Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ENTRE ASPAS >

Daniela Name

31/08/2004 na edição 292

‘Tornei público o desejo aí do título depois que os candidatos a prefeito entraram no ar. Quero um marqueteiro como o do Bittar, que use meus defeitos a meu favor. Por sua suposta falta de carisma, o petista já foi chamado até de chuchu, legume que é quase o quarto estado físico da água — insípido, inodoro… só não é incolor. O Bittar também não é: coradinho, disse que não precisa de carisma, porque isso o Rio tem de sobra. Show ! E eu, como valorizo minha teimosia?

Quero a maquiagem leve e o discurso claro, embalagem e conteúdo que fazem de Jandira Feghali (PCdoB) feminina, simples, maternal. E quero que inventem só para mim algo tão fofo e carioca quanto as plaquinhas de rua do Conde (PMDB).

Não posso dizer que quero as músicas do Crivella (PL), mentir é feio. Mas o jingle de seus marqueteiros é grudento, como os bons jingles devem ser. E quero, confesso, o talento marqueteiro do Cesar Maia (PFL) para apelidar desafetos. Só assim xingaria aquela ex-carrapata do namorado ou o colega traíra com o nome certo, na hora certa… e em público. E o apelido grudaria para sempre! Não seria a glória?’



Chico de Gois

‘Programa de TV de Serra recebe a melhor avaliação’, copyright Folha de S. Paulo, 30/8/04

‘O desempenho do candidato José Serra (PSDB) no programa eleitoral gratuito no rádio e na TV é considerado melhor do que o de Marta Suplicy (PT), conforme pesquisa Datafolha realizada na última quinta com 1.720 eleitores. A propaganda do PT é feita pela equipe de Duda Mendonça. A do PSDB está a cargo da Lua Branca Comunicações, que tem como sócio Luiz González.

O horário eleitoral gratuito teve início no dia 17. Até quinta, quando a pesquisa foi feita, os candidatos majoritários haviam participado de quatro programas dedicados a eles, embora tenham usado o horário dos vereadores (às terças, às quintas e aos sábados) para mostrar obras da administração de Marta e do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Os programas de Marta e de Serra foram os mais vistos. Segundo a pesquisa, 46% disseram ter assistido ao programa da petista e 45% ao do tucano. A maioria, porém, afirmou não ter visto o horário eleitoral gratuito.

O instituto perguntou como o entrevistado avaliava o desempenho de cada candidato à Prefeitura de São Paulo no horário eleitoral. De acordo com o levantamento, 69% consideraram que a propaganda política de Serra é ótima ou boa. Somente 5% disseram que ela é ruim ou péssima.

No caso de Marta, 64% elogiaram a propaganda eleitoral e 13% disseram que é ruim ou péssima.

O programa de Paulo Maluf é considerado o pior pelos eleitores: 31% o avaliaram como ruim ou péssimo e 43%, como ótimo ou bom. A propaganda de Luiza Erundina, candidata pelo PSB, é regular para 39% dos entrevistados e ótima ou boa para 40%.

‘Esses resultados refletem o índice de rejeição. Há uma propensão do total do eleitorado de avaliar como melhor o programa de quem tem menor rejeição. A avaliação da propaganda também reflete a imagem que cada eleitor faz dos candidatos’, avalia Mauro Paulino, 43, diretor do Datafolha.

Os números da pesquisa fazem eco à afirmação. Entre os eleitores de Serra, 47% disseram que o programa de Marta é ótimo ou bom. No grupo dos que dizem votar na prefeita, 61% avaliaram a propaganda do tucano como ótima ou boa. Já no eleitorado de Maluf, 27% elogiaram o programa da petista e 37%, o de Serra.

Foco

Em suas quatro aparições na TV, Marta Suplicy tem limitado os temas de sua administração a três: CEU (Centro Educacional Unificado), bilhete único e saúde, na qual admite que não fez o suficiente. No programa de quarta-feira, prometeu criar o CEU Saúde, além de destacar que seu secretário da Saúde, Gonzalo Vecina, trabalhou com Serra.

José Serra explora o seu currículo de ex-ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso e aproveita para criticar esse que considera um dos pontos mais frágeis de sua adversária. Não faltam citações a obras do governo do Estado nem aparições do governador Geraldo Alckmin.

O candidato tucano enfatiza que irá integrar o bilhete único ao metrô e ao trem.Paulo Maluf tem prometido na campanha retomar antigos projetos, como o Cingapura, o Leve-Leite e o PAS (Plano de Atendimento à Saúde), que sofreu denúncias de irregularidades.

Já a candidata Luiza Erundina divide seu tempo na TV com seu candidato a vice, Michel Temer (PMDB) -ela é a única candidata a ceder espaço para o vice na TV.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem