Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Internet supera revistas em publicidade


Leia abaixo a seleção de sexta-feira para a seção Entre Aspas.


 


************


Folha de S. Paulo


Sexta-feira, 16 de abril de 2010


 


PUBLICIDADE


Mariana Barbosa


Internet supera revistas em publicidade, diz levantamento


‘A internet se transformou em 2009 na terceira maior mídia em receita publicitária, passando, pela primeira vez, o segmento de revistas.


Dos mais de US$ 440 bilhões gastos em propaganda no mundo, US$ 55,4 bilhões (12,6%) foram para a internet, segundo levantamento da consultoria ZenithOptimedia, do grupo Publicis.


Em um ano em que as receitas publicitárias globais caíram 9,8%, a televisão foi a mídia que sofreu menos. A razão, de acordo com a ZenithOptimedia, é que em tempos de recessão as pessoas assistem mais televisão.


Os gastos com TV caíram 6,7%, mas a fatia do segmento no bolo subiu de 38,1% para 39,4%. Jornais e revistas sofreram mais, levando a problemas financeiros centenas de publicações nos países desenvolvidos. A fatia dos jornais, que era de 25,1% em 2008, caiu para 23,1%. Para as revistas, a queda foi de 11,6% para 10,3%.


Pelas projeções da ZenithOptimedia, jornais e revistas vão continuar perdendo participação para a internet nos próximos anos, com a web se aproximando dos jornais em 2012. A internet deve receber 17,1% das receitas publicitárias em 2012, e os jornais, 19,4%. A TV deve ter um leve crescimento, fechando 2012 em 40,6%.


Para este ano, a consultoria prevê um crescimento de 2,2% nos gastos com publicidade, para US$ 456 bilhões. Mas o número ainda é bem inferior aos US$ 494 bilhões gastos em 2008, volume que só será superado em 2012 (R$ 499 bilhões).


Com EUA, Europa e Japão ainda em declínio em gastos de publicidade -os três mercados juntos vão encolher 0,8%-, o crescimento em 2010 virá dos países emergentes, alta de 8,5%. A América Latina, que cresceu 0,4% em 2009, deve ver o gasto com publicidade subir 9,3%. Ásia/Pacífico, excluindo Japão, deve crescer 10%.’


 


 


TODA MÍDIA


Nelson de Sá


Mais de 7%


‘No caderno Dinheiro de ontem, ‘País crescerá 7%, prevê JPMorgan’. Para o banco, ‘o crescimento no consumo e nos investimentos deve acelerar a expansão’. Ecoou por agências como Bloomberg, ‘Brazil deve crescer no melhor ritmo desde 1986’.


Na manchete do ‘Valor’ de papel, na mesma direção, ‘Economia cresce e já aponta para PIB recorde’, segundo projeções brasileiras a partir do resultado do comércio em fevereiro. No título interno, ‘PIB pode crescer mais de 7% em 2010’. E um ex-diretor do Banco Central já defende que ‘o BC vai ter de agir’.


266.415 VAGAS


Nas manchetes de UOL, Folha Online, Valor Online e por todo lado, no meio do dia, ontem, ‘Brasil tem recorde de empregos no primeiro trimestre’.


A Reuters Brasil destacou em seu enunciado o número absoluto, ‘Brasil abre 266.415 vagas em março’.


‘UM MUNDO NOVO’


Na home do Huffington Post e em outras partes, ontem no final do dia, um longo artigo de Lula, ‘Países Bric alcançam seu melhor momento como atores globais’


‘PAC CHINÊS’


A cobertura do canal de notícias da BBC para a cúpula Bric privilegiou economia, pois os quatro têm ‘pouco em comum em política’. Nas buscas via Yahoo News, com agências, a atenção foi quase toda para ‘Brasil e China selam pacto do aço e outros negócios no encontro Bric’. A Reuters registrou que ‘Hu Jintao e Lula não discutiram política mundial, segundo duas fontes’.


Na BBC Brasil, ‘Brasil e China lançam PAC chinês’. O Plano de Ação Conjunta, assim ‘batizado’, vai ‘dar foco’ aos projetos sino-brasileiros. Entre eles, ‘um complexo siderúrgico fluminense avaliado em US$ 5 bilhões e que será realizado pela EBX e pela Vuhan’, com maioria para a chinesa. Ouvido, o empresário Eike Batista afirmou que o papel dos governos foi ‘fundamental’.


OS PILARES DO SÉCULO 21


Em longo texto do editor Gillian Tett, o ‘Financial Times’ contou ‘A história dos Brics’, abrindo pela mesa do economista Jim O’Neill. Em suma, ‘as quatro bandeiras viriam a representar os pilares da economia do século 21’. O texto acompanha em detalhe ‘a ascensão do mundo não ocidental’ ao longo desta década


DE PONTA-CABEÇA


Com a ilustração acima, a ‘Economist’ publica a longa reportagem ‘O clube de US$ 1 trilhão’, analisando o ‘acrônimo em busca de um papel’, os Brics. Cita exemplos para concluir que ‘novas e improváveis combinações de grandes países emergentes têm um papel a representar no palco do mundo’. Para começar, os Brics já ‘são um bom mecanismo para pressionar os países ricos’, afirma Jim O’Neill, na frase que fecha o texto.


A mesma ‘Economist’ traz o especial ‘Um mundo de ponta-cabeça’, sobre os emergentes que ‘agora rivalizam em inovação empresarial com os ricos’. O foco é sobre China e Índia, mas o Brasil entra com Embraer e outras ‘20 multinacionais’. A Rússia, também.


ROUBINI ERROU


O site de Nouriel Roubini, RGE, postou anteontem o artigo ‘A fórmula brasileira para o sucesso – ditadura’, em que o economista Ricardo Amaral escreve: ‘Estou sugerindo que os militares deveriam tomar o poder, através de um golpe de Estado’. Argumenta foi a ditadura que ‘plantou a semente para a prosperidade’. O blog ft-dot-comment, do ‘Financial Times’, denunciou ontem a ‘decisão errada de Roubini’ e, à noite, o link já estava fora do ar. Mas o texto pode ser acessado em cache.


‘REALIDADE’


O Blue Bus destacou e portais ecoaram ontem um vídeo que retratou cenas aterrorizantes da noite de chuva no Rio, no dia 7, com ‘um bote e uma câmera na mão’’


 


 


TECNOLOGIA


Lucro do Google cresce 37% no 1º trimestre


‘O Google teve ganho de US$ 1,96 bilhão nos primeiros três meses deste ano, aumento de 37% em relação ao lucro do mesmo período em 2009.


Apesar do crescimento, o lucro decepcionou analistas, que esperavam alta ainda maior, especialmente depois do forte resultado da Intel, que também divulgou seu balanço trimestral nesta semana.


O Google teve receita de US$ 6,8 bilhões de janeiro a março, US$ 1,3 bilhão a mais que nos mesmos meses do ano passado. ‘Olhando para a frente, continuamos comprometidos com fortes investimentos em inovação’, afirmou Patrick Pichette, diretor financeiro.’


 


 


Israel proíbe entrada de iPad, da Apple, no país


‘O governo israelense proibiu a entrada no país do iPad, o aparelho da Apple que combina funções de notebook e do iPod. A explicação é que o modelo, que por enquanto só é vendido nos Estados Unidos, usa muita capacidade da rede wireless (internet sem fio) e pode prejudicar o funcionamento de outros aparelhos.


Autoridades de alfândega de Israel já disseram que confiscaram cerca de dez ‘tablets’ desde que o governo tomou a decisão nesta semana -a proibição inclui até mesmo turistas. A tecnologia israelense de wireless segue o padrão europeu, enquanto o iPad, por enquanto, segue o modelo americano.’


 


 


TELEVISÃO


Andréa Michael


Globo produz séries com cenas extras de filmes para cinema


‘A nova estratégia comercial da Globo é a captação de cenas extras durante suas produções para o cinema. O objetivo é ter material suficiente para depois editar as histórias como minisséries de TV. Os primeiros projetos em que o sistema funcionou foram ‘O Bem-Amado’ e ‘Chico Xavier’. O próximo deve ser ‘Roque Santeiro’, ‘e há uma grande quantidade de propostas em avaliação’, diz Manoel Martins, diretor-geral de entretenimento da emissora.


‘O telespectador assistirá à mesma história, mas com uma narrativa diferenciada, porque o filme será apresentado em quatro dias e com intervalos.’ Por isso, o diretor do trabalho para o cinema tem de ser o mesmo que comandará a edição da minissérie. Trabalhará para o duplo aproveitamento. Tem lógica. Em primeiro lugar, o público de cinema é pequeno se comparado ao de TV.


Para se ter uma ideia, o bem sucedido ‘Chico Xavier’, da estreia, em2/4, até o último final de semana, foi visto por 1,4 milhão de pessoas. ‘Viver a Vida’ só anteontem teve 38 pontos no Ibope, o que equivale a cerca de 2,2 milhões de domicílios ligados na atração na Grande SP.


Em segundo lugar, as classes C e D, fatia expressiva do público de TV, ainda não são assíduas freqüentadoras das salas. Por fim: as minisséries, com custos praticamente pagos, ajudam a diversificar a grade de programação.


URNA 1


Em 10/5, data da eleição do presidente da Fundação Padre Anchieta (que também comanda a TV Cultura), deve se confirmar a recondução de Paulo Markun para o cargo.


URNA 2


Entre os desafios para o novo mandato: o passivo de R$ 134 milhões (aumento de 18% entre 2008 e 2009). Pretende-se acabar com o salário de R$ 16 mil mensais do presidente do Conselho Curador.


CORAÇÃO DE MÃE


Forte anteontem acena em que Ingrid (Natália do Vale) discutiu com Tereza (Lilia Cabral) o futuro do seu filho Miguel (Mateus Solano), em ‘Viver a Vida’ (Globo). Disse que ele, ao se casar com Luciana (Alinne Moraes), ficará também em uma cadeira de rodas.


CONFESSIONÁRIO


Luciana Gimenez também foi procurada para entrevistar Guilherme de Pádua no ‘Super Pop’ (RedeTV!). ‘Daria uma super audiência, mas eu não conseguiria. Ia pular no pescoço dele. Não sei…pode ser uma falha minha.’


ESTRELAS


O ‘Estrelas’estreia seu primeiro site neste sábado, com vídeos de entrevistas feitas por Angélica, flashes de reportagens e receitas ainda inéditas. Só para dar um gostinho…


VAI E VEM


As equipes de ‘Bela, a Feia’ e ‘Ribeirão do Tempo’ têm os dias 25 e 26 de maio como término da primeira e estreia da segunda. Na semana que vem, serão gravadas, em Casimiro de Abreu (RJ), as cenas iniciais do riacho que dá nome à novela.’


 


 


Cristina Fibe


‘Ugly Betty’ dá adeus na hora certa e aspira a ‘Sex and the City’


‘Em 2006, America Ferrera, com 22 anos, estreou sua versão de ‘Yo Soy Betty, la Fea’ -nos EUA, uma menina com grossas franjas pretas, óculos de aros coloridos e aparelho nos dentes, que se mete a trabalhar em uma revista de moda.


O poncho vermelho com a palavra ‘Guadalajara’ grafada em amarelo escancarava a descendência mexicana da deslocada Betty ‘made in USA’ e atraía a audiência latina.


Por duas temporadas, ‘Ugly Betty’ foi um sucesso. Na terceira, a audiência começou a cair. Na quarta, a rede ABC anunciou o seu cancelamento.


Anteontem, foi exibido nos EUA o episódio final, ‘Hello Goodbye’, o número 20 do ano quatro. No Brasil, a série entrará no capítulo 12 (os parágrafos a seguir contêm informações que podem estragar o final).


Aos curiosos, a Folha adianta: no encerramento, ‘Ugly Betty’ mais parece uma aspirante a ‘Sex and the City’, com a protagonista caminhando cheia de finesse pelas ruas de Londres, solteira e bem-vestida, assediada por um romântico Daniel (Eric Mabius), que não consegue viver nem trabalhar sem Betty Suarez.


Antes de chegar lá, precisa enfrentar a resistência do pai -que diz que Londres é a ‘cidade mais suja da Europa, mais cara, com a pior comida e as pessoas menos amigáveis’- e de Daniel, que se recusa a assinar a liberação do contrato e lhe oferece uma promoção.


Usando a fórmula de qualquer fim de novela, o último episódio explora a despedida de America Ferrera da personagem, do trabalho e da família. Com direito a redenção de figuras ‘do mal’, soluções de casos amorosos, festa de despedida, poucas lágrimas e nenhuma comédia. E a sensação de que vai embora na hora certa.’


 


 


 


************