Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Carlos Franco

‘O cantor e compositor Zeca Pagodionho está de volta às campanhas publicitárias de Brahma, criadas pela agência Africa. E, desta vez, não está só. Traz para uma roda de praia e de samba o ‘Seu’ Jorge e Marcelo D 2, no embalo do samba ‘Amor de Verão’, composto pelo publicitário Nizan Guanaes em parceria com Paulo César Bernardes, que fez sucesso mesmo depois de retirado do ar, por força de liminares da concorrente Nova Schin.

A música ganha ritmos novos, fruto dos atuais parceiros de Pagodinho na estratégia da Brahma, a cerveja que a AmBev elegeu em fevereiro para fazer frente ao crescimento da Nova Schin e que hoje tem uma participação maior do que a do Grupo Schincariol, com Nova Schin, Primus e Glacial.

O contrato que Pagodinho assinou para participar do lançamento de Nova Schin em setembro de 2003 foi o que assegurou ao grupo ituano liminares impedindo que, por um ano, ele figurasse em campanhas de Brahma. Agora, Pagodinho volta e provoca: ‘Fui provar outro sabor, eu sei/Mas não largo meu amor, voltei’.’



INTERNET
Fernando Badô

‘Google melhora serviço de fóruns’, copyright Folha de S. Paulo, 8/12/04

‘Em novo round da luta pela hegemonia da internet, Google e Microsoft apresentaram, na semana passada, novidades para quem gosta de expressar opiniões via internet -em blogues ou em fóruns de discussão.

O Google apresentou a próxima geração do Google Groups (groups.google.com), que reúne diversos grupos de discussão sobre os mais variados assuntos. Os usuários podem testar as modificações em groups-beta. google.com.

As novidades do MSN são o serviço de blogues Spaces (spaces.msn.com) e a nova versão do comunicador instantâneo Messenger.

Mais ágil

O novo Google Groups permite que usuários criem, gerenciem, procurem e acessem grupos disponíveis na internet com maior facilidade do que na versão anterior, que localizava apenas fóruns nos arquivos da Usenet Binaries, uma rede de conversas.

A assessoria do Google informou que o novo sistema facilita buscas mais específicas. Por exemplo: alguém quer comprar uma câmera digital, mas tem dúvidas sobre qual modelo adquirir, pode encontrar listas de discussão sobre o tema usando palavras-chave como ‘digital’, ‘photo’ e ‘camera’.

‘Essas comunidades on-line conectam as pessoas com as informações que lhe interessam’, afirma Jonathan Rosenberg, vice-presidente de produtos do Google. Uma pena é que o sistema seja bem mais eficiente em inglês do que em português.

Novos recursos

Não foi só o sistema de busca que ganhou melhorias. Os usuários do Google Groups podem criar, aderir ou procurar listas de discussão por e-mail, com a opção de torná-las públicas (e, nesse caso, qualquer um pode lê-las) ou mantê-las restritas (apenas participantes podem ler, responder ou iniciar novas discussões).

O usuário ainda pode receber mensagens individuais diretamente na caixa de entrada de seu programa de e-mail.

A nova interface permite personalizar a visualização das mensagens, exibindo toda a conversa, apenas o título das mensagens ou uma lista completa. Assim como ocorre no serviço de e-mail do Google, o Gmail (gmail.google.com), é possível destacar os tópicos preferidos com uma estrela.’

***

‘MSN quer atrair os blogueiros’, copyright Folha de S. Paulo, 8/12/04

‘Com o serviço MSN Spaces, a Microsoft avança um passo em um dos terrenos mais populares da internet: os blogues.

Na semana passada, a empresa anunciou, além da área de hospedagem para blogues, melhorias no Hotmail (www.hotmail.com), serviço de e-mail gratuito com 187 milhões de usuários no mundo, e a versão 7.0 de seu comunicador instantâneo, o Messenger. A integração entre serviços aumentou.

Uma das vantagens é a possibilidade de o usuário atualizar o blogue remotamente, via celular ou por e-mail.

Quando um blogue for atualizado, outros usuários podem ser avisados pelo Messenger (se estiverem on-line) ou por contas de e-mail do Hotmail.

Entre os recursos do MSN Spaces também estão o compartilhamento de álbuns de fotos, por meio de uma apresentação de slides, e de listas pessoais de música, por meio do tocador Windows Media Player.

Os usuários também terão um tipo de cartão de visita com link direto para o blogue, que será visível nos catálogos de endereços de contas do Hotmail.

O serviço MSN Spaces está disponível em 14 idiomas -entre eles está o português.

Messenger

‘A cada dia, a comunicação instantânea se torna um dos sistemas on-line mais populares’, diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor do MSN para a América do Sul. Segundo a Microsoft, o MSN Messenger possui, no Brasil, quase 6 milhões de usuários, o que representa mais da metade dos internautas brasileiros.

O novo Messenger ainda está em versão de teste. A versão final só deve chegar no ano que vem.

As melhorias facilitam a comunicação entre os usuários. Uma campainha faz tremer a tela do outro usuário para chamar a atenção. A mensagem pode ser acompanhada de figuras animadas e com som, chamadas Winks.

Na área de jogos, os usuários poderão disputar uma partida on-line do popular Super Trunfo (jogo de cartas no qual os participantes confrontam dados técnicos de automóveis).

Na opção Manuscrito é possível escrever mensagens com o mouse, como em softwares de desenho. A nova versão do Messenger já está disponível para download no endereço messenger.msn.com.br/beta.’

***

‘Blogues já são 4,8 milhões’, copyright Folha de S. Paulo, 8/12/04

‘Não é à toa que a Microsoft investiu em um serviço de blogues. A empresa de pesquisas Technorati (www.technorati.com) estima que existam 4,8 milhões de diários virtuais, sendo que 1,2 milhão são atualizados regularmente. Ainda segundo a Technorati, nos últimos 18 meses o número de blogues na internet dobrou a cada cinco meses e meio.

Além disso, a palavra ‘blog’ ficou em primeiro lugar na lista de pesquisas de 2004 do dicionário on-line da editora Merriam-Webster. O site define o termo como ‘diário on-line com reflexões, comentários e hyperlinks’. Devido ao fato, a palavra será incorporada à versão impressa em 2005.’



Cidade Biz

‘Google lança serviço que adivinha as buscas’, copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 13/12/04

‘O buscador de Internet Google lançou em modo de teste um novo serviço, chamado Google Suggest, que ‘adivinha’ os termos quando o usuário os introduz no espaço de busca. Quando o internauta começa a introduzir a palavra na correspondente casinha, aparece uma janela desdobrável com várias sugestões.

Por exemplo, ao se procurar informação sobre tênis, o buscador sugere várias possibilidades como raquetes, competições, chinelos ou as regras sobre este esporte, e o internauta pode escolher um destes itens.

O ‘Google Suggest’ sucede um serviço, também em modo de teste, que permite encontrar informações acadêmicas e mergulhar em material como teses de doutorado ou relatórios técnicos.

Este serviço, chamado ‘Google Scholar’, chegou umas semanas depois da aplicação do ‘Google Desktop Bar’, para fazer buscas mediante o navegador de Internet no disco rígido do computador.’