Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Ancelmo Góis

‘A turma da coluna trocou dois dedos de prosa com José Mayer, o ator que, em ‘Senhora do destino’, é Dirceu de Castro (o jornalista que, na novela, para a nossa alegria, é ‘fonte’ da coluna). Confira.

– Tem uma notinha aí?

– Hoje vou ficar devendo. Não tenho nenhuma… (risos).

– Como você avalia o papel da imprensa no Brasil?

– Fundamental. Não só no Brasil, mas no mundo todo. A imprensa é a respiração da liberdade. É exercício diário de busca da verdade. É o que o povo consegue pensar de si mesmo. É uma espécie de mapa da identidade nacional. Imprensa livre é fundamental para o povo ter noção crítica de si mesmo.

– Você é a favor do Conselho Federal de Jornalismo?

– Não. Com imprensa livre já é difícil se aproximar da verdade, imagine sem. Essa história de conselho é grande besteira. Qualquer restrição à liberdade de informação ou de criação empobrece o país. A imprensa não pode ser cerceada ou normatizada. Nem a arte. Imprensa livre é pilar da nação.

– A imprensa invade demais a vida das celebridades?

– Não tenho problemas com isso. Meu convívio com a imprensa vem de muitos anos. A profissão me obrigou a ter esse contato com freqüência.

– E o Dirceu de Castro? Foi difícil compor o personagem?

– Ele é uma espécie de referencial. Ético, responsável. Personagens assim não têm muitos atrativos. Por isso, são difíceis. Os politicamente corretos são, num certo sentido, previsíveis. Meu convívio com jornalistas, estes anos, ajudou.’



Daniel Castro

‘Público aprova lésbicas de novela das 21h’, copyright Folha de S. Paulo, 23/12/04

‘Resultados preliminares de uma pesquisa qualitativa feita na semana passada pela TV Globo mostram que o telespectador comum, embora com uma ponta de preconceito, aprova o casal lésbico formado por Eleonora (Mylla Christie) e Jenifer (Barbara Borges) em ‘Senhora do Destino’.

‘Todo mundo [na Globo] ficou pasmo com a reação das telespectadoras. O mínimo que elas dizem é: ‘Existe, deve ser mostrado, nem que seja para alertar as pessoas’. E o máximo, quem afirmou foi uma senhora, visivelmente casada e cheia de netos: ‘Ah, mas elas são tão bonitinhas!’, afirma o autor da novela, Aguinaldo Silva.

De acordo com Silva, a aprovação decorre da abordagem do lesbianismo, a mais direta e realista já feita por uma novela da Globo.

‘Ninguém se declara chocado ou escandalizado. Uma lição que eu aprendi com isso é que o telespectador detesta hipocrisia. Quando uma novela [‘Torre de Babel’] mostrava as lésbicas de um modo velado, todo mundo detestava. Agora, que a relação é mostrada de modo franco e aberto, ninguém estranha. Ou seja: o público não é burro e não gosta que o menospreze’, afirma Silva.

A pesquisa da Globo com grupo de telespectadores foi feita em um período em que a novela mostrava a reação dos pais ao descobrirem que suas filhas são lésbicas. Nas próximas semanas, elas travarão uma batalha para adotar um bebê abandonado.

OUTRO CANAL

Sonoro A Globo estuda criar uma faixa para programas musicais a partir do segundo semestre de 2005. Pode ser nas tardes de sábados ou domingos ou até mesmo após o ‘Altas Horas’, nas madrugadas dominicais (neste caso, só com o fino da MPB e alternativos).

O final 1 Na Record e no grupo Newcomm (controlado pelo publicitário Roberto Justus), aposta-se que o engenheiro elétrico Denis será hoje escolhido o vencedor do ‘reality show’ ‘O Aprendiz’, apesar de a atriz Viviane ter ganho dele, de lavada, a última prova do programa, um leilão.

O final 2 O apresentador, Justus, disse no episódio de anteontem que arrecadar mais no leilão não é o suficiente para definir a decisão dele. Avalia-se que Justus tem mais ‘química’ com Denis, sobre o qual, aliás, ele declarou, no início do programa, ter preferência.

A real Não se espera audiência surpreendente para a final de ‘O Aprendiz’, hoje. O ibope do programa vem baixando nos últimos episódios. Caiu de 11 pontos, há duas semanas, para dez e nove na terça e quinta passadas e para oito anteontem.

Rodas A Globo vai mandar um repórter e um cinegrafista para cobrir, em janeiro, o rali Paris-Dakar, que terá três pilotos brasileiros _André Azevedo, Jean Azevedo e Klever Kolberg_ na disputa.’

***

‘‘Invicto’, Dirceu pode ficar sem Do Carmo’, copyright Folha de S. Paulo, 26/12/04

‘Famoso por interpretar ‘garanhões’, José Mayer vive uma situação atípica em ‘Senhora do Destino’, em que faz Dirceu.

Mayer, que em ‘Mulheres Apaixonadas’ se relacionou com Carolina Kasting, Camila Pitanga e Christiane Torloni, até agora só ‘transou’ com Suzana Vieira (Maria do Carmo). Vai se envolver com Marília Gabriela (Guilhermina). Só. E isso pode fazê-lo perder a protagonista.

O público vem pedindo que Do Carmo fique com Giovanni (José Wilker). ‘Essa é minha grande dúvida. Morro de medo de rejeitarem Do Carmo se ela trair Dirceu, já que ele está invicto desde que deixou de dormir com ela’, diz o autor, Aguinaldo Silva. (DANIEL CASTRO)

OUTRO CANAL

Dupla A modelo Fernanda Lima substituirá Angélica no ‘Vídeo Game’, da Globo, apenas durante a licença-maternidade da mulher de Luciano Huck, a partir de fevereiro. Em junho, no retorno da licença, Angélica acumulará o ‘Vídeo Game’ e o ‘reality show’ ‘Fama’.

Célula O jornalista Gilberto Smaniotto será o primeiro correspondente da Record em Nova York. Estréia no posto em fevereiro, quando Boris Casoy volta de férias. O plano da emissora é montar uma redação em Nova York, com mais jornalistas por lá.

Mudança Filho de Moacyr Franco, Guto Franco deve deixar o SBT para dirigir Gilberto Barros na Band.’



TV PAGA
Isabelle Moreira Lima

‘Cartoon lança ‘Mansão’ para unir pais e filhos’, copyright Folha de S. Paulo, 26/12/04

‘Primeiro as crianças foram o alvo. Agora é a vez dos adultos. O canal de TV paga de animação Cartoon Network espera especialmente atingi-los com alguns dos seus principais lançamentos de 2005: ‘A Mansão Foster para Amigos Imaginários’, novo ‘cartoon Cartoon’ -como são chamadas as produções originais do canal-, que já estréia no primeiro dia do ano; e ‘The Batman’, desenho adquirido pelo canal que conta a história do super-herói aos 20 anos, ainda sem data de estréia definida.

A vice-presidente de programação do cartoon para a América Latina, Cindy Kerr, afirma que já há uma ‘forte relação’ do canal com os adultos. ‘Quando as pessoas querem um momento para relaxar, o Cartoon parece ser um bom lugar para isso. Então, queremos, cada vez mais, que as crianças assistiam ao canal juntos dos pais. É um ótimo momento para vê-los juntos, compartilhando o momento’, diz.

Para conseguir os ‘momentos de confraternização’, o Cartoon aposta na história de Mac, um menino de oito anos que é obrigado pela mãe a abandonar seu amigo imaginário azul e invertebrado Blu porque ‘já é bem grandinho’. Deprimidos, os dois não sabem o que fazer até que Blu descobre, em um anúncio de TV, uma mansão-orfanato que abriga amigos imaginários descartados.

Essa história será conhecida pelo público nos primeiros minutos de 2005, quando o Cartoon exibe o filme ‘The House of Blu’, pré-estréia da série ‘A Mansão Foster para Amigos Imaginários’, de Craig McCracken, mesmo criador de ‘As Meninas Superpoderosas, um dos desenhos mais conhecidos do canal. Segundo Kerr, o criador ‘McCracken fez uma série que gostaria de assistir com os filhos’. A estréia está marcada para a próxima sexta-feira, às 19h30.

Ainda nos primeiros dias do ano, o canal estréia ‘Ratz’, um desenho sobre dois ratinhos que vivem no porão de um navio carregado com toneladas de queijo. A animação, adquirida pelo canal, vai ao ar todas às segundas, a partir de 3 de janeiro, às 13h30.

Mais

Além de ‘A Mansão Foster’, das aventuras do jovem Batman e de ‘Ratz’, o Cartoon tem outras cinco estréias de novos programas -sendo dois originais e três adquiridos.

Uma das produções do Cartoon é ‘Hi Hi Puffy AmiYumi’, que apresenta duas pop stars adolescentes Ami e Yumi, verdadeira febre no Japão. O desenho mostra aventuras das duas em viagens por todo o planeta e tem vinhetas curtas com imagens das meninas em carne e osso.

‘O Acampamento Lazlo’, o outro desenho original, mostra a vida de um grupo de animais com diferentes qualidades, que moram em uma reserva ambiental, liderado pelo macaco Lazlo. Integram a turma um elefante asiático, um rinoceronte anão mudo com força descomunal, um alce frustrado e egoísta e uma minhoca de banana.

Estréiam ainda, no começo de 2005, ‘Betty Atômica’, ‘Wynx Club’ e ‘Liga da Justiça sem limites’, e novos episódios de ‘KND -A Turma do Bairro’ -um dos maiores sucessos do canal, segundo Cindy Kerr-, de ‘Johnny Bravo’, de ‘As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy’, de ‘Megas XLR’ e de ‘Dona Aranha’.

THE HOUSE OF BLU. Quando: sábado, 1º/1, às 0h, no Cartoon Network.

A MANSÃO FOSTER PARA AMIGOS IMAGINÁRIOS. Quando: sexta-feira, 7/ 1, às 19h30, no Cartoon Network.

RATZ. Quando: segunda-feira, 3/1, às 13h30, no Cartoon Network.’