Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Gerusa Marques

‘A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou ontem que vai poder fiscalizar simultaneamente o conteúdo das rádios e TVs de todas as 27 capitais. Foi inaugurada ontem em Fortaleza, ceará, a Rede Nacional de Radiovideometria (RNR), que reúne 27 plataformas e, segundo nota da agência, ‘tem como principal finalidade o controle de conteúdo’.

A rede permitirá monitorar o espectro de radiofreqüência de rádios e estações de TV aberta e por assinatura. Além de identificar rádios clandestinas, terá capacidade de gravar e armazenar qualquer tipo de conteúdo veiculado pelas estações em operação no território nacional.

A estrutura montada pela Anatel permitiria até, segundo a nota, monitorar a internet, se houvesse legislação específica sobre ela no Brasil. ‘Estamos olhando para a frente e atentos à importância que a convergência multimídia passa a representar para as telecomunicações’, disse o presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller, por intermédio de sua assessoria.

A RNR conclui uma estrutura que começou a ser montada em 2001 e desde o início deste ano vinha operando em caráter experimental. ‘A Anatel não controla conteúdo. Ela simplesmente acompanha a grade de programação das emissoras e fornece subsídios para a atuação do Ministério das Comunicações’, explicaram assessores.

Polêmica – O anúncio da Anatel ocorre em meio à polêmica sobre a criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav) – opositores da idéia acusam o governo de querer controlar a programação de audiovisual e consideram que o projeto da Ancinav é autoritário e tem viés de dirigismo cultural. Ontem, a Anatel negou que o RNR tenha relação com a Ancinav. Segundo sua assessoria, a Anatel ‘não está fazendo nada além do que já fazia’.

As informações levantadas pela Anatel são repassadas para o Ministério das Comunicações, que fiscaliza as obrigações legais e regulatórias dos radiodifusores. Antes, o monitoramento era manual, com uso de operador e gravadores para cada canal ou programa monitorado. Agora, a gravação e a contagem de tempo são automáticas, bastando o servidor classificar o conteúdo e agendar o horário.

Com o sistema ficará mais fácil checar, por exemplo, o cumprimento pelas rádios da obrigação de veicular o programa Voz do Brasil, além de saber os porcentuais de veiculação de publicidade, noticiários e programas políticos.

Os conteúdos gravados, segundo a Anatel, poderão ser obtidos por órgãos governamentais, como a Justiça Eleitoral, por meio de convênios. A gravação da programação das emissoras também pode beneficiar órgãos de defesa do consumidor, se for usada para identificar, por exemplo, propagandas enganosas e abusivas.

Prorrogação – O Ministério da Cultura anunciou que vai prorrogar até dia 22 a consulta pública do projeto da Ancinav.

Segundo o secretário do Audiovisual do ministério, Orlando Senna, muitas pessoas e instituições pediram mais tempo para analisar o projeto. ‘A intenção é oferecer todas as condições para que as diferentes manifestações possam ser feitas’, explicou, contando que o ministério já recebeu quase 200 sugestões.

O Conselho Superior de Cinema deve enviar o projeto final ao Congresso em 6 de novembro. O Conselho se reunirá terça-feira para discutir o texto.’



XUXA NO CINEMA
Beatriz Coelho Silva

‘Pasquim vira herói de Xuxa no cinema’, copyright O Estado de S. Paulo, 11/09/04

‘O ator Marcos Pasquim volta de férias seis meses depois de deixar o herói Esteban, de Kubanakan, e não pretende abandonar o público infantil tão cedo.

Ele estrela o próximo filme de Xuxa – ela será uma bióloga e ele, seu ex-marido, que tenta reconquistá-la. ‘Mas eu não conto para não revelar a história do filme’, diz. ‘É ótimo trabalhar com a Xuxa, o Diller (Andrade, diretor da rainha dos baixinhos no cinema) e para o público infantil. É a platéia do futuro e precisamos cativá-la.’

Enquanto o filme não vem, Pasquim descansa carregando pedras. Fez o galã de Piti em Sob Nova Direção, contracenou com Denise Fraga no Fantástico e vinha gravando, até a semana passada, o episódio de Linha Direta/Justiça sobre o crime da Ladeira Sacopã, ainda sem data de exibição. ‘Em outubro estréio no teatro um texto de Bosco Brasil, Os Coveiros, com André Mattos (o D. João VI de ‘O Quinto dos Infernos’)’, adianta. ‘Começaremos no interior para chegar ao Rio e a São Paulo com o espetáculo enxutinho.’’



CASA DOS ARTISTAS
Keila Jimenez

‘Vencedor de ‘Casa’ já tem destino certo’, copyright O Estado de S. Paulo, 10/09/04

‘O SBT já deu início à produção de sua próxima novela, Esmeralda, mais um fruto da parceria da rede de Silvio Santos com a mexicana Televisa.

A trama, que será uma adaptação do texto original mexicano, começa a ser gravada em outubro e tem estréia prevista para o fim de novembro, no lugar de Seus Olhos.

Uma das novidades do folhetim é a escalação do elenco. Um papel de destaque está reservado ao vencedor do reality show Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novela. Apesar do plural (protagonistas) estampado no título, apenas um personagem foi prometido aos competidores do programa de confinamento. Nada impede, entretanto, que Silvio Santos resolva investir em um casal – como ocorre nos outros países onde o reality foi realizado – ou em mais participantes do programa.

A produção da novela também quer recrutar alguns atores cariocas para a trama, que será toda gravada em São Paulo. Os testes devem começar no início de outubro.

Esmeralda é um dramalhão mexicano com direito a mocinha cega e troca de crianças. A trama gira em torno do nascimento de dois bebês, um menino e uma menina, que são trocados na noite de seu nascimento. O menino, que nasceu em uma cabana pobre, vai parar em uma família rica, e a menina, que nasceu entre os nobres, é levada para um povoado pobre para ser enterrada, pois os pais acreditavam que ela havia morrido. Só que a menina não morreu e será criada por um família humilde. Já dá para imaginar o fim dessa história, não é? Os jovens trocados vão se apaixonar…

Esmeralda entrará no lugar que o SBT já tinha reservado para Os Ricos também Choram, sucesso de 1979 da Televisa que há anos Silvio Santos pensa em adaptar no SBT. No início do ano, SS chegou a anunciar ao mercado publicitário que colocaria a trama no ar ainda este ano, idéia que foi bem-aceita, mas não foi adiante.

É que embora o texto faça parte do pacote de tramas da Televisa, a rede mexicana vem enfrentando alguns problemas para comprar os direitos de adaptação da obra, que é de Inês Rodena. Para ser exibida no Brasil, Os Ricos também Choram teria de ser reescrita. SS desistiu do projeto, pelo menos por enquanto.’