Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Daniel Castro


‘A crise do mensalão finalmente chegou ao horário mais nobre da Globo. Depois de afirmar que ‘a ética já acabou há muito tempo neste planeta’, a vilã da novela ‘Belíssima’, Bia Falcão (Fernanda Montenegro), irá recomendar a uma amiga (Ornela/Vera Holtz) que minta ‘como esses políticos que depõem nas CPIs’.


A cena está prevista no 20º capítulo (dia 29). Ornela será convocada a depor no inquérito policial que apurará a morte da garçonete Valdete (Leona Cavalli). Seu irmão, Alberto (Alexandre Borges), será suspeito, e Ornela dirá que na hora do crime ele estava jantando com ela _o que não é verdade.


Ornela consulta Bia, que lhe dá ‘um conselho que vale ouro’: ‘Faça como esses políticos que depõem nas CPIs… Tome um calmantezinho, relaxe e, sempre que perguntarem alguma coisa mais comprometedora, você fala que não sabe, não se lembra, não viu nem estava lá. Só sei que nada sei, é só isso que você tem que dizer’.


O autor Sílvio de Abreu afirma que será um desabafo. ‘Coloco na boca dos personagens o que tenho na cabeça. A situação política, a meu ver, é uma pouca vergonha. O país parece construído para atender apenas a interesses escusos de canalhas e aproveitadores’, protesta. Ele também usará o michê Mateus (Cauã Reymond) para ‘refletir’ sobre ética: ‘Ele não acredita no trabalho honesto. Vender-se é uma opção; afinal, o exemplo vem de cima’.


OUTRO CANAL


Perfil A decisão da Globo de popularizar a ‘inovadora’ ‘Bang Bang’, que vem sofrendo com a concorrência da ‘global’ ‘Prova de Amor’, da Record, tem fundamento estatístico: apenas 25% de seus telespectadores são das classes A e B (43% são da C e 32%, da D e E). A novela da Record, proporcionalmente, é a que tem público mais qualificado: 34% de A e B, 39% de C e 27% de D e E.


Paradão 1 O diretor Marcos Paulo está em Salvador acertando com Ivete Sangalo os últimos detalhes dos quatro especiais musicais ‘Estação Globo’. O programa será um ‘hit parade’ temático. Terá os maiores sucessos do ano separados por ‘Shows’ (dia 18 de dezembro), ‘Festa’ (25), ‘Rádio’ (1º de janeiro) e ‘Novelas’ (8).


Paradão 2 Inicialmente, ‘Estação Globo’ seria ‘Som Brasil’, com direção de Luiz Gleiser. Mas a cúpula da Globo achou o projeto (com músicas regionais) ‘sofisticado’ demais, trocou o diretor e mandou popularizar. Afinal, é programa para as tardes de domingo.


Alta ‘Belíssima’ está tendo um início estável (e alto) no Ibope, coisa rara na história recente das novelas das oito. Seus três primeiros capítulos deram respectivamente 54, 53 e 51 pontos. ‘América’ estreou com 56, mas no terceiro dia já despencava para 42.


Força A Record finalmente decidiu: reprisará ‘A Escrava Isaura’ a partir de terça-feira, às 21h, no horário de ‘Belíssima’.’



REDE TV!


Paulo Ricardo Moreira


‘Justiça tira do ar ‘Tarde quente’, de João Kléber’, copyright O Globo, 11/10/05


‘Desta vez não é pegadinha. A exibição do ‘Tarde quente’, da Rede TV!, está suspensa por 60 dias por determinação da Justiça. No lugar da atração apresentada por João Kléber, que mostra pegadinhas consideradas ofensivas aos homossexuais, a emissora vem exibindo desde a última terça-feira o infantil ‘Vila Maluca’, uma espécie de ‘Chaves’ piorado, mas a partir da próxima segunda-feira terá de veicular no mesmo horário programas de cunho educativo. Até ontem à tarde, a Rede TV! continuava dizendo que não tinha sido notificada pela Justiça, mas que iria recorrer da decisão. A multa pelo descumprimento da ordem judicial é de R$ 200 mil por dia.


Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a emissora explica que tomou a iniciativa de tirar o ‘Tarde quente’ do ar preventivamente e classifica a decisão da Justiça como abuso e censura. A Rede TV! também nega que tenha recebido ofício proibindo a exibição do ‘Eu vi na TV’, outro programa conduzido por João Kléber que mostra o polêmico ‘Teste de fidelidade’. O apresentador não se pronunciou sobre o assunto.


A ação foi movida pelo Ministério Público Federal a pedido do procurador da República, Sérgio Suiama, e mais seis ONGs que defendem direitos dos homossexuais. O MP acusa a Rede TV! de homofobia e desrespeito aos direitos do cidadão.


No lugar da atração de João Kléber, a Justiça determinou ainda que a emissora exiba a partir da próxima segunda-feira programas educativos durante 60 dias. O conteúdo deve destacar os direitos humanos, numa espécie de direito de resposta. Dez programetes serão produzidos pela Rede TV!, ao custo de R$ 50 mil cada um. Os outros serão indicados pelo Ministério Público.’



MTV


O Estado de S. Paulo


MTV lança canal gay e outro de cultura pop ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 11/10/05


‘MTV Networks anunciou esta semana o lançamento oficial de dois canais novos na TV paga brasileira: o Logo TV, canal voltado para gays, lésbicas e simpatizantes, e o VH1, uma espécie de MTV mais pop. O Logo TV, que funciona no sistema pay-per-view, estará disponível para assinantes da SKY a partir do dia 18. Além de filmes, o canal traz séries, documentários e reality shows voltados para esse público.


Já o VH1 entra em operação no dia 21 e será transmitido pela TVA em São Paulo. Seu público-alvo está na faixa de 25 a 49 anos, fãs da cultura pop.’



TV RECORD


Keila Jimenez


‘Record busca cenas rentáveis ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 11/10/05


‘Audiência em alta, chuva de merchandisings à vista. De olho no crescimento de sua teledramaturgia, a Record começou a investir na produção de merchandisings, digamos assim, mais elaborados, em sua tramas. As primeiras iniciativas do gênero serão vistas em Prova de Amor, que motivou a rede a investir no setor por causa de sua boa audiência. O folhetim vem registrando médias de 12 pontos de ibope.


A rede está criando um núcleo em seu Departamento Comercial no Rio especialmente focado na inserção de merchandisings no contexto das tramas e na visibilidade de novos negócios envolvendo o folhetim. Assim como na Globo, que tem uma equipe que só cuida disso – o setor é batizado de Desenvolvimento Comercial. Uma empresa de refrigerantes é um dos primeiros grandes clientes da nova área da Record e deve espalhar sua marca em Prova de Amor em breve.


Vale lembrar que Prova de Amor é a primeira chance concreta da Record de faturar com merchandisings em suas tramas. Suas duas novelas anteriores, A Escrava Isaura e Essas Mulheres, eram de época, o que inviabilizava esse tipo de ação.


Enquanto os merchandisings não entram no ar, a rede comemora a venda dos breaks comerciais.


Prova de Amor está com os seus intervalos praticamente lotados e teve de abrir um break a mais esta semana para dar conta da demanda.


Pela tabela, 30 segundos no break nacional da novela custam em média R$ 65 mil; só em São Paulo, esse custo cai para R$ 14 mil. É pouco perto dos R$ 250 mil de 30 segundos nos intervalos das tramas da Globo, mas já é um começo. O que tem animado muito a emissora são os patrocínios. Prova de Amor já tem cota de patrocínio nacional vendida, por R$ 2,9 milhões.’