Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 3 E 4/03

Folha de S. Paulo

06/03/2007 na edição 423

ISTOÉ EM CRISE
Guilherme Barros

Banqueiro Daniel Dantas compra 51% da ‘IstoÉ’

‘O banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, fechou ontem a compra de 51% da Editora Três, do empresário Domingo Alzugaray. O negócio deve ser assinado até a a próxima terça-feira, quando a Editora Três, que publica a revista ‘IstoÉ’, irá fazer um comunicado oficial do negócio.

Dantas disputou a compra da Três com o empresário Nelson Tanure, do ‘Jornal do Brasil’, e com os grupos Bandeirantes/ Camargo Comunicações. Depois de cerca de três meses de negociações, Alzugaray preferiu a proposta de Dantas.

Nos dois últimos dias, a TV Record, do bispo Edir Macedo, ainda tentou fazer uma proposta para a compra da editora, mas Alzugaray considerou o lance inviável.

Os detalhes e os valores da operação de transferência de controle da Editora Três para o Opportunity ainda não são conhecidos, tampouco qual será o papel da família Alzugaray no novo grupo.

Assim que o negócio for oficializado, e a expectativa é que isso ocorra depois de amanhã, ficou acertado que Dantas irá regularizar os salários atrasados dos funcionários da Três. Segundo apurou a Folha, já está tudo certo para serem feitos os depósitos para o pagamento da folha salarial dos trabalhadores na segunda-feira.

Desde o início desta semana, a maioria dos jornalistas da Editora Três encontra-se em estado de greve. Ela pode ser efetivada caso a operação não seja concluída até a próxima segunda-feira.

Manifesto

Ontem à tarde, os funcionários da Editora Três distribuíram manifesto público pedindo a finalização das negociações que envolvem a transferência do controle da companhia o mais rápido possível. No documento, os funcionários ameaçam cruzar os braços.

Durante a semana, Domingo Alzugaray se reuniu com os jornalistas da Três e anunciou que a venda da editora era questão de dias.’



FSP PREMIADA
Folha de S. Paulo

Folha ganha nove prêmios de design

‘A Folha recebeu nove prêmios de excelência gráfica na 28ª edição do Best Newspaper Design -O Melhor do Design de Jornais- por páginas publicadas no ano passado.

A competição é promovida desde 1979 pela Society for News Design (SND), entidade internacional com sede nos Estados Unidos que congrega cerca de 2.600 profissionais de desenho gráfico de jornais em mais de 50 países.

O jornal já havia sido premiado em outras sete ocasiões (1991, 1995, 1997, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), mas esse é o maior número de distinções obtidas pela Folha em um mesmo concurso -o mais importante da categoria.

Na edição deste ano, na qual concorreram 351 publicações de dezenas de países, os jornais brasileiros receberam ao todo 22 prêmios. Além dos nove concedidos à Folha, o ‘Estado de Minas’ recebeu seis, o ‘Correio Braziliense’, quatro, ‘O Globo’, dois, e ‘O Dia’, um.

‘As páginas selecionadas premiam a nossa constante preocupação com a harmonia entre conteúdo e forma. Informações bem apuradas, unidas a fotografias bem escolhidas e um trabalho gráfico de qualidade certamente tornam a leitura mais atraente’, disse Fábio Marra, editor de Arte da Folha.

De acordo com o júri, os jornais mais bem desenhados do mundo foram Äripäev (Estônia), ‘El Economista’ (Espanha), ‘Frankfurter Allgemeine’ (Alemanha) e ‘Politiken’ (Dinamarca). Os veículos impressos que mais receberam prêmios na 28ª edição foram: ‘The New York Times’, ‘Los Angeles Times’, ‘Excelsior’, ‘Hartford Courant’, ‘San Jose Mercury News’, ‘The Boston Globe’, ‘The South Florida Sun-Sentinel’, ‘La Presse’, ‘The (Cleveland) Plain-Dealer’ e ‘El Mundo’.’



INTERNET
Folha de S. Paulo

YouTube faz acordo com BBC para a veiculação de vídeos

‘Em um novo passo para se aproximar dos meios de comunicação tradicionais, o YouTube fez um acordo com a BBC para colocar no site de vídeos material produzido pela rede de TV pública do Reino Unido.

Pelo acordo, a rede britânica terá três canais no YouTube: dois de entretenimento e um de notícias. No site, será possível assistir a clipes do noticiário e de séries produzidas pela BBC, além de material exclusivo para o YouTube de programas como ‘Doctor Who’ e ‘Life on Mars’.

A parceria não é exclusiva, o que significa, na prática, que a BBC pode divulgar seu material em outros sites. Os valores do acordo não foram divulgados.

As páginas com os vídeos da TV britânica terão publicidade nas laterais, como ocorre normalmente no YouTube, porém a propaganda não será vista por usuários que acessam a internet do Reino Unido.

O YouTube tem buscado nos últimos meses fazer acordos com várias redes de TV, como o realizado com a americana NBC. A intenção é garantir material dessas emissoras e escapar de processos por violação de direitos autorais, já que muitos usuários colocam vídeos não-autorizados pelas TVs.

A BBC, no entanto, já afirmou que continuará a discutir com o YouTube para que retire vários vídeos de programas produzidos por ela, como os da série ‘The Office’.

Com agências internacionais’

***

YouTube faturou menos de 1% de valor de venda

‘DA BLOOMBERG – O YouTube, comprado no ano passado pelo Google, registrou vendas correspondentes a cerca de US$ 15 milhões em 2006, o que significa que a empresa pagou mais de cem vezes o valor da receita anual do site de compartilhamento de vídeos quando o adquiriu, de acordo com o analista Robert Peck, do Bear Stearns.

O Google, que opera a ferramenta de busca mais utilizada da internet, comprou o YouTube em novembro do ano passado com ações que valiam na época US$ 1,65 bilhão.

A intenção do Google foi alimentar o crescimento de sua receita publicitária on-line em formato de vídeo. As ações do Google são negociadas a um valor correspondente a cerca de 20 vezes suas vendas anuais, disse ontem Peck em nota enviada a clientes.’



TELEVISÃO
Daniel Castro

SBT cai em golpe de filmes de Van Damme

‘O SBT ‘comprou’ um pacote de filmes de ação estrelados pelo ator Jean-Claude Van Damme cujos direitos de exibição pertencem à Record e à Globo.

A emissora chegou a anunciar em seu site durante esta semana a exibição, amanhã à noite, de ‘Soldado Universal’, mesma atração da Record na sessão ‘Tela Máxima’, também amanhã à noite (21h).

‘Soldado Universal’, de 1992, é distribuído pela Universal Studios, que tem contrato de exclusividade com a Record. Anteontem, a distribuidora notificou o SBT de que a emissora não pode exibir o longa-metragem. O SBT suspendeu o anúncio da apresentação do filme.

‘O SBT caiu no conto do vigário’, afirma Denise Assumpção, gerente-geral da Universal Studios no Brasil.

Segundo Denise, o SBT ‘comprou’ o pacote de filmes de um empresário chileno. Nesse pacote, haveria ainda outros dois longas de Van Damme que são distribuídos pela Sony e cujos direitos foram adquiridos pela Globo. Antes de fazê-lo ao SBT, o chileno teria oferecido o pacote a outras emissoras, inclusive à própria Record.

A Folha não conseguiu localizar o suposto golpista. No SBT, ninguém quis comentar o assunto. Os executivos da emissora estão proibidos de falar com jornalistas. O departamento que atendia a jornalistas e divulgava a programação foi extinto por Silvio Santos no início de dezembro.

AO VIVO 1 A Globo teve que correr para conseguir gravar todo o último capítulo de ‘Páginas da Vida’. As gravações só terminaram ontem, por volta das 13h. Foram mobilizadas cinco frentes de gravações simultâneas. Até profissionais de outras produções foram convocados para ajudarem nos trabalhos.

AO VIVO 2 A correria, aliás, foi uma marca da novela, devido aos atrasos na entrega de textos. Isso afetou o ‘padrão Globo de qualidade’. Na semana passada, foi ao ar um parto em que o bebê não tinha cordão umbilical.

VICE-LÍDER Uma pesquisa da Globo mostra que o São Paulo passou o Palmeiras entre os times paulistas que mais dão audiência. O campeão é o Corinthians.

PRIVILÉGIO A Band vai exibir apenas no Rio de Janeiro o programa de Rosinha Matheus, ex-governadora do Estado, que estréia dia 17. A emissora afirma que não se trata de horário comprado.

MULTIMÍDIA A Fox passará a distribuir no Brasil conteúdo para internet e telefone celular. Nos EUA, já são produzidos episódios das séries ‘24 Horas’, ‘Lost’ e ‘The Office’ exclusivos para essas duas mídias.

SEXO LATINO A série de animação ‘City Hunters’ será uma das novidades da programação que estréia em abril no canal pago Fox. A produção trata da ‘arte da conquista feminina’ e tem inspiração nos desenhos do italiano Milo Manara. Foi realizada em Buenos Aires.’

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Diário do Nordeste

Veja

Comunique-se

Direto da Redação

Último Segundo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem