Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > JORNALISMO LITERÁRIO

Abertas as inscrições para pós-graduação

19/01/2010 na edição 573

A Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) está com inscrições abertas para as turmas de 2010. Esse ano serão duas turmas do curso de pós-graduação lato sensu, em São Paulo, Capital. O curso, que tem a duração de 18 meses, será iniciado em março e ministrado na sede da ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário, à Rua General Jardim, 618, conj. 51, região central da capital paulista.

As matrículas podem ser feitas online no site da ABJL. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3129-8320. As aulas são quinzenais: às segundas, terças e quartas-feiras das 19 às 23h para a turma A e às sextas à noite e aos sábados das 8 às 17h para a turma B.

O curso de pós-graduação tem um elenco de disciplinas que privilegia os fundamentos teóricos e a prática dos diversos tipos de produção desse gênero jornalístico, desde a grande reportagem, passando pelas biografias, até as narrativas de viagem e o livro-reportagem. Também integram essa estrutura curricular disciplinas como Criatividade, Escrita Criativa (método Escrita Total), Fundamentos da Psicologia Junguiana, História Oral e Estrutura Narrativa Mítica.

Esse programa de pós-graduação é direcionado não só a jornalistas, mas também a profissionais das diferentes áreas preocupados com a qualidade da escrita. Ao longo do curso, os melhores textos dos alunos são publicados na revista eletrônica mantida pela ABJL, a www.textovivo.com.br.

Qualidade literária

Um dos mais sofisticados, efetivos e ambiciosos do mundo. Assim o diretor-fundador do Programa de Jornalismo Literário da Fundação Nieman, da Universidade de Harvard, Mark Kramer, referiu-se ao programa de pós-graduação da ABJL. Ele foi um dos conferencistas do primeiro Seminário Brasileiro de Jornalismo Literário realizado pela ABJL, em São Paulo, em 2007.

Kramer teve a oportunidade de conhecer o curso de especialização em Jornalismo Literário que a ABJL vem realizando desde 2005 e que já formou mais de 400 profissionais nessa vertente de produção jornalística, que se caracteriza pela qualidade literária do texto e humanização dos relatos do cotidiano.

Sobre o curso

O curso de pós-graduação oferecido pela ABJL é realizado em parceria com a Faculdade Vicentina (Favi), de Curitiba, Paraná. Esse pioneiro programa foi criado pela ABJL especialmente para atender profissionais de diversas áreas: Jornalismo, Comunicação Social, Letras, História, Ciências Sociais, Educação e Psicologia, entre outros. A ABJL é uma organização não governamental que ensina, pesquisa, divulga, promove, pratica e avança o Jornalismo Literário para os novos níveis, com abordagem multicultural e multinacional.

Sob a coordenação dos jornalistas-professores Celso Falaschi, Edvaldo Pereira Lima e Sergio Vilas Boas, o curso sustenta a sua proposta pedagógica em cinco pilares: no Jornalismo Literário focalizado sob perspectiva multidisciplinar, tendendo à transdisciplinaridade; em um programa que absorve propostas e princípios de novos paradigmas no campo do conhecimento contemporâneo; no compromisso com a transformação social e com a expansão de consciência dos indivíduos; na integração e na linha do tempo entre a tradição do passado, a realidade do presente e a visão do futuro; e em um modelo inovador de avaliação dos estudantes, na medida do que é possível dentro do contexto normativo do MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem