Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Bia Abramo

‘O cinismo é certamente uma marca do nosso tempo e, na TV, a plasticidade de seus formatos é assustadora. O diabo é que muitas vezes aquilo que não passa de cinismo em estado bruto, avançado e algo até já putrefato, é tomado por ‘crítico’, ‘realista’ etc.

Tome-se ‘Nip/Tuck’, série que estreou mês passado no canal pago Fox e já está em sua segunda temporada nos EUA, por exemplo. Ela gira em torno de dois cirurgiões plásticos beirando os 40.

Sócios de uma clínica bem-sucedida, um deles é bonitão, solteiro, galinha, ambicioso e algo desatento com os bisturis; o outro é sério, tem escrúpulos e problemas familiares. No formato consagrado pelos filmes e seriados policiais, a tensão entre as duas personalidades é o motor das tramas.

Os conflitos entre os dois contrapõem tentativas tímidas de estabelecer limites éticos de um com a ambição absolutamente crua da medicina estética como negócio do outro.

Do lado dos escrúpulos, o sujeito mediano, desprezado pelo filho adolescente e que é um fracassado na vida sexual e amorosa, do lado da barbárie, o vencedor ao estilo norte-americano: bem-sucedido com as mulheres e com o dinheiro, seguro, confiante etc. Não é nem preciso dizer com qual é o personagem mais carismático, que suscita mais identificação etc.

O cinismo, nesse caso, faz o papel da cenoura para atrair aquela parcela do público que se imagina acima do primarismo da TV. Um truque e, nesse sentido, até muito bem feito -para atrair os espectadores que imaginam estar assistindo uma coisa, mas estão vendo o de sempre.

Há um segundo truque, e esse é ainda mais repugnante do que as cenas grotescas de cirurgias, outro dos atrativos da série. Como na política externa norte-americana, é preciso se unir contra o inimigo. Os dois médicos, em que pesem as suas diferenças e divergências, acabam sempre se juntando na hora do perigo que vem de fora. Diante do inimigo, aquilo que um ou outro tenha feito de errado, de mesquinho, de cruel, desaparece, por que sempre aquele que vem de fora é mais do mal.

É essa a ameaça que tudo explica e tudo justifica, no fundo. Não importa que o médico mais monstro seja sexista, irresponsável, ganancioso, porque lá fora -e a série se passa em Miami, uma das fronteiras dos EUA com o ‘lá fora’- eles são piores. E muito mais feios.

Sim, porque onde a série pretende ser ‘crítica’, ou seja, na obsessão doentia do mundo moderno com a aparência, ela se torna ainda mais reforçadora de estereótipos. A cirurgia plástica é, afinal, regida por uma série de fôrmas narizes, seios, pálpebras, queixos, abdomens, tudo deve se encaixar numa forma ideal -e de pressupostos de perfeição. Em ‘Nip/Tuck’, a perfeição e as fôrmas da beleza tomam o lugar da lei e os cirurgiões são seus guardiões. Para o bem e para o mal.’



MTV
Daniel Castro

‘Impasses emperram volta de Mion à MTV’, copyright Folha de S. Paulo, 11/09/04

‘O ex-VJ Marcos Mion deve participar da cerimônia do Video Music Brasil deste ano, mas seu retorno definitivo à MTV pode ocorrer só no ano que vem.

A MTV planeja ter Mion em sua programação já em 17 de outubro, em uma ‘sitcom’ que misturará ficção e realidade. A emissora já tem pronto o plano comercial do programa e pretendia mostrá-lo ao mercado na semana que vem, com o próprio Mion visitando agências de publicidade.

Impasses nas negociações, no entanto, devem adiar os planos.

Mion ainda não assinou contrato com a MTV. As duas partes não chegaram a um acordo financeiro. Ambas discutem se Mion terá um ou dois programas, se ele vai trabalhar na MTV 2 (novo canal que deve ser lançado em 2005) e se será contratado por obra determinada ou temporada.

Outra barreira é uma ação judicial. No processo, a MTV acusa Mion de ter plagiado dela quadros que ele levou para a Band em 2002, após deixar a emissora.

Mesmo desempregado, Mion exige a retirada da ação judicial. A MTV diz que só a retira depois que Mion passar por um novo ‘período de experiência’.

OUTRO CANAL

Ironia do destino Parte da produção do ‘Programa da Eliana’, que vai acabar em outubro, será aproveitada pelo ‘reality show’ ‘O Aprendiz’, a ser apresentado por Roberto Justus, ex-da em breve ex-apresentadora infantil. E os profissionais foram convidados por Marcos Quintela, ex-empresário de Eliana.

Não é bem assim A decisão de encerrar a carreira de apresentadora infanto-juvenil de Eliana foi da cúpula da Record. Ela já não dá audiência nem vende como antes. E ‘investir’ agora no público adulto é uma jogada de risco. O programa noturno que Eliana deve estrear em março pode durar poucas semanas.

Estepe A Globo estava, havia um mês, preparada para eventual ausência da atriz Miriam Pires, que morreu na última terça. A personagem Aurélia (Cristina Mullins), filha de Clementina (Miriam) em ‘Senhora do Destino’, foi criada só para justificar a sua falta.

Cenário A próxima novela do SBT, ‘Esmeralda’, terá locações em Jundiaí, Piracaia e Bragança Paulista.

Engano O vencedor de ‘Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novela’ não será o protagonista de ‘Esmeralda’. Ganhará, no máximo, um papel secundário.’



FUTEBOL NA TV
Daniel Castro

‘TV despreza São Paulo FC, líder no Ibope’, copyright Folha de S. Paulo, 10/09/04

‘O São Paulo FC foi líder de audiência na TV aberta entre janeiro e julho deste ano, desbancando o Corinthians, time preferido das redes, revela estudo inédito da Informídia, empresa associada ao Ibope e que presta serviços aos principais clubes brasileiros.

Na soma de todos os jogos transmitidos por Globo e Record na Grande SP, o São Paulo registrou média de 31 pontos. O Corinthians marcou 28, o Santos, 24 e o Palmeiras, 23. Cada ponto equivale a 49,5 mil domicílios.

No ano passado, a Informídia fez levantamento abrangendo só o Campeonato Brasileiro, e o Corinthians foi campeão de ibope.

A liderança do São Paulo (segunda maior torcida do Estado) em 2004 se deve ao fato de o clube ter disputado a Libertadores, e não a uma superexposição.

O SPFC foi o clube que menos apareceu. A Record praticamente o desprezou, transmitindo apenas dois jogos. Na emissora, o time que mais teve partidas exibidas foi o Palmeiras (13), seguido pelo Corinthians (10) e Santos (9).

Na Globo, o Corinthians foi líder de exibições. Teve 18 partidas, à frente de Palmeiras (12), São Paulo (12) e Santos (10).

Por ter mais jogos (28 no total), o Corinthians atingiu mais público: 11,8 milhões de pessoas na Grande SP viram, durante pelo menos 15 minutos, o clube jogando na TV. O alcance do São Paulo foi de 11,4 mi, o do Palmeiras, de 11,1 mi, e o do Santos, 10,3 mi.

OUTRO CANAL

Adeus, baixinhos

O ‘reinado’ infanto-juvenil da loira Eliana acaba em 12 de outubro, quando a Record exibe um especial. Depois de quase três meses fora do ar, ela passará a investir no público adulto. Fará parte do projeto de verão da emissora, ao lado de Márcio Garcia e Ana Hickmann. E terá um programa adulto, nas noites de terças-feiras, a partir de março de 2005.

Atração

No lugar do ‘Programa da Eliana’, entrarão filmes e séries.

Muda tudo

A Band está em negociações avançadíssimas pela contratação de Max Fivelinha, da MTV. Para fazer reportagens.

Casal Ibope

A Globo continua tirando proveito da gravidez de Angélica e seu casamento com Luciano Huck. Hoje, grava edição do ‘Vídeo Game’, que exibirá de 11 a 15 de outubro, com uma disputa entre Huck e Xuxa Meneghel. O programa é apresentado por Angélica.

Começou bem

A nova novela das sete da Globo, ‘Começar de Novo’, está repetindo, pelo menos no início, o sucesso da antecessora no horário. A média dos oito primeiros capítulos da produção na Grande SP foi de 35 pontos, com 59% de participação no total de televisores ligados (‘share’). ‘Da Cor do Pecado’ marcou 36 pontos e 58% de ‘share’ em período semelhante.’