Domingo, 22 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

ENTRE ASPAS >

Comunique-se

15/06/2010 na edição 594

COPA
Em entrevista coletiva, Dunga critica imprensa

‘Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (14/06), o técnico da seleção brasileira, Dunga, falou sobre a sua postura em relação aos jornalistas e criticou notícias veiculadas pela imprensa.

‘As críticas são mais em relação ao meu estilo. Não incomodam. Se fosse dar bola para tudo que escrevem… Um dia desses o Julio Cesar estava fora do jogo pela manhã. Depois, foi o melhor do treino da tarde. Eu enlouqueceria. Ficaria com cabelos brancos’, afirmou.

De acordo com o treinador, as maiores críticas feitas pela imprensa em relação ao seu trabalho são sobre os treinos fechados e a falta de entrevistas exclusivas. ‘Não tem jantar com cinco ou seis’, disse.

‘Vocês não dizem que o jogador tem que ter criatividade? Então vocês usem a criatividade para escrever também’, afirmou, sobre as reclamações da falta de acesso aos treinamentos da seleção.

Com informações do Globoesporte.com.’

 

‘Cala Boca Galvão’ vira notícia no espanhol El País

‘O jornal espanhol El País publicou em seu site uma matéria sobre o ‘Cala Boca Galvão’, que ocupa o Trending Topics do Twitter desde a semana passada. O termo ganhou destaque no microblog durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na quinta-feira (10/06). Desde então, internautas de outros países questionam o significado da expressão e brasileiros inventam várias explicações falsas, que se espalham pela rede.

A brincadeira com o locutor esportivo da TV Globo Galvão Bueno se transformou num novo hit da cantora Lady Gaga, ganhando até mesmo letra no site Vagalume. Também virou campanha de doações para salvar uma espécie rara de pássaro nativo do Brasil, com direito a vídeo no YouTube.

A falsa campanha para salvar os pássaros fictícios ganhou um blog e um flash mob programado para o dia 20/06. Até o escritor Paulo Coelho entrou na brincadeira e publicou em seu blog um cartaz do ‘remédio’ Silentium Galvanus.

No site do El País, a matéria aparece em sexto lugar na lista das mais lidas. A brincadeira também ganhou espaço no site Mashable, na lista entre os termos mais twittados sobre a Copa do Mundo.’

 

CANUDO
Anderson Scardoelli

Manifestação marca aniversário do fim da obrigatoriedade do diploma

Nesta quinta-feira (17/06), a decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão completa um ano. Para marcar a data, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) prepara uma manifestação em frente à sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, às 10h.

‘Essa manifestação vai marcar nosso triste aniversário. Um ano sem diploma, graças à decisão estúpida do Supremo’, afirma Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj.

No mesmo dia, deputados federais que integram a Comissão Especial que avalia a Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a obrigatoriedade do diploma visitarão a ABI para discutir a questão.

Além da manifestação no Rio de Janeiro, sindicatos de outros estados estão marcando atos para a mesma data. No Ceará, por exemplo, os manifestantes irão se concentrar na Praça da Imprensa, em Fortaleza, a partir das 11h.’

 

ACIDENTE
Balão com jornalistas cai em Ribeirão Preto

‘Um balão com sete pessoas, sendo três profissionais da imprensa, caiu nesta sexta-feira (11/06) durante a Copa Brasil de Balonismo, que ocorreu em Ribeirão Preto, interior paulista. O balão atingiu a rede elétrica da cidade. Ninguém se feriu gravemente.

O jornalista Carlos Masson se queimou com as faíscas causadas pela colisão com a rede elétrica. ‘O balão chegou a resvalar no telhado de uma residência no meio do quarteirão. Mas quando chegou próximo a esquina, o cesto bateu direto na rede elétrica. Quando percebi que iria bater, me joguei do cesto já que vi as faíscas, mas acabei me queimando’.

Equipes de bombeiros tiveram dificuldade para retirar o balão dos fios de alta tensão. A CPFL informou que o acidente prejudicou a distribuição de energia em quatro bairros. A equipe de manutenção teve que refazer a rede elétrica em dois pontos.

A Copa Brasil de Balonismo terminou no domingo (13/06).

Com informações do Ribeirão Preto Online.’

 

ELEIÇÕES
Folha de S. Paulo prepara primeiro debate online do País

‘Em nota enviada ao Comunique-se, a Folha de S. Paulo questiona a matéria ‘Primeiro debate político online pretende atingir 94% dos internautas brasileiros’, publicada no dia 10/06. O jornal informa que, em parceria com o UOL, pretende realizar um encontro entre os principais pré-candidatos em meados de julho, antes do que será promovido pelos outros portais.

O jornal informa que está negociando com os pré-candidatos há seis meses, mas até o momento nem todos confirmaram presença.

A nota ressalta ainda as sabatinas online que serão realizadas com Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). Dilma Rousseff (PT) chegou a confirmar sua participação, mas cancelou por causa de viagem ao exterior.

Leia a íntegra do comunicado.

‘A respeito da nota ‘Primeiro debate político online pretende atingir 94% dos internautas brasileiros’, gostaríamos de lembrar que a Folha de S.Paulo e o UOL, o maior jornal e o maior portal de conteúdo do país, apresentaram convites aos principais pré-candidatos há cerca de seis meses para participarem do primeiro debate ao vivo pela internet no país. Foram feitas inúmeras gestões junto aos representantes dos pré-candidatos, e até o momento não houve confirmação de todos. O objetivo é que o debate se realize em meados de julho.

A Folha também agendou, em parceria com o portal UOL, sabatinas com os três principais candidatos à Presidência da República para o mês de junho, com uma inovação no formato: pela primeira vez, os internautas também participarão. Serão as primeiras sabatinas com os pré-candidatos organizadas por órgãos jornalísticos a serem transmitidas ao vivo em áudio e vídeo pela internet.

Os eventos foram marcados para os dias 16, 17 e 21 de junho. A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, cancelou sua participação, ainda que as negociações tenham sido conduzidas por mais de quatro meses e representantes de todos tivessem concordado, assinando um documento -cujo fac-símile foi publicado pela Folha de S.Paulo em 09/06/2010. Estão mantidas as sabatinas com Marina Silva (PV), dia 16, e José Serra (PSDB), dia 21. Os internautas já podem enviar suas perguntas ou obter mais informações em http://uol.com/sabatina.’’

 

Dilma justifica ausência em sabatina e nega evitar debate

‘A pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, negou que esteja fugindo dos debates e entrevistas. Pelo Twitter, a petista justificou sua ausência em sabatina promovida pela Folha de S. Paulo, que estava agendada para o dia 21/06.

‘Só não irei à sabatina da Folha na data marcada porque embarco daqui a pouco para uma série de encontros com chefes de estado e governo europeus’, escreveu.

Dilma lembrou que está conversando constantemente com a imprensa. ‘Amarelas na Veja esta semana, Jovem Pan hoje’. A pré-candidata também afirmou que, ao voltar da viagem ao exterior, retomará a agenda de entrevistas.

‘Domingo, volto para retomar a agenda, que, obviamente, inclui entrevistas e debates. Debates já marcados na TV aberta: Band, Record, RedeTV!, Globo…’.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Globo

Jornal do Brasil

Veja

Comunique-se

Agência Carta Maior

Tiago Dória Weblog

Luis Nassif Online

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem