Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Comunique-se

‘No último sábado (05/06), o jornal O Dia (RJ) completou 53 anos de circulação, marcados pelas mudanças na sua diretoria e também na sua área de jornalismo. Agora sob o comando de Gigi Carvalho – dando prosseguimento ao processo de rodízio dos cargos administrativos da empresa entre as irmãs e herdeiras de Ary Carvalho, o jornal tem como seu novo diretor de redação Sérgio Costa, ex-editor-chefe, que substituiu no início deste mês Miranda Jordão, agora aposentado, depois de 50 anos de profissão.

Quem se despede do jornal também é o colunista Ricardo Noblat – segundo fontes, ele não se adequava ao produto. ‘Achavam-no muito sofisticado para o jornalismo de O Dia’, disse uma das fontes. Alexandre Freeland, antes editor-executivo, vai responder pelo cargo de editor-chefe.

O Comunique-se ainda não conseguiu falar com Noblat sobre o assunto, tampouco com Sérgio Costa.

Acabam de ser apresentados os novos diretores da empresa: Marcos Cruz (Diretor Executivo) e Ronaldo Carneiro (Diretor Administrativo-Financeiro). Ariane de Carvalho Barros assume a presidência do Conselho de Administração, do qual faz parte ainda Eliane Carvalho.

Nossa redação também aguarda resposta da assessoria do jornal sobre a coluna de Milton Coelho da Graça desta segunda-feira (07/06). O colunista diz que o dono da UniverCidade, Ronald Levinsohn, teria investido R$ 17 milhões para solucionar problemas financeiros do diário, além de estar negociando sua compra.

O Grupo O Dia de Comunicação conta ainda com o site O Dia OnLine, uma agência de notícias, duas rádios, uma revista e o Instituto Ary Carvalho.

O jornal O Dia foi fundado em 05/06/1951 pelo ex-governador, e já então dono do vespertino A Notícia, Chagas Freitas. Em 1983, foi comprado pelo empresário e jornalista Ary Carvalho, que faleceu em 2003.’

***

‘Noblat deixa O Dia depois de ‘revisão orçamentária’’, copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 8/06/04

‘O novo diretor de redação de O Dia, Sérgio Costa, contou ao Comunique-se que a saída de Ricardo Noblat do diário foi motivada por uma revisão orçamentária. Ele desmentiu informações de fontes de que o colunista não se adequava ao produto. ‘Temos colunistas de vários tipos aqui’, comentou Costa.

Ele informou que a direção preferiu ‘não cortar na própria carne’, referindo-se à demissão na redação. Costa também garantiu que não haverá cortes de jornalistas.

Noblat fora convidado por Ariane Carvalho para assinar uma coluna no diário. Ariane foi substituída recentemente por sua irmã Gigi Carvalho na direção da empresa.

‘Lamento muito essa passagem tão rápida pelo O Dia’, comentou o ex-colunista.

Noblat escreveu pouco mais de dois meses para o jornal.

O Comunique-se ainda não conseguiu com a direção confirmar informação do nosso colunista Milton Coelho da Graça sobre o dono da UniverCidade, Ronald Levinsohn, que teria investido R$ 17 milhões para solucionar problemas financeiros do diário, além de estar negociando sua compra.’



FSP CONTESTADA
Painel do Leitor, Folha de S. Paulo

‘Cartas de Leitores’, copyright Folha de S. Paulo

‘4/06/04

Verbas

‘Em relação à reportagem ‘Lula libera verba social para inadimplente’ (Brasil, 2/6), sobre a medida provisória 190, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome faz os seguintes esclarecimentos: 1. O título é completamente equivocado. Primeiro, porque a verba social em questão não se destina aos prefeitos inadimplentes, mas ao atendimento de um universo de aproximadamente 20 milhões de brasileiros que vivem em situação de risco social. Havia anos que parte desse enorme contingente de cidadãos pobres sofria com a interrupção de repasses federais devido à exigência de renovação trimestral da Certidão Negativa de Débito com a Previdência Social. Agora, com a liberação dessa exigência, terão assegurada a continuidade desses programas; 2. A reportagem não reproduz informação absolutamente relevante, que constava de texto distribuído aos jornalistas, de que o fim da exigência da Certidão Negativa de Débito é uma reivindicação histórica da área da assistência social no Brasil. Há 11 anos, quatro conferências nacionais, cem conferências estaduais e milhares de conferências municipais clamam pela extinção desse mecanismo perverso, que pune populações em situação de risco social, e não prefeitos inadimplentes.’ Guto Pires, coordenador da assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Brasília, DF)

Resposta da jornalista Gabriela Athias – O Ministério do Desenvolvimento Social repassa o dinheiro dos programas sociais diretamente para a conta das prefeituras -com exceção do Bolsa-Família, como foi especificado na reportagem. Após a edição da medida provisória 190, publicada no ‘Diário Oficial’ da União de 1º de junho, até mesmo as cidades que estão inadimplentes com o INSS receberão esses recursos. Ao contrário do que diz o missivista, o texto informou que a decisão do governo equipara todos os repasses da área social, já que Saúde e Educação transferem dinheiro aos municípios independentemente da apresentação de certidão negativa.’



AGÊNCIA GLOBO, 30 ANOS
O Globo

‘Agência O Globo se renova aos 30 anos e celebra novos negócios’, copyright O Globo, 6/06/04

‘Criada em 6 de junho de 1974, com o intuito de enviar textos e fotos de O GLOBO a jornais de todo o país, a Agência O Globo chega aos 30 anos renovada e ainda mais robusta. São milhões de motivos para comemorar, traduzidos no sucesso de seus produtos, em novos negócios, na ampliação de parcerias nacionais e internacionais, além de novidades para os mercados corporativo e publicitário.

A qualidade e a credibilidade do conteúdo já são uma tradição, mas há mudanças radicais: os textos enviados por telex deram lugar ao noticiário em tempo real, com cerca de 600 notícias por dia; as primeiras fotos, transmitidas apenas em preto-e-branco, foram substituídas por imagens digitais enviadas em tempo real.

Demanda por informação é crescente, diz executiva

– A Agência O Globo tem intensificado sua presença, cada vez mais, nos mercados editorial e corporativo. Entregamos conteúdo diferenciado para empresas, agências de publicidade, jornais, revistas, editoras e gravadoras, e continuamos buscando novas oportunidades de negócios – diz a gerente de Marketing de Negócios, Sandra Sanches.

Responsável pela distribuição do conteúdo dos jornais O GLOBO, ‘Extra’ e ‘Diário de S.Paulo’, a Agência O Globo fornece serviços de mídia a mais de cem jornais do Brasil, além de revistas e clientes no exterior. São mais de 200 reportagens por dia, divididas por editorias, além de suplementos, cadernos especiais e coberturas internacionais.

Com o melhor time de colunistas do país, 11 correspondentes no exterior e parceria com agências de notícias e jornais em todas as capitais, a Agência O Globo oferece uma cobertura diferenciada dos fatos mais relevantes do Brasil e do mundo, com reportagens, análises, fotos e infográficos.

– A demanda por informação de qualidade e credibilidade, em tempo real ou não, é crescente por parte de pessoas que precisam estar bem informadas para tomar decisões – afirma Regina Eleutério, gerente-executiva da Agência O Globo.

Acervo reúne 5 milhões de imagens ao longo de 80 anos

Diariamente, mais de 250 fotos são distribuídas para jornais e revistas de todo o país, bem como para agências de notícias internacionais. Com um acervo de cinco milhões de fotografias, reunidas ao longo de 80 anos de história, o Banco de Imagens da Agência O Globo fornece fotos também para livros, exposições, capas de CDs e campanhas publicitárias. São fotos do cotidiano, mas com a plasticidade exigida pelo mercado de publicidade e design, divididas em categorias como urbanas, clássicas, de natureza, ação, arquitetura, entre outras.

Entre os serviços de fotografia, o Fotográtis é o ambiente ideal para empresas e instituições divulgarem fotos de shows, eventos ou produtos, em um site visitado, diariamente, por dezenas de jornais e revistas. O download gratuito pode ser feito diretamente no site da Agência (www.agenciaoglobo.com.br), por qualquer veículo interessado nas fotos de divulgação.

Agência fará exposição no Centro Empresarial RB1

Os novos negócios incluem a produção dos guias O GLOBO, iniciada no ano passado com o ‘Guia de Restaurantes RioShow’ e o ‘Guia de Escapadas Boa Viagem’. Lançado no último dia 13 de maio, em primeira mão para assinantes do jornal, o ‘Guia de Roteiros do Rio Antigo’ já está na segunda edição. Em três semanas, foram vendidos mais de 12 mil exemplares.

Como parte da comemoração dos 30 anos, será inaugurada, dia 21 de junho, uma exposição da Agência O Globo, no Centro Empresarial Internacional Rio (RB1), na Avenida Rio Branco 1, no Centro carioca. A exposição reúne 50 fotos que retratam momentos marcantes do Brasil, premiadas nacional e internacionalmente, ou que traduzem uma visão diferente do dia-a-dia.

Pioneira em fotografia digital em tempo real

Pioneira, nos anos 70, na recepção de radiofotos e telefotos, a Agência O Globo, este ano, inovou mais uma vez ao ser a primeira agência de notícias do país a transmitir fotos em tempo real. A nova tecnologia permite que, em questão de minutos após o acontecimento, a foto esteja disponível para qualquer jornal do mundo. Para isso, o fotógrafo, além da câmera digital, leva um PocketPC (um computador semelhante a um palm-top). Após fazer as fotos, basta plugar o cartão no Pocket, que envia as imagens para a redação por uma rede sem fio (wireless) ligada à internet ou por telefone celular.

Desde março de 2003, o Departamento de Fotografia do GLOBO foi totalmente digitalizado. As antigas câmeras foram substituídas por digitais, permitindo mais agilidade e melhor resultado do trabalho dos profissionais da fotografia. Bem antes da era digital, o serviço de notícias da Agência foi o primeiro do país a distribuir, por fotolito, um caderno completo: a Revista da TV.

Site para o mercado corporativo

A Agência O Globo lançará, este mês, um site com conteúdo específico para o mercado corporativo. O assinante poderá escolher as notícias que deseja ler, selecionando temas e editorias de seu interesse. Além de notícias e análises, terá entrevistas em texto e áudio, índices nacionais e internacionais, cotações e pesquisa em bancos de dados.

A Agência O Globo fornece informação para o mercado corporativo nacional e internacional desde 1994, quando criou o Noticiário em Tempo Real. O acesso ao novo site poderá ser feito do escritório ou de casa.

– O novo site terá como foco o noticiário de economia que faça diferença para as empresas e será um subsídio aos executivos para que aproveitem as melhores oportunidades do mercado – afirma Joyce Jane, gerente da Unidade Internet.’