Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Adriana Chaves

‘O diretor do departamento jurídico das OJC (Organizações Jaime Câmara), Guliber Leão, classificou ontem de ‘irresponsáveis’ as declarações de Jorge Reis da Costa, o Jorge Kajuru, 44, que resultaram na primeira condenação definitiva do jornalista na ação movida pela empresa contra ele.


A 12ª Vara Criminal de Goiânia determinou que Kajuru deverá cumprir 18 meses de detenção em regime aberto a partir do próximo dia 28, recolhendo-se entre as 20h e as 6h em um albergue de Goiânia (GO). Ele pagará ainda 200 dias-multa. Não cabe mais recurso da decisão.


O jornalista foi condenado pelo crime de difamação por ter dito que as OJC, empresa afiliada da Globo, agiu de modo ‘oportunista’ para obter os direitos de transmissão do Campeonato Goiano de Futebol em 2001, em seu programa na rádio K. Ele também citou o presidente da empresa, Jaime Câmara Júnior, nas críticas.


‘Ele [Kajuru] alega que o governo pode dar a uma emissora contrato de exclusividade de um campeonato de futebol. Tudo isso é imaginação do senhor Kajuru. A empresa fez um contrato de exclusividade com a Federação Goiana de Futebol pagando os direitos de transmissão de jogos e remunerando esses clubes. Um contrato lícito como qualquer emissora de televisão no país faz.’


Para Leão, a honra do presidente da OJC foi afetada. ‘Ele cria inverdades. Fez uma série de procedimentos difamatórios contra a honra do presidente.’


Kajuru atribuiu sua condenação ao fato de um de seus advogados ter perdido o prazo para recorrer da condenação em primeira instância no STJ (Superior Tribunal de Justiça). ‘Não é justo eu ser condenado sem ter tido a oportunidade de me defender’, disse anteontem à Folha.


Ele afirmou ter provas de todas as denúncias que fez no rádio.


A defesa deverá pedir a transferência da audiência, marcada para 28 de maio em Goiânia, para São Paulo e a possibilidade de cumprimento da pena em um albergue paulista. Procurado ontem, o advogado José Carlos Dias não quis informar quais serão os próximos da defesa.’



Daniel Batista


‘Kajuru não retira o que disse e o condenou à prisão’, copyright O Estado de S. Paulo, 30/04/05


‘Mesmo após a condenação pela Justiça de Goiás pelo crime de difamação – por causa da qual terá de cumprir detenção de 18 meses em regime aberto -, o jornalista Jorge Kajuru continua com a mesma opinião contra o Governo de Goiás e o grupo OJC (Organizações Jaime Câmara), afiliada da Rede Globo. ‘Como é que pode o governo dar os direitos de transmissão de um campeonato para apenas uma emissora, e ainda dar um patrocínio?’, indaga Kajuru.


Na quinta-feira, ele se apresentou à 12.ª Vara Criminal de Goiânia, para saber a pena. Terá de se recolher diariamente a um albergue na capital goiana, das 20 às 6 horas, a partir do dia 28 de maio.


Kajuru é o primeiro caso de um jornalista preso por difamação. Seu advogado, José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça, tenta agora que a pena seja cumprida em São Paulo, onde o jornalista apresenta o programa Fora do Ar, do SBT e Linha de Passe, da ESPN Brasil.


A ação penal foi movida por Jaime Câmara Júnior, presidente da OJC. Em 24 de janeiro de 2001, Kajuru criticou, em seu programa esportivo na Rádio K, o governo de Goiás e a emissora de TV do grupo OJC, a única a transmitir o Campeonato Goiano de Futebol.


A condenação aconteceu no dia 20 de junho de 2003, e a defesa do jornalista não conseguiu mudar a decisão. O advogado do jornalista na época, Marcelo Nascente Gomes, perdeu o prazo para entrar com recurso no STJ. Kajuru já foi absolvido em 101 processos.


‘Dei minha opinião. Sou jornalista e vi que estava tudo errado. Tenho provas. E os cidadãos de Goiás sabem do que estou falando’, defende-se Kajuru, que acha que sua condenação foi política.’



GOVERNO BUSH
O Globo


‘Raça de jornalistas’, copyright O Globo, 30/04/05


‘O Serviço Secreto dos EUA perguntou a convidados do jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca, com a presença do presidente Bush, de que raça são. Alguns jornalistas que cobrem a Casa Branca ficaram chocados ao serem informados.’



PAPA & MÍDIA
O Globo


‘Roma Contra Site’, copyright O Globo, 30/04/05


‘Um juiz romano está tentando fechar um site na internet com uma montagem fotográfica mostrando o Papa Bento XVI com uma suástica no braço e uma bandeira nazista. Para o juiz Salvatore Vitello, a imagem viola uma lei nacional que proíbe a difamação da Igreja Católica. Segundo fontes judiciais, a página estaria registrada no Brasil.’