Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Daniel Castro


‘Proibidos em 1998, quando a Justiça baniu o uso do prefixo 0900, os telessorteios voltarão ainda neste ano. Um acordo, previsto para ser fechado na Justiça Federal em São Paulo no próximo dia 24, vai encerrar uma longa disputa judicial e disciplinar o uso do telefone para sorteios na TV.


Os telessorteios foram grande fonte de receita das TVs em 1997 e 1998. Por meio do prefixo 0900, faziam enquetes e sorteavam prêmios como carros. As ligações custavam até R$ 5. Considerados abusivos, foram proibidos.


Agora, um Termo de Ajustamento de Conduta, a ser assinado por representantes das TVs, Ministério Público Federal e operadores de telefonia, irá impor limites aos telessorteios. Segundo a procuradora da República Cristina Marylin Vianna, as telefônicas não poderão cobrar dos usuários, pelos telessorteios, nada mais do que o custo normal das ligações.


Assim, as TVs não ganharão dinheiro com participação no custo adicional da ligação. Mas poderão gerar receitas com a publicidade de promoções _o consumidor compra um produto com um cupom e usa o telefone para concorrer, por exemplo.


Além disso, todo telessorteio terá que ter autorização do governo e uma linha 0800 (ligação grátis) para o usuário bloquear ou desbloquear seu telefone. As telefônicas terão de informar ao governo o conteúdo de todos os telessorteios que por elas trafegarem.


Reforço O ‘global’ Marcelo Serrado (‘Mad Maria’) fechou com a Record e será o principal vilão de ‘Prova de Amor’, com estréia prevista para 17 de outubro. Segundo o autor da novela, Tiago Santiago, Serrado será Lopo, ‘que tem uma paixão obsessiva por Clarice [Lavínia Vlasak] e armará para que o mocinho Daniel [Leonardo Vieira] seja preso por um crime que não cometeu’.


Bola da vez 1 A Record andou sondando Roberto Cabrini, apresentador do ‘Jornal da Noite’ (Band). Quer o jornalista ancorando o telejornal ‘Edição de Notícias’, no lugar de Rodolpho Gamberini.


Bola da vez 2 Gamberini entrou em desgraça na Record após aceitar dividir com Ana Hickmann o ‘Hoje em Dia’, que estréia na segunda-feira. Depois de ser anunciado à imprensa e aparecer em chamadas, Gamberini exigiu um aumento salarial, o que não foi aceito. A Record contratou Britto Jr. para a vaga no programa.


Rebatismo ‘Prendam Giovanni Improtta’ será o novo título de ‘O Homem que Comprou o Rio’, livro de Aguinaldo Silva que será relançado neste ano. ‘Foi desse livro que saiu o bicheiro Giovanni de ‘Senhora do Destino’. É ele o tal homem que comprou o Rio. Mas na novela ele era um tantinho mais doce, já que aparecia numa fase posterior à do livro, em que é mau feito pica-pau’, diz Silva.’



MEMÓRIA / FRANCISCO MILANI


Laura Mattos


‘Milani conversa sobre Glauber, política e TV’, copyright Folha de S. Paulo, 19/08/05


‘Sentado no jardim de sua casa, Francisco Milani está à vontade. É franco, sem rodeios, como a careca que exibe sem autocompaixão.


Fala com a voz e as mãos sobre ‘Terra em Transe’, Glauber Rocha, ‘Armação Ilimitada’, cinema argentino, ‘esquerda’ política. Se alguém foi indiferente à notícia da morte de Milani, por câncer, no último sábado, a reprise de sua entrevista ao ‘Tarja Preta’ (hoje no Canal Brasil) é uma oportunidade tardia de se dar conta da importância do ator. Mas antes tarde do que nunca.


Selton Mello, diretor do programa, é também bom interlocutor. Pergunta o que interessa e deixa Milani falar, brilhar. Não é conversa de comadres, mas uma entrevista com boas histórias, entrecortadas por cenas da carreira de Milani no cinema e na televisão.


Militante de esquerda, ex-vereador pelo PCB, ele critica o governo, o discurso econômico igual ao ‘do tempo de Delfim Neto, do golpe militar’. E vem imagem do ‘Armação Ilimitada’. ‘Estamos num mar de lama’, diz o Chefe, interpretado por Milani, a Zelda (Andréa Beltrão), enquanto se afogam literalmente no lamaçal.


Milani conta bastidores de ‘Terra em Transe’ (1967), sua estréia como ator de cinema. Diz que Glauber Rocha ‘era ótimo argumentista, montador, mas como diretor de ator… Ele não sabia do que se tratava’. Lembra um dia em que estava totalmente perdido numa filmagem no apartamento de Rubem Braga, na qual carregava uma metralhadora e dava voltas em torno de Jardel Filho. Foi perguntar a Glauber como fazer a cena, ‘pedir uma orientação’. O diretor, conta, fez três gestos com a mão, completamente incompreensíveis. ‘É só.’


Para quem quer ver ou rever que solução Milani arrumou para essa e outras ‘enrascadas’ de ‘Terra em Transe’, o Canal Brasil exibe o filme às 20h da próxima terça. No mesmo dia, às 18h, vai ao ar outro longa do ator, ‘O Padre que Queria Pecar’ (1975).


Tarja Preta


Quando: hoje, às 22h, no Canal Brasil’



TV RECORD


O Globo


‘Record multada pelo TRE por favorecer Crivella’, copyright O Globo, 19/08/05


‘O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) condenou ontem, por unanimidade, a TV Record a pagar uma multa de R$ 21 mil por ter feito propaganda irregular, durante a campanha eleitoral do ano passado, do senador Marcelo Crivella (PL-RJ), que concorreu a prefeito do Rio.


O vice-presidente do TRE, desembargador Roberto Wider, relator do caso, disse em seu voto estar convencido de que o programa exibido pela TV tinha caráter eleitoral e não religioso, como argumentou a emissora em sua defesa. Wider destacou o fato de o procurador regional eleitoral, Rogério Navarro, ter denunciado que a emissora pertence à Igreja Universal, da qual o senador Crivella é bispo.


De acordo com relato do desembargador, o programa citava, entre outras propagandas indiretas, o salmo 22, que seria o ‘salmo da vitória’. O número de Crivella na eleição era 22 e o domingo era o dia do pleito.’