Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Cristina Padiglione


‘O SBT anda mesmo inspirado pelas produções da extinta TV Manchete. A TV de Silvio Santos, que reprisa com louvor a novela Xica da Silva, agora contratou o dramaturgo Calixto Inhamuns, que assinou o folhetim Mandacaru. Seu expediente ainda não será aproveitado para a próxima produção da casa, um remake da mexicana Os Ricos Também Choram. Inhamuns terá a missão de retomar a oficina de autores que o SBT havia iniciado por meio de Doc Comparato, dispensado pela emissora este ano. O novo contratado também terá a missão de tocar novos projetos para a área de teledramaturgia.’



Daniel Castro


‘Record tira ‘Cidade Alerta’ do ar sem aviso’, copyright Folha de S. Paulo, 4/06/05


‘A TV Record resolveu tirar o sensacionalista ‘Cidade Alerta’ do ar. A decisão foi tomada ontem de manhã. O telejornal já não seria exibido ontem à noite.


O horário do ‘Cidade Alerta’ (19h/19h20) será ocupado pelo ‘Tudo a Ver’, que será prolongado. O telejornal, no entanto, não está definitivamente extinto. Existe uma remota possibilidade de que ele volte reformulado, com menos material policial e mais de serviços. Seu apresentador, Marcelo Rezende, deverá comandar um novo programa jornalístico.


No ano passado, a Record anunciou em duas ocasiões que tiraria o ‘Cidade Alerta’ do ar. Mas a boa audiência do programa obrigou a emissora a rever as decisões. O telejornal foi então ‘sufocado’. Sua duração, que já foi de quase duas horas, se reduziu a 20 minutos. Deixou de ser um programa nacional e foi cortado do canal internacional da Record.


Para justificar a suspensão do ‘Cidade Alerta’, a Record divulgou internamente que teria sofrido pressões do governo federal. Segundo essa versão, o Ministério da Justiça iria reclassificar o programa como inadequado para antes das 21h. Mas o ministério não confirma, até porque não tem instrumentos para isso. Programas jornalísticos são livres de classificação indicativa.


O ‘Cidade Alerta’ dá audiência, mas não atrai anunciantes. Para executivos da Record, é ruim para a imagem da emissora.


OUTRO CANAL


Púlpito O SBT vai dar o troco às sátiras que a Record, no ‘Show do Tom’, faz de seus programas e, principalmente, de Silvio Santos. E vai pegar pesado: já está pronto o roteiro de um novo quadro de ‘A Praça É Nossa’, que terá um ‘bispo’ (da Igreja Universal) como protagonista e o nome de ‘Seita Cheque’.


Problema A produção de ‘Belíssima’ não está tendo trabalho apenas para arrumar locações em São Paulo. Está suando também para conseguir atores ‘étnicos’ _um japonês e jovens que representem misturas de raças/nacionalidades, como o filho de um judeu com uma descendente de turco com grego.


Bandeira Jô Soares já se livrou da ‘perseguição’ do ‘Pânico na TV’. Anteontem, cedeu e calçou as ‘sandálias da humildade’. ‘Foi uma farra’, afirma Soares, que temia ‘humilhação’. E o novo cenário do ‘Pânico’ não ficou pronto. Amanhã, o programa será apresentado com o que restou do velho e pedaços de madeira ao fundo.


Sobe A novela ‘Floribella’, da Band, deu uma reagida nos últimos dias e saiu da casa dos três pontos no Ibope da Grande São Paulo. Anteontem, pela primeira vez, bateu o ‘Jornal da Record’, por 4,2 pontos a 3,6, e ficou em terceiro lugar.


Turbo Márcia Goldschmidt voltará a ter um programa diário na Band. O projeto, embora previsível, vem sendo tratado sob sigilo.’