Diretório Acadêmico > Habermas e o jornalismo A relação entre esfera pública, informação e o direito Por Vitor Blota em 01/08/2016 O filósofo alemão Jürgen Habermas é sempre lembrado nos cursos e estudos sobre jornalismo e comunicação, especialmente por suas obras-primas Mudança estrutural da Esfera Pública. e Teoria da Ação... Saiba mais
Imprensa em Questão > O impeachment e a imprensa A crise vista de fora Por Pedro Doria em 01/08/2016 Nas semanas anteriores ao encaminhamento do pedido de impeachment pela Câmara dos Deputados, instalou-se nas redes sociais o discurso de que jornais estrangeiros denunciavam um golpe de Estado no Brasil. A... Saiba mais
Imprensa em Questão > Olimpíadas 2016 Notícia de fora não conta Por Carlos Eduardo Lins da Silva em 01/08/2016 O jornalismo brasileiro sempre teve fascínio pelo que se publica a respeito do país no chamado “primeiro mundo”. Qualquer menção ao Brasil ou a um de seus cidadãos historicamente sempre foi notícia aqui. No entanto, nos meses que antecederam à... Saiba mais
Imprensa em Questão > Dilemas éticos do jornalismo investigativo “Chafurdei no lixo do presidente” Por Edna Dantas em 01/08/2016 Numa noite quente de março deste conturbado 2016 brasileiro, rememorei com alunos do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) uma experiência profissional que tive em fevereiro de 1992 – também... Saiba mais
Imprensa em Questão > O impeachment e a imprensa II Caça às bruxas Por Ivan Marsiglia em 01/08/2016 No domingo, 1º de maio, um ensolarado e melancólico Dia do Trabalhador, o Theatro Municipal de São Paulo exibia sua nova montagem de La Bohème, a ópera proletária de Giacomo Puccini.... Saiba mais
Imprensa em Questão > Impeachment e a imprensa III A mídia está acima da nação Por Mario Vitor Santos (*) em 01/08/2016 Em recente entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha, a presidente Dilma Rousseff observou que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha declarava ter feito negociações com “os interessados” sobre uma lei... Saiba mais
Televisão > A estratégia de auto-depreciação A subversão como produto televisivo Por Maura Oliveira Martins em 01/08/2016 Cena de um teaser do novo programa de Fábio Porchat, que estreará em agosto na Rede Record: assoberbado, o comediante chega atrasado a uma reunião com os produtores. Lista sua estratégia para divulgação da estreia: visitar os... Saiba mais
Cinema > Festival de Locarno A ausência brasileira na mostra competitiva Por Rui Martins em 01/08/2016 O diretor do Festival Internacional de Cinema de Locarno, Carlo Chatrian, nesta entrevista exclusiva dá uma visão geral do 69 Festival, que começa na quarta-feira, e deixa entrever nas entrelinhas o porquê da ausência de filmes brasileiros nas competições. [caption... Saiba mais
Voz dos Ouvidores > O Povo Tânia Alves em 01/08/2016 O presidente em exercício, Michel Temer, foi buscar o filho na escola, em Brasília, na terça-feira passada (26/7). A agenda havia sido divulgada pela equipe de comunicação do Planalto. O assunto, que é corriqueiro, virou pauta em praticamente todos... Saiba mais
Imprensa em Questão > Folha e Estadão Postura editorial na divulgação de pesquisas Por Alexandre Marini em 01/08/2016 Para que serve um editorial? O editorial expressa não só a opinião, mas a posição do jornal. É por esse motivo que ele não é assinado. Para todos os efeitos, trata-se da diretriz, da sua forma de ver o mundo,... Saiba mais
Monitor da Imprensa > Mídia & terrorismo Por que devemos publicar as fotos dos terroristas Por Roy Greenslade em 01/08/2016 Alguns jornais e emissoras franceses decidiram parar de publicar fotografias de pessoas que cometem atrocidades terroristas para evitar que gozem de uma suposta “glorificação póstuma”. Entre os jornais estão o influente diário Le Monde e... Saiba mais
Imprensa em Questão > Manipulação noticiosa Pior que a fraude é a meia verdade Por Elstor Hanzen em 01/08/2016 Os dados manipulados pelo Datafolha na última pesquisa e publicados pelo jornal do mesmo grupo, a Folha de S.Paulo, foram um exemplo de erro grosseiro e de relativa facilidade e rapidez para a identificação da fraude, sem margem para... Saiba mais
Voz dos Ouvidores > Folha de São Paulo Paula Cesarino Costa em 01/08/2016 Pesquisadores norte-americanos fizeram uma experiência para tentar aferir o efeito do tom dos comentários sobre os leitores de jornais e revistas. Foi apresentado a leitores um artigo sobre nanotecnologia, tópico sobre o qual a maioria das pessoas sabe pouco... Saiba mais
Televisão > A TV na Rio 2016 O antídoto às narrativas de superação na cobertura das olimpíadas Por Maura Oliveira Martins em 01/08/2016 Já abordei algumas vezes nessa coluna o que considero ser um defeito velado em boa parte do jornalismo televisivo, que é a irresistível atração que as emissoras têm às histórias de superação, dos que romperam barreiras consideradas intransponíveis à... Saiba mais
Corrupção > Lava jato Negócios milionários de delator revelados por jornal inglês Por Juliette Garside e Jonathan Watts em 01/08/2016 Uma investigação feita pelo Guardian descobriu que um empresário brasileiro – que reconheceu ter lavado milhões de dólares em suborno – promoveu uma orgia de compras de propriedades nas cidades britânicas de Londres e Leeds. Expedito Machado Neto –... Saiba mais
Crise na imprensa > Jornalista desabafa Não vou me reinventar Por João Carlos Pedroso em 01/08/2016 Meu ofício está em extinção, isso não é novidade para ninguém. Em breve, só encontraremos postos de trabalho na memória afetiva de uns poucos, como aconteceu com os entregadores de leite e acendedores de lampião. Realidade na mesa, resta... Saiba mais
Monitor da Imprensa > Luz no fim do túnel Le Monde mostra que o jornal impresso ainda tem futuro Por Peter Preston em 01/08/2016 Por um momento, ponha de lado as contínuas emoções que sentimos neste verão a partir da residência do primeiro-ministro e dê uma olhada na barulhenta turma da imprensa, do outro lado da rua. Em especial, preste... Saiba mais
Imprensa em Questão > Dilemas do comunicador Fuga da realidade Por Leonardo Rodrigues em 01/08/2016 O ofício de informar já não é tão simples. Seja para compreender, realizar, ou mesmo comercializar, os rumos que a profissão de comunicador social está tomando causam mais perguntas do que respostas. Antigas mídias, tradicionais editoras e emissoras de televisão... Saiba mais