Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
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ELEIçõES 2018 >

Jornalistas se unem para checar declarações de candidatos gaúchos

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 28/03/2018 na edição 980

A ONG de jornalismo e direitos humanos Pensamento.org lançou uma vaquinha virtual para o Filtro Fact-checking, iniciativa de checagem de fatos que irá verificar os discursos de candidatos gaúchos durante as eleições de 2018.

A iniciativa de fact-checking, movimento crescente em tempos de fake news e pós-verdades, pretende arrecadar R$ 13 mil para acompanhar discursos, entrevistas, programas eleitorais e perfis públicos dos candidatos gaúchos e verificar se o que eles dizem tem fundamento em dados confiáveis e fatos comprováveis, seguindo o código de princípios e a metodologia de trabalho da International Fact-checking Network.

“Acreditamos que informação de qualidade ajuda os cidadãos a tomarem melhores decisões, por isso, escolhemos começar nossa operação com o Filtro durante as eleições de 2018”, diz o texto de lançamento da campanha.

O projeto tem à frente a jornalista Taís Seibt, que estuda a prática de verificação de fatos no Brasil em sua pesquisa de doutorado na UFRGS. “Já tivemos experiências pontuais de checagem em veículos locais, mas faltava uma iniciativa integralmente dedicada a esse trabalho com foco nas questões regionais. O Filtro surge para preencher esta lacuna”, destaca Seibt, que tem passagem pela redação de Zero Hora e trabalhos como freelancer para veículos como O Estado de S. Paulo e BBC Brasil.

Também integram a equipe os jornalistas Tiago Lobo, criador da Pensamento.org, e Naira Hofmeister, que tem experiência no desenvolvimento de grandes reportagens financiadas por doações virtuais, como o Dossiê Cais Mauá. A intenção da campanha é reforçar o time para produzir checagens durante o período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que vai de 31/08/2018 até 04/10/2018, conforme calendário eleitoral de 2018 divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além da contratação de profissionais, o valor arrecadado na campanha cobrirá custos operacionais da redação. As recompensas incluem e-books exclusivos como o “Guia Prático do Fact-checking” e a participação em workshops sobre “Como reconhecer notícias falsas”. Foi criada ainda uma cota institucional, no intuito de incentivar universidades, escolas e empresas a contratarem oficinas de formação em checagem de fatos, como contrapartida pela colaboração.

Para saber mais sobre o projeto, acesse www.pensamento.org/filtro.

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