Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Daniel Castro


‘Um dos canais pagos mais vistos no Brasil, o Warner Channel resolveu admitir que exibiu na América Latina versão censurada de uma série lésbica porque temia rejeição do público heterossexual.


Em julho, o canal, tradicional de séries mais ‘leves’, programou a picante ‘The L Word’ aos domingos, às 23h _normalmente, conteúdo erótico na TV paga só entra depois da 0h. Mas exibiu uma ‘versão básica’, sem as cenas de sexo (como uma que mostrava duas protagonistas fazendo sexo oral e tendo orgasmo) e com dublagem em inglês sobre o inglês original de palavrões (‘fuck’, por exemplo, virou ‘fugde’).


Os cortes irritaram as fãs brasileiras, que bombardearam o canal com mensagens. Há duas semanas, o Warner passou a exibir, no sexto episódio, a ‘versão sem censura’, nas palavras de Wilma Maciel, diretora de programação.


Maciel afirma que comprou a ‘versão básica’ da MGM, que fez as alterações sobre o original do canal americano Showtime. Diz que optou pela versão com cortes porque ‘temia reação negativa’ da ‘conservadora’ América Latina. E, por ser um canal básico, tem uma ‘política de censura mais rigorosa que canais premium [como HBO]. ‘A gente tinha que fazer um teste para poder investir nesse tipo de programação. Vamos ter mais séries polêmicas. O público, não só o GLS, está adorando ‘The L Word’. Nossa audiência cresceu 30%’, diz.


OUTRO CANAL


Mercosul 1 ‘La Noche del Diez’, programa do ex-craque Maradona que vem liderando a audiência nas noites de segunda na Argentina, vai ser exibido regularmente no Brasil. O canal pago SporTV, que mostrou a edição de estréia, dia 15, que teve Pelé, comprou o direito de exibição de mais 12 programas.


Mercosul 2 A atração será apresentada na íntegra com legendas sempre às sextas, às 23h30 (hoje, entra a segunda edição). Às segundas, o ‘Bem, Amigos’ continuará mostrando flashes ao vivo diretamente do Canal Trece, em Buenos Aires. Maradona anunciou que entrevistará na próxima segunda o francês Zidane, do Real Madrid.


Sofá O programa que Adriane Galisteu apresentará às quartas (22h30), já a partir da próxima, no SBT, terá a ‘cara dela’, promete-se. Ou seja, não haverá quadros que ela detestava, como jogos com telespectadores. Será ao vivo e continuará se chamando ‘Charme’.


Martelo A partir de segunda, o ‘SBT Brasil’ será precedido pela novela adolescente mexicana ‘Rebelde’, que vem subindo no Ibope (sete pontos). ‘Rebelde’ entrará às 18h30, depois de ‘Chaves’ (18h).


Poço Anteontem, o telejornal de Ana Paula Padrão deu 6,4 pontos, sua pior média. Entrou no ar com 4. O ‘Programa do Ratinho’, exibido antes, chegou a ficar atrás até da Gazeta, em alguns minutos.’



Renato Cruz


‘Após conquistar espaço na Sky, Bandeirantes vai aos EUA ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 26/08/05


‘Depois de garantir distribuição nacional na Sky, maior empresa de TV paga via satélite no País, o Terraviva, canal de agronegócios do Grupo Bandeirantes, volta seus olhos para os Estados Unidos. A empresa fechou um acordo de troca de conteúdo com a RFD-TV, canal americano distribuído para 28 milhões de espectadores. ‘Vamos produzir em inglês, para ser exibido diretamente’, explicou o diretor-geral do Terraviva, Aguinaldo de Fiori Filho.


No fim de setembro, entrará no ar nos EUA um programa semanal de 30 minutos, chamado This Week In Brazil, produzido pelo Terraviva. Em novembro, devem ser 2 horas de programação brasileira. Em setembro, o Terraviva passará a exibir 3 horas semanais produzidas pela RFD-TV. A parceria prevê participação na receita publicitária do conteúdo trocado entre as empresas. No ano que vem, o Terraviva deve fazer transmissões ao vivo, em inglês, de grandes feiras brasileiras, como Expozebu e Expointer.


‘Os fazendeiros americanos têm grande interesse em saber como o Brasil se tornou o maior exportador de carne do mundo, o primeiro em suco de laranja’, apontou Fiori. ‘Já existem muitos produtores de algodão dos Estados Unidos que compraram terras na Bahia.’ O Terraviva vai passar no Brasil programas mostrando como são as grandes fazendas americanas e séries que mostram os princípios básicos de como cuidar de uma fazenda, entre outros conteúdos da RFD-TV.


O passo internacional do Grupo Bandeirantes acontece logo após a empresa conquistar espaço na Sky, que se prepara para a fusão com a DirecTV no País, ficando com 95% do mercado local de TV via satélite. As empresas esperam que o negócio seja aprovado pelas autoridades brasileiras ainda este ano. ‘O conteúdo nacional precisa de distribuição para crescer, com acesso a todas as plataformas’, disse Fiori.


Desde o último dia 8, a Sky passou a distribuir o Terraviva, por meio de um contrato assinado entre o Grupo Bandeirantes e a Net Brasil, que pertence ao Grupo Globo, responsável pela programação dos sistemas Net e Sky. O acordo aconteceu depois de a Bandeirantes questionar, com as autoridades que defendem a competição, dois negócios que envolvem a Globo: a fusão entre a Sky e a DirecTV e a venda da participação da Net para a mexicana Telmex, dona da Embratel. O acordo prevê a oferta dos canais Bandnews e Bandsports, além do Terraviva, para empresas da Net.


‘O acordo está caminhando bem’, afirmou o diretor do Terraviva. O fim das pendências, porém, depende de sua evolução. Além da Sky, o Terraviva também é distribuído na chamada banda C do satélite, recebida por 16 milhões de parabólicas. O canal está na TecSat, que tem cerca de 5% do mercado de TV paga por satélite, e em empresas de cabo em Cuiabá, Recife e João Pessoa. Depois da Net Brasil, o Terraviva também está fechando um acordo com a NeoTV, responsável por distribuir programação para as empresas que não fazem parte do sistema Net, como a TVA. A partir de setembro, será distribuída pelo canal 21 em UHF de Curitiba, que não tem relação com a Rede21.


Com a concentração na área de TV paga, um dos grandes temores dos concorrentes do Grupo Globo é que se reproduza no setor a verticalização existente no mercado de TV aberta, em que uma mesma empresa produz, empacota e distribui o conteúdo. As Organizações Globo também enfrentam, desde maio de 2001, um processo na Secretaria de Direito Econômico (SDE) contra a exclusividade do canal SporTV aos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.’



ESPN


Keila Jimenez


‘ESPN Internacional se instala aqui ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 26/08/05


‘O grupo ESPN está fazendo investimento pesado no mercado brasileiro. A ESPN está transferindo para o Brasil a produção de suas operações em português do ESPN Internacional. Antes, todo o conteúdo em português transmitido pela ESPN Internacional era produzido nos Estados Unidos.


Agora, a ESPN terá dois canais produzidos e com conteúdo voltado para o Brasil, o ESPN Brasil e ESPN. Além de oferecer mais programação local, a intenção do canal é também capitalizar mais anunciantes com essa mudança. Em pesquisas recentes do mercado de TV por assinatura ficou provado que um dos produtos mais consumidos pelos assinantes do serviço são os canais de esporte.


Os profissionais da ESPN Internacional a serviço das transmissões em português ficarão instalados no mesmo prédio onde funciona a ESPN Brasil, em São Paulo.


COPA


Outra aposta do canal é a transmissão da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O ESPN Brasil transmitirá o evento e levará suas principais atrações e profissionais para a cobertura do mundial. Os programas Bate-Bola, Linha de Passe e Sportscenter ganharão edições especiais.


O canal entra na briga ao lado de mais dois canais pagos: o Sportv e o Bandsports, que também transmitirão a Copa. Sorte de quem pode pagar para ver TV: o assinante já não fica à mercê da seleção de jogos da Globo, que exibe as partidas de acordo com as conveniências de sua programação.’