Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 97

Em busca do público culto

"Se, em uma situação absurda, viesse a comprar algum dos autores… o deixaria de lado já nas primeiras páginas, porque, convenhamos mais uma vez, é muito mais divertido assistir à novela das oito." Sinceramente, Sr. Fabio, estou boquiaberto com o seu texto. Faço parte do público médio da novela. E depois que comecei assistir ao […]

Miriam Leitão

"Venho me juntar às várias manifestações de solidariedade que a família Mesquita e o Estado vêm recebendo neste momento difícil em que mais um drama da vida humana os atinge a todos. Só quem, como eu, conhece a lealdade dessa casa para com aqueles que nela trabalham pode compreender a dor que estão passando. Gerson […]

Além dos tiros: a questão do poder

A TV Globo pode ganhar pontos junto à opinião pública assumindo-se como principal acusadora do assassino confesso de Sandra Gomide, mas também sobrou para ela. No conjunto, a mídia está oferecendo uma cobertura razoavelmente objetiva, mas a questão vai além da cobertura: embute-se num modo de produção imperial, ultrapassado. A questão do comando das redações […]

Nota da Comissão de Especialistas

Por fim, também foi iniciada a revisão do cadastro de professores avaliadores, com a incorporação de novos colegas que por sua especialidade e qualificação acadêmica tenham condições de colaborar com a Comissão de Especialistas. A Comissão convida todos os professores interessados a preencher o cadastro disponível no site do MEC. Nova reunião da CEE/COM está […]

Ética, futebol e espetáculo

Carlos Vogt O governo federal, na linha de fixar uma agenda positiva que o tirasse da imobilidade assustada a que o denuncismo o vinha reduzindo, decidiu, em boa hora, instituir um Código de Ética que deverá pautar o comportamento dos agentes e autoridades dos três poderes. Com isso, ganhou, na imprensa e na mídia, o […]

Olhar esperto e seletivo

A televisão levada a sério, Editora Senac-SP, 248 pp., R$ 24 Arlindo Machado, 50 anos, tem a idade da TV no Brasil. Está lançando A televisão levada a sério convencido de que palpita vida inteligente nos conteúdos televisivos. Ele afirma existir qualidade, mas que é preciso pesquisar e saber selecionar. Um dos mais ativos professores […]

Os protocolos de autenticação

– As leis sobre assinatura eletrônica nos EUA As batalhas em torno da adoção de padrões para autenticação eletrônica, com força de lei, estão atingindo momento decisivo. Um bom retrato deste momento pode ser lido num relatório, elaborado para o Congresso dos EUA pelo serviço de pesquisa de sua famosa Biblioteca, que trata do desenvolvimento […]

Novos casos de corrupção. Viva!

Tom Taborda "Aumenta a violência contra a mulher" (O Globo, 27/8/2000) "Crescem os casos de violência contra a mulher" (Jornal do Brasil, 7/8/1999) Até quando os editores de Primeira Página vão continuar insistindo ciclicamente neste erro primário de manchetar como se fossem catástrofes as denúncias acima? A angulação de tais manchetes é completamente equivocada. Sua […]

Pode-se amar a televisão?

Autores, idéias e tudo o que cabe num livro (*) Arlindo Machado (*) "À guisa de prefácio", introdução ao livro A televisão levada a sério (Editora Senac-SP, 248 pp., R$ 24) No catálogo da quinta edição do Invideo, evento que ocorre todos os anos em Milão para mostrar e discutir a produção audiovisual italiana, os […]

Elio Gaspari

"Notas de um internauta", copyright mailzine Cardosonline <www.cardosonline.com.br>, 25/8/00 "Como colunista de um mailzine, pensei um dia desses em fazer uma pesquisa com os leitores: que sites vocês lêem (ou escutam, ou assistem) regularmente na web? Meu objetivo seria descobrir se outras pessoas têm a mesma sensação que eu: no meio das milhões de páginas […]

Entregando o bastão

Carlos H. Knapp Tomei a decisão de deixar de fazer esta coluna. Convidado por Alberto Dines, comecei-a há algumas quinzenas, imaginando que iria ter o prazer de escrever sobre um assunto que conheço bem. Minha intenção era apontar exemplos de criatividade em comunicação publicitária, relembrando princípios e a boa técnica. Contudo, verifiquei que é difícil […]

Voz da experiência

A.D. Ivan Pedro Martins, 86 anos, é jornalista, publicitário, romancista, tradutor e economista. Foi um dos introdutores de Marshall McLuhan no Brasil, de quem traduziu O meio é a mensagem e Guerra e paz na Aldeia Global. Escreveu os romances Fronteira agreste (1944) e Caminhos do sul (1945), além do livro de contos Do campo […]

Sítio da Cooperação Lusófona

Está entrando em ação o website <www.londresonline.com>, um guia de Londres em português, atualizado semanalmente. Mais do que um guia, é a porta de entrada para a capital britânica. Está recheado de dicas e links quentes sobre o que está acontecendo na cidade, além de conter outras informações para visitantes, estudantes, executivos em viagem de […]

Tragédia é perder a novela

Fabiano Golgo, de Praga Não foi a morte dos bombeiros nem o vexame internacional. A maior preocupação da população russa durante o incêndio na segunda maior torre do mundo foi a perda dos capítulos da novela hispânica Manuela. Do edifício mais alto da Europa, com mais de meio quilômetro de extensão, são transmitidas as imagens […]

"Cobertura leviana, invasiva, parcial e sensacionalista"

Luiz Antonio Magalhães Cerca de quinze dias antes de Sandra Gomide morrer no Haras Setti, em Ibiúna, o jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves foi conhecer a redação do PanoramaBrasil, jornal virtual dirigido por Roberto Müller Filho. Depois da visita, Pimenta e Müller jantaram juntos. Müller soubera que Pimenta havia pedido demissão do cargo de diretor […]

…sem nada para fazer

Gravadoras de discos e produtoras de filmes e vídeo games estão fazendo propaganda agressiva de produtos de entretenimento violentos a crianças, mesmo rotulando o produto como impróprio ao público jovem. A descoberta é da Federal Trade Comission. Relatos da investigação indicam que produtoras propagandearam filmes taxados de violentos durante programas de TV cuja audiência é […]

Por que medram Pimentas

"(…) Diferentemente do mundo da fábrica, a corporação jornalística não passou pela primeira revolução na organização do trabalho nem pela última. Desde a invenção da imprensa até os dias de hoje, pouca coisa mudou na forma como estabelecemos nossa rotina de trabalho ou no modo como promovemos a interação entre os indivíduos que dela participam. […]