Domingo, 13 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1058
Menu

ENTRE ASPAS >

Comunique-se

08/09/2009 na edição 554

TELEVISÃO
Izabela Vasconcelos e Sérgio Matsuura

Record também comete irregularidades em retransmissora de Sorocaba

‘A Rede Record está descumprindo a legislação que determina que apenas as geradoras transmitam comerciais e anúncios. A TV Record Paulista (canal 23) em Sorocaba, no interior de São Paulo, está cadastrada na Agência Nacional de Telecomunicações como uma retransmissora. Entretanto, comercializa espaços publicitários para veiculação em 53 municípios da região.

De acordo com o departamento comercial da retransmissora, apesar da publicidade contratada com a TV Sorocaba ser veiculada em várias cidades, os comerciais não são gerados pela emissora de Bauru, o que fere a legislação.

O que diz a lei

A legislação vigente proíbe que retransmissoras insiram comerciais na programação. Um vídeo demonstra a irregularidade, ao comparar o intervalo comercial da geradora em Bauru e da retransmissora em Sorocaba. Os comerciais veiculados pela emissora são os mesmos, mas pouco antes da metade do intervalo a retransmissora de Sorocaba passa a exibir publicidades locais, totalmente diferente dos comerciais exibidos pela geradora em Bauru.

O Regulamento dos Serviços de Retransmissão e de Repetição de Televisão diz que ‘As entidades autorizadas a executar o Serviço de RTV deverão veicular somente programação oriunda da geradora cedente dos sinais, sendo vedadas inserções de qualquer tipo de programação ou de publicidade’. O texto prevê duas exceções: nas regiões de fronteira de desenvolvimento do País e em municípios onde não existam outras emissoras de radiodifusão instaladas.

A Folha de S. Paulo desta quinta-feira (03/09) publicou uma matéria em que denuncia exibição de comerciais irregulares pela Record de Campinas, já que a outorga da emissora na cidade, o canal 2, é de retransmissora (RTV).

Ministério das Comunicações está apurando

O Ministério das Comunicações afirmou que desconhecia o caso, antes da publicação da matéria, mas informou que, diante das denúncias, já está em processo de apuração. Caso a irregularidade seja confirmada pelo Ministério, a emissora poderá ser penalizada com punições como advertência, multa, suspensão ou, em caso de reincidência, até cassação da outorga da retransmissora.

A assessoria de imprensa da Record informou que a emissora não se pronunciará sobre o caso.’

 

ELEIÇÕES
Comunique-se

Azeredo diz que Senado não tem culpa nas restrições à Internet

‘Criticado por causa das restrições impostas aos veículos online na cobertura das eleições, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), um dos relatores da reforma eleitoral no Senado, disse que as críticas deveriam ser dirigidas à Câmara dos Deputados.

‘As críticas estão dirigidas ao endereço errado’, afirmou, em entrevista à Agência Senado.

De acordo com o Azeredo, o ‘projeto votado pela Câmara é que tem o texto que dá margem a dúvidas e que não foi objeto de nenhuma emenda das 110 apresentadas pelos senadores’.

O senador disse ainda que irá apresentar, na próxima terça-feira (08/09), uma emenda modificando o controverso artigo 57-D.

‘A emenda vai deixar claro que blogs, sites, artigos assinados, isso tudo está liberado. É livre. A única restrição que se deve manter é com a questão dos debates pela televisão que são transmitidos pela internet, para garantir a igualdade de disputa’, informou.’

 

BERLUSCONI
Comunique-se

Presidente italiano acusa a imprensa de dizer ‘o contrário da realidade’

‘O presidente italiano, Silvio Berlusconi, voltou a atacar os meios de comunicação do seu país. Nesta sexta-feira (04/09), em visita ao centro operacional do exército em Roma, afirmou que os jornais publicam ‘tudo ao contrário da realidade’.

Berlusconi se negou a comentar a saída de Dino Boffo da direção do jornal católico Avvenire, que renunciou ao cargo nesta quinta-feira (03/09) após ter sido alvo de editorial publicado pelo periódico Il Giornale, que pertence à família do presidente.

Boffo, que havia criticado Berlusconi pelo seu suposto envolvimento com mulheres mais jovens, foi acusado pelo Il Giornale de ser homossexual e de estar envolvido em um processo por assédio.’

 

TESTEMUNHA OCULAR
Comunique-se

Acervo fotográfico da Bloch Editores será leiloado dia 22/09

‘De 1952 a 2000 — das antigas Rolleiflex às modernas máquinas digitais — as lentes dos fotógrafos da Manchete foram a testemunha visual do Brasil e do mundo. No dia 22/09, às 15h, vai a leilão, no Átrio do Fórum do Rio de Janeiro, o acervo do Arquivo Fotográfico e também o Arquivo Jornalístico de Bloch Editores.

O lance inicial é de R$ 2 milhões e o dinheiro arrecadado será utilizado para o pagamento dos créditos trabalhistas dos cerca de três mil ex-empregados da empresa.’

 

DIPLOMACIA
Comunique-se

‘Eu não faria o que o Chávez fez nos meios de comunicação’, diz Lula

‘O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à Agência France Presse nesta quinta-feira (03/09), afirmou que não trataria os veículos de comunicação da mesma forma que o governante venezuelano, Hugo Chávez.

‘Eu não faria o que o Chávez fez nos meios de comunicação’, afirmou.

Entretanto, Lula criticou o comportamento dado a Chávez pela imprensa venezuelana.

‘Mas eu acho que os meios de comunicação não deveriam fazer com o Chávez o que fizeram por muito tempo (…). Os meios de comunicação foram duros com o Chávez’, disse.

Com informações do G1.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem