Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 20 E 21/2

Comunique-se

23/02/2010 na edição 578

AGRESSÃO
Jornalista é torturado no CE e acusa funcionários da prefeitura de agressão

‘O jornalista cearense Vicente Araújo acusa o chefe do gabinete da prefeitura de Iguatu (CE), Theognis Martins Florentino, de tortura e agressão contra ele e outros quatro homens que distribuíam panfletos noticiando uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o prefeito Agenor Neto (PMDB), na última semana.

Vicente e as demais vítimas dizem que, além de Florentino, seguranças do prefeito e outros funcionários estariam entre os agressores. Todos negam a acusação, mas três dos suspeitos foram filmados, pelas câmaras de segurança da delegacia da cidade, junto com as vítimas horas antes das agressões. Entre eles, é possível identificar o chefe da guarda municipal.

O jornalista, que trabalha para políticos da oposição, contou que o grupo foi abordado por oito homens por volta das 23 horas da última quinta-feira. De acordo com Vicente, ele e outra vítima foram espancados com capacetes, chutes e socos, depois foram levados para um terreno baldio, a dez quilômetros do centro de Iguatu, onde foram novamente espancados. Vicente contou que o queimaram e urinaram em seu rosto, além de gravarem e tirarem fotos de toda a tortura.

Só neste mês, este é o segundo caso de agressão contra jornalistas no município. No dia 02/02, um radialista foi espancado em frente à rádio em que trabalha por ter noticiado a mesma denúncia do MP contra o prefeito da cidade.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Iguatu negou que o prefeito ou qualquer funcionário do órgão tenha envolvimento nas agressões. A prefeitura considera o caso uma ‘armação política’ para ‘abafar’ uma pesquisa do Ibope que revela alto índice de aprovação à gestão de Agenor Neto. De acordo com a Secretaria, Florentino, apontado como um dos agressores, não estava na cidade no dia citado pelas vítimas.

A Polícia município já ouviu as vítimas e os supostos agressores e deve concluir o inquérito em até 30 dias.

Com informações da Folha de S.Paulo e O Povo.’

 

INTERNET
Casa Branca chega ao Twitter e já tem 30 mil seguidores

‘A conta da Casa Branca no Twitter atingiu nesta segunda-feira (22/02) a marca de 30 mil seguidores no Twitter. A conta foi criada há apenas nove dias pelo Secretário de Imprensa, Robert Gibbs.

A campanha do presidente Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos se tornou um ícone do uso de redes sociais para fins políticos. Obama, cuja conta no Twitter é atualizada por sua equipe, e não por ele próprio, tem hoje mais de 3 milhões de seguidores.

De acordo com Gibbs, ‘o presidente e sua equipe vão continuar buscando vias para transmitir o que faz a cada dia e como afeta as vidas das pessoas da maneira mais efetiva possível’.

A página da Casa Branca no Twitter pode ser acessada pelo endereço http://twitter.com/presssec.

Com informações do site INFO Online.’

 

ELEIÇÕES
‘Controle social’ da mídia causa polêmica no plano de governo de Dilma

‘O 4º Congresso do PT aprovou, na sexta-feira (19/02), propostas que determinam o controle social da mídia para o plano do eventual governo de Dilma Roussef. Entre as sugestões aprovadas, estão o ‘combate do monopólio da comunicação e entretenimento, a reativação do Conselho Nacional de Comunicação e o direito de resposta coletivo, o fim da propriedade cruzada e proibição de sublocação’, propostas aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

O coordenador do programa de governo da pré-candidata do PT à Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, negou que o partido tenha a ideia de controlar a mídia, e que tudo o que foi apresentando como plano de governo de Dilma, será combinado com partidos aliados. ‘Não exercemos nenhum controle sobre os meios de comunicação e não vamos exercer’. E completou: ‘não tem razão para isso. Temos um forte compromisso com a democracia’.

Marco Aurélio usou como exemplo os veículos de comunicação do País para mostrar que o PT não exerce controle sobre a mídia. ‘Não há nada de controle dos meios de comunicação, não há absolutamente nada e quem tiver dúvidas a este respeito, basta ler os jornais, ouvir as rádios e ver as televisões e verá que, muito pelo contrário’, declarou.

As informações são de O Estado de S.Paulo.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem