentes na vida das pessoas, informando a coletividade e interferindo no seu comportamento. Quando a mídia se torna objeto de estudo é preciso entendê-la com base na compreensão de poder entre o subjetivo e o objetivo, o imparcial e o parcial da mensagem que se quer […]

Vera Guimarães Martins

A grande notícia da semana foi a entrevista que a presidente Dilma Rousseff concedeu à Folha na edição de terça-feira (7). Evento raro, a conversa exclusiva foi parte da estratégia do Planalto para fazer frente ao recrudescimento da discussão pública sobre o impeachment. A petista já vinha acuada pelo acirramento da crise econômica e pelo […]