Terça-feira, 23 de Maio de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº942

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 3 E 4/02

Folha de S. Paulo

06/02/2007 na edição 419

MÍDIA & RELIGIÃO
Lilian Christofoletti

Filhos de casal da Renascer são investigados

‘Apontados como funcionários fantasmas, dois filhos e um genro do casal Estevam e Sonia Hernandes, fundadores da igreja Renascer em Cristo, estão sob investigação na Corregedoria da Assembléia Legislativa de São Paulo.

O filho mais velho do casal, Felippe Daniel Hernandes, conhecido nos programas de TV da Renascer como bispo Tide, foi nomeado assessor técnico do deputado estadual Geraldo Tenuta (PFL), o bispo Gê, em junho de 2004.

Permaneceu apenas oito meses no cargo de confiança, período em que embolsou aproximadamente de R$ 61 mil em salários, além de gratificações.

O bispo Tide nunca trabalhou na Assembléia, afirmaram funcionários da Casa, lotados em gabinetes vizinhos.

Os servidores dizem ainda desconhecer a filha dos fundadores da Renascer, Fernanda Hernandes Rasmussen, que, segundo o Diário Oficial, trabalhou no gabinete do bispo Gê, de fevereiro de 2005 a setembro de 2006. Ela tinha um salário de R$ 5.754.

O marido dela, o ex-modelo Douglas Adriano Rasmussen, apesar de ainda estar lotado no gabinete do deputado, é outro desconhecido. Rasmussen foi nomeado em março de 2003 e recebe salário de R$ 7.412.

Os três trabalham diariamente na TV Gospel, controlada pela Renascer.

O corregedor da Assembléia Legislativa, deputado Romeu Tuma (PMDB), enviou ontem um ofício ao bispo Gê pedindo explicações sobre os supostos funcionários fantasmas.

Após uma sindicância, Tuma poderá encaminhar o caso para o Ministério Público ou para o conselho de ética.

O bispo Gê não foi localizado ontem pela reportagem. O gabinete dele na Assembléia Legislativa permaneceu trancado e vazio durante todo o dia. O celular do parlamentar estava desligado.

O advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, que defende a família Hernandes no Brasil, afirmou que irá se manifestar apenas depois de estudar o caso.

Sem sigilo

Ontem, o Gaeco, grupo especial de investigação do Ministério Público de São Paulo, pediu ao juiz Paulo Rossi, da 1ª Vara Criminal, o fim do sigilo decretado no processo criminal.

Segundo a Promotoria, o segredo tem inviabilizado a colaboração de outros organismos na investigação, como da Receita Federal.

Estevam, Sonia, os dois filhos, o genro e outras três pessoas respondem na Justiça pelos crimes de lavagem de dinheiro e de estelionato praticado por quadrilha criminosa.

Neste processo, o juiz decretou a prisão preventiva do casal, que está preso nos Estados Unidos desde o dia 9 de janeiro, quando tentaram entrar em território norte-americano com dólares não declarados no setor de alfândega daquele país.

Hoje os dois estão em prisão domiciliar e são vigiados 24 horas de forma eletrônica por meio de um chip preso ao tornozelo. Não podem sair da casa deles em Boca Ratón, Flórida -que está bloqueada pela Justiça brasileira.

D’Urso afirmou que não concorda com o fim do sigilo do processo.

‘Depois de todo esse elenco de provas os promotores querem derrubar o sigilo? Não tem sentido. Agora é que se justifica o sigilo. A vida privada do casal deve ser respeitada’, afirmou.

O advogado recorreu ontem ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedindo a suspensão, em caráter liminar (urgente e provisório), da ordem de prisão preventiva decretada contra seus clientes.’



INTERNET
Folha de S. Paulo

Viacom pede retirada de 100 mil vídeos do YouTube

‘A Viacom, dona de canais de TV como MTV e Nickelodeon e do estúdio de cinema Paramount, exigiu que o YouTube, remova de seu site mais de 100 mil vídeos cuja exibição não foi autorizada.

A medida foi tomada depois que as duas empresas não chegaram, após meses de negociação, a um acordo sobre a divulgação do material da Viacom no site comprado pelo Google por US$ 1,65 bilhão em outubro do ano passado.

Com certa freqüência, os vídeos da Viacom aparecem entre os mais vistos do YouTube. No entanto, a empresa não recebe um centavo de direitos autorais pelo uso de seu material.

Em comunicado divulgado ontem, a Viacom afirmou que o YouTube não está disposto a fechar ‘um acordo de mercado justo’ para disponibilizar o conteúdo da Viacom a seus usuários.

‘Ordenamos que o YouTube retire todos os conteúdos que pudemos identificar como material da Viacom protegido por direitos autorais’, disse Carl Folta, porta-voz da companhia. O YouTube não começou a utilizar um software para bloquear vídeos não-autorizados, medida que o site havia prometido tomar, afirmou a Viacom.

O YouTube já anunciou que irá retirar de seu site os vídeos solicitados pela proprietária da Nickelodeon. ‘É triste que a Viacom não poderá mais se beneficiar do público apaixonado do YouTube, que ajudou a promover vários programas da Viacom’, afirmou um representante do site de vídeos ao ‘Wall Street Journal’.

O conflito ressalta o desafio que o YouTube enfrenta por parte das empresas de mídia, para quem o site do Google está arrebanhando usuários por meio de conteúdos que não pagou para usar.

O Google disse, quando comprou o YouTube, que reservou mais de US$ 200 milhões em papéis envolvidos na aquisição para se proteger contra ações judiciais.

O YouTube assinou acordos com várias empresas para divulgação de seus vídeos, como as redes de TV CBS e NBC. Porém, ela ainda enfrenta uma série de problemas. Na semana passada, ela foi intimada na Justiça pela Fox a identificar quem enviou ao site cópias piratas de episódios dos seriados ‘Os Simpsons’ e ‘24 Horas’.

Em novembro, a associação japonesa de autores pediu para que fossem retirados do site cerca de 30 mil vídeos. Com agências internacionais’



TV PAGA
Marcelo Sakate

Net aposta na convergência e ampliará a oferta de serviços

‘A Net Serviços, maior operadora de TV por assinatura do país, planeja elevar, até março, de 19 para 43 o número de cidades cobertas pelo chamado ‘triple play’ (serviços de telefonia, banda larga e TV paga). Será seu principal investimento no ano.

É uma decisão que se insere no movimento de convergência dos serviços oferecidos sob uma plataforma.

Estão previstos R$ 300 milhões para a ampliação, dos quais R$ 126 milhões já desembolsados. Em 2007, a empresa estima investir um total de R$ 650 milhões.

Em 2006, a Net registrou lucro líqüido de R$ 81,9 milhões, com queda de 34,8% ante 2005. O valor, porém, foi influenciado negativamente por um efeito fiscal derivado da incorporação de subsidiárias ao longo do ano, disse Francisco Valim, presidente da Net Serviços.

Na comparação do lucro líqüido antes de Imposto de Renda, houve alta de 60,2%.

A convergência de serviços já proporciona ganhos. ‘O mercado de TV paga, combinado com outras ofertas [banda larga e telefonia], consegue crescer mais.’

A empresa registrou expansão de 18% no segmento de TV paga ante 2005, com 1,812 milhão de assinantes.

O crescimento maior, no entanto, foi alcançado pelo serviço de banda larga, cuja base de assinantes quase dobrou (98,4%) no ano passado, para 727 mil pessoas.

Já o serviço de telefonia, lançado em março, terminou com 182 mil assinantes.’



TELEVISÃO
Daniel Castro

SBT cai e Record já é vice no Ibope o dia todo

‘A Record fechou janeiro com uma média diária de sete pontos na Grande São Paulo e pela primeira vez dividiu a vice-liderança no Ibope com o SBT durante todo o dia (das 7h à 0h).

Há exatamente um ano, a Record compartilhou com o SBT pela primeira vez a vice-liderança no horário nobre (das 18h à 0h). Depois, continuou crescendo e se isolou no segundo lugar na faixa de horário mais importante da TV.

Em janeiro de 2006, Record e SBT registraram média de oito pontos no horário nobre. Um ano depois, o placar foi de dez para a Record e sete para o SBT.

Na média de todo o dia, a rede de Edir Macedo tinha cinco pontos em janeiro de 2006, contra oito da decadente e anárquica TV de Silvio Santos. A Record, no entanto, continua atrás do SBT nas faixas matutina (quatro a seis) e vespertina (cinco a sete), nas quais também vem crescendo.

No SBT, a vice-liderança da Record ainda é contestada. Para tanto, a rede aboliu o arredondamento de números. Segundo os dados do SBT, a Record teve 6,67 pontos em janeiro, dois centésimos a menos do que a rede de Silvio Santos (6,69), uma diferença de pouco mais de 1.000 domicílios.

A Globo, que tinha 21 pontos de média diária em janeiro de 2006, caiu para 20 no último mês. A Band se manteve nos dois pontos diários, mesma média da Rede TV!, que tinha um ponto um ano atrás.

EFEITOS ESPECIAIS Um dia depois de ter seu programa retirado do ar no SBT, Carlos Massa, o Ratinho, foi visto almoçando com Marcelo Parada, vice-presidente da Band. No mesmo dia, quinta-feira, o seu ‘Jornal da Massa’ voltou a ser exibido por Silvio Santos, mas em novo horário, às 21h45. A atração mundo-cão só ficou fora do ar um único dia.

NAMORO ANTIGO Na Band, há quem acredite que desta vez é possível a ida de Ratinho para a emissora. Haveria uma vaga para apresentador popular desde a semana passada, quando os programas de Gilberto Barros foram extintos.

DESAFINADO A gota d’água para o fim dos programas de Barros foi o fato de o apresentador usá-los para se divulgar como cantor.

BALANÇO Maior operadora de TV paga do país, a Net Serviços encerrou 2006 com um total de 1,812 milhão de assinantes, um crescimento de 17,6% em relação a 2005. O número de usuários de seu serviço de banda larga dobrou, atingindo 727 mil. E seu serviço de telefonia via TV a cabo, lançado em março, fechou o ano com 182 mil assinantes.

BOCA SUJA De Pedro Bial, dando um pito nos participantes de ‘Big Brother Brasil 7’: ‘Acho que nem no banheiro de casa vocês falam tanto palavrão. Estão vulgarizando um um recurso de expressão que tem hora para ser usado. Pode falar palavrão, tudo bem. Mas pensem nisso, o jeito de a gente se expressar enriquece o que gente quer dizer, pode assim nos aproximar do que a gente quer, porra!’.’

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Terra Magazine

Veja

Comunique-se

Direto da Redação

Último Segundo

Blog do Reinaldo Azevedo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem