Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1058
Menu

ENTRE ASPAS >

Folha de S. Paulo

27/10/2009 na edição 561

QUESTÃO AGRÁRIA
Folha de S. Paulo

71 intelectuais criticam mídia sobre CPI do MST

"Em reação ao que chamam de ‘criminalização do MST’, um grupo de 71 intelectuais brasileiros e estrangeiros divulgou ontem um manifesto condenando a cobertura da mídia sobre o movimento.

Mencionando a invasão de uma fazenda no interior de São Paulo no início deste mês, o texto diz que a mídia foi ‘taxativa em classificar a derrubada de alguns pés de laranja como atos de vandalismo’.

Assinam o documento, entre outros, o crítico literário Antonio Candido, o economista Plínio de Arruda Sampaio, o sociólogo Paulo Arantes, o escritor Luis Fernando Veríssimo e o filósofo Paulo Arantes. O manifesto também teve adesão do sociológo português Boaventura de Souza Santos e do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Além de acusar redes de televisão de omitir informação sobre as terras da Cutrale serem públicas, o documento diz que o objetivo do movimento de criminalização é barrar a revisão dos índices de produtividade prometida pelo governo federal.

O texto afirma que a medida ameaçaria o interesse de grandes produtores, ao tornar disponíveis para a reforma agrária terras que eles dizem ser produtivas.

O texto também condena o recolhimento de assinaturas, nesta semana, para criar a CPI do MST no Congresso. Diz que, junto com a cobertura midiática, a iniciativa objetiva bloquear a reforma agrária.

O texto cita números do IBGE que mostram aumento na concentração de terras e da Comissão Pastoral da Terra que denunciam crescimento da violência contra sem-terra neste ano. Por fim, convoca setores a se engajarem para lutar com o MST."

 

TELEVISÃO
Bruna Bittencourt

Série registra estilistas criando novas coleções

"Saem as passarelas, entram os croquis, as linhas e as agulhas. Com estreia no próximo dia 13, no GNT, a série ‘Peça Piloto’ registra o processo criativo de oito estilistas -Amapô, Fernanda Yamamoto, Gêmeas, Homem de Barro, Maria Garcia, Simone Nunes, Têca e Wilson Ranieri-, todos nomes jovens e em ascensão na moda brasileira.

‘A gente queria focar o que move essas estilistas, o que faz elas criarem’, diz Gustavo Scofano, 25, um dos cinco diretores do programa. ‘Nós mostramos o ‘background’ desses estilistas, onde eles produzem’, afirma Tiago Worcman, 34, coordenador de conteúdo do GNT. ‘Falar de moda parece abstrato e a ideia é mostrar que não. É contar como essas pessoas têm suas ideias.’

Cada um dos oito episódios, com meia hora de duração, se dedicará ao trabalho de um estilista do ponto de partida da criação da próxima coleção até um editorial de moda, produzido e fotografado para o programa. O ensaio, que fecha cada episódio, exibirá três modelos criados por cada um dos designers. As peças, segundo Scofano, adiantarão a proposta da próxima coleção e poderão fazer parte dela.

Como o programa deve ser concluído em dezembro, os diretores não puderam acompanhar a exibição da coleção desses estilistas em janeiro. Dos oito nomes, quatro exibem suas coleções na São Paulo Fashion Week, três no Fashion Rio e um na Casa dos Criadores.

‘Queríamos mostrar marcas que agradassem a gente e que fossem estabelecidas’, diz Scofano.

Os cinco diretores, estreantes na TV, trabalharam em duplas. Cada uma delas passou três semanas com cada designer, acompanhando também o cotidiano, a fim de registrar o que inspira esses estilistas. ‘As Gêmeas são supernoturnas. Fomos com elas à D-Edge [clube noturno em São Paulo], onde elas tocam. A Simone Nunes teve filho há pouco tempo e a acompanhamos em uma festa infantil. Com a Têca, fomos para Natal, onde ela desenha sua coleção.’

O formato lembra ‘Nomes da Moda’, série exibida no ano passado pelo canal pago Fashion TV, que perfilou alguns dos nomes consagrados da moda brasileira. Para Scofano, o diferencial de ‘Peça Piloto’ em relação aos vários programas de moda que são exibidos pela TV paga é não focar na figura do estilista. ‘Todo mundo fala de moda agora. Existe um monte de programas, mas parece que é sempre a mesma coisa, voltado ao final do processo, desfile, glamour. A ideia era abarcar o processo todo.’

PEÇA PILOTO

Quando: estreia dia 13/11; sextas, às 23h30; no GNT

Classificação indicativa: livre"

 

Folha de S. Paulo

Celebridades participam de ‘Gossip Girl’

"A terceira temporada de ‘Gossip Girl’, que estreia amanhã, às 23h, no canal pago Warner Channel, vai contar com várias participações especiais.

A primeira delas é a da atriz e cantora Hillary Duff, que surgirá na pele de Olivia Burke, uma estrela do cinema que decide estudar na Universidade de Nova York. Segundo informações do site IMDB, a participação dela será relativamente longa: Duff estará em pelo menos sete episódios.

Outra que estará na série é a modelo e apresentadora do ‘America’s Next Top Model’ Tyra Banks. Ela interpretará a personagem Ursula Nyquist, e sua aparição na ficção deve acontecer no quarto episódio."

 

Avião de ‘Lost’ pode cair em ‘Desperate’

"Depois de um tornado destruir a rua e matar personagem em ‘Desperate Housewives’, as donas de casa enfrentarão novo desastre: a queda de um avião -possivelmente, o mesmo de ‘Lost’.

Segundo o site do canal E!, fonte da emissora americana ABC afirma que os personagens de uma série não devem ir para a outra, mas a coincidência funcionará como um ‘ovo de Páscoa’: apenas uma pequena surpresa para os fãs de ‘Lost’ encontrarem.

Ao colunista do site da revista norte-americana ‘Entertainment Weekly’ Michael Ausiello, o criador da série Marc Cherry confirmou que o acidente acontecerá, mas apaziguou os fãs: ‘Nenhum personagem muito importante vai morrer’."

 

PUBLICIDADE
Mônica bergamo

Ressaca

"O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou que a cervejaria Itaipava retire das ruas do Rio outdoors em que diz que a cerveja combina com a cidade e com itens como ‘descontração’, ‘emoção’ e ‘futebol’, ilustrados por pontos turísticos como praias e o Maracanã. As peças infringem as regras do órgão, segundo as quais anúncios de cerveja em mídia exterior devem conter apenas a foto e o slogan do produto. A Itaipava vai recorrer."

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem