Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Época

‘Evandro Mesquita sempre foi um artista completo. Revelação como ator na década de 70, no grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone, adentrou os anos 80 como cantor e compositor das divertidas músicas da Blitz, uma das bandas de maior sucesso do rock brasileiro. Fora dos quadros fixos na televisão, Mesquita aproveita a fase free – como costuma dizer – para se ocupar com o desafio de reinventar sua imagem em participações bastante especiais. Zorra Total, A Diarista, Sob Nova Direção, A Grande Família, Casseta e Planeta – absolutamente todos os humorísticos que estão no ar atualmente na Globo já contaram com sua contribuição. Era figurinha fácil também em Sexo Frágil e Os Normais.

‘Cada programa tem sua peculiaridade e é um desafio dar meu tom, meu humor, a esses diferentes mundos’, diz Mesquita, conhecido entre os diretores pela versatilidade. ‘Quando podemos contar com ele, sabemos que a cena vai ficar melhor. É o Hugh Grant brasileiro, o cara bonito que não tem medo de fazer papel ridículo’, conta o diretor José Alvarenga Junior, que já o chamou para atuar em A Diarista e Os Normais. Além de Alvarenga, os diretores Guel Arraes, João Falcão e Jorge Furtado são seus principais parceiros.

Convites para participações não vêm apenas dos diretores. A atriz Cláudia Rodrigues é uma das que mais pedem Mesquita em cena. ‘Contracenar com ele é muito fácil’, derrete-se a atriz, amiga. ‘Além disso, todo mundo quer envelhecer como ele’, completa, ressaltando o mérito de o colega chegar aos 53 anos com o jeitão de garoto carioca dos tempos do Asdrúbal.

As participações não se restringem à televisão. No cinema, Evandro roubou a cena como o apresentador Fúlvio em O Diabo a Quatro, de Alice de Andrade, e aparecerá em pequenos papéis nos filmes Os Oito por Cento, de Nelson Pereira dos Santos, e Um Lobisomem na Amazônia, de Ivan Cardoso.

Apesar do sucesso nas pontas, o ciclo de convidado muito especial está no fim, pelo menos por enquanto. ‘O melhor papel mesmo é o principal, não é?’, diz o ator, aos risos. Ele lança o filme Coisa de Mulher no início de setembro e levou para São Paulo sua peça Os Segredos do Pênis, sucesso na temporada carioca. Em ambos, é o protagonista. Além disso, começa em poucos dias as gravações de Bang Bang, de Mário Prata, a próxima novela das 7, como o pistoleiro Billy The Kid. A banda Blitz voltou à ativa e vai gravar um DVD neste ano. O grupo contará com participações de primeira, como Frejat, do Barão Vermelho, Tony Garrido, do Cidade Negra, e Chorão, do Charlie Brown Jr. E, desta vez, é Evandro Mesquita quem convida.’



JORNAL NACIONAL
Daniel Castro

‘‘Jornal Nacional’ será itinerante em 2006’, copyright Folha de S. Paulo, 22/08/05

‘O ‘Jornal Nacional’ será itinerante entre julho e outubro de 2006, na cobertura da Globo das eleições para presidente e governadores. Nesse período, o telejornal terá um ciclo de reportagens sobre problemas regionais e será parcialmente ancorado de cada uma das cinco regiões do país em duas ocasiões diferentes.

Os apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes farão um revezamento. A cada semana, um deles viajará para uma região. O outro ficará nos estúdios da Globo no Rio, ancorando de lá parte do telejornal.

O âncora que viajar também fará uma reportagem sobre a região. Na segunda-feira, ele entrará ao vivo de um local público representativo do Estado em que estiver. De lá, apresentará a própria reportagem, as de correspondentes de outros Estados da região e todo o material de eleições do dia.

A princípio, só a edição de segunda-feira será ancorada na região visitada. Haverá um trailer para que o âncora se desloque com maior conforto.

O ‘JN’ itinerante é a principal novidade no plano de cobertura das eleições de 2006, fechado na última quinta em reunião dos principais diretores e editores-chefes do jornalismo da Globo.

Como em 2002, a cobertura da Globo em 2006 terá ainda debates no primeiro e segundo turnos, entrevistas em estúdio com os principais candidatos e séries de reportagens especiais.

OUTRO CANAL

Ela é carioca As cenas da primeira noite de amor de Glauco (Edson Celulari) e Lurdinha (Cléo Pires), em ‘América’, desbancaram os trechos de depoimentos às CPIs na preferência dos usuários do serviço de vídeo pela internet da Globo.com. Tiveram 200 mil acessos na última quinta. São, até agora, as recordistas de agosto.

Anel 1 O SBT já escolheu os dez ‘candidatos’ (cinco homens e cinco mulheres) do ‘reality show’ ‘Casamento À Moda Antiga’, que deve estrear no final de setembro. Hoje, eles gravam chamadas que aparecerão no ar a partir de amanhã.

Anel 2 Nas chamadas, os ‘candidatos’ se apresentarão e convidarão interessados em casar com eles para se inscreverem no programa, tornando-se ‘pretendentes’. Os ‘pretendentes’ serão pré-selecionados pelas famílias dos ‘candidatos’. O público escolherá quem será o ‘noivo’ ou ‘noiva’ de cada um.

Comédia Stephan Nercessian e Iara Jamra farão participação especial em ‘A Lua me Disse’. Ele será mais um namorado virtual de Ademilde (Arlete Salles) e ela, sua mulher ciumenta.

Olhar O Futura, canal educativo da Globo, gravou na África quatro edições do ‘Globo Ecologia’ que irão ao ar em setembro. A série promete mostrar uma visão alternativa do meio ambiente africano.’



MTV
Keila Jimenez

‘MTV estréia nova animação’, copyright O Estado de S. Paulo, 22/08/05

‘A MTV estréia amanhã, às 23 horas, mais um fruto de departamento de animação – sim, há um setor assim batizado no canal da música -, o desenho Fudêncio e Seus Amigos. Pelo nome já é possível sentir que o protagonista não é exatamente o que se pode chamar de politicamente correto, pelo contrário, é um garoto punk, sádico e sem-vergonha. Detalhe: seus amigos são piores.

Fudêncio nasceu nas mãos de João Gordo. Era um boneco de plástico todo maltratado e com tachinhas na cabeça que acompanha o VJ em algumas de suas atrações.

‘Sabíamos que o personagem tinha potencial, então investimos na criação de uma historinha’, fala o diretor de Programação da MTV, Zico Góes. ‘É um moleque escrotinho que sacaneia todo mundo e tem uma turma tão encrenqueira quanto ele.’ Algo no clima do escatológico South Park.

A nova animação partiu do sucesso do primeiro produto do gênero na emissora, Mega Liga de VJs Paladinos, que estreou em 2003. A animação tem patrocinador e pode até virar filme. ‘Com o sucesso da Mega Liga criamos um departamento de animação, e, logo podem sair outros produtos’, fala Góes.

Fudêncio e Seus Amigos terá inicialmente oito episódios, de 30 minutos cada um. O cenário da trama é a escola José Mojica Marins (o Zé do Caixão). E Fudêncio não fala, só emite o som ‘mimimii…’

‘Fudêncio não é tão mau assim, seus amigos são piores. Tem um doentinho chamado Safeno que é terrível e tem também o Zé Maria, um menino que se veste de menina’, conta Góes.’