Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Isabelle Moreira Lima

‘Muito mais que ficção ou entretenimento, ‘Floribella’ mostra que novela agora é também um ótimo negócio. Com estréia marcada para o dia 4 de abril, o programa, que marca a retomada da teledramaturgia da TV Bandeirantes depois de seis anos (‘Meu Pé de Laranja Lima’ foi a última a ser exibida pela emissora, em 1999), tem trama, fórmula e formato já consagrados na Argentina, onde foi exibida no início do ano passado pelo Canal 13.

No país, além do programa de TV, ‘Floricienta’ -como foi batizada lá- virou marca de mais de cem produtos como tênis, bolsas, perfume, maquiagem, mochilas, álbum de figurinhas, roupas, CDs e cadernos, segundo informa a produtora Cris Moreno, autora da idéia e de outros programas como ‘Chiquititas’.

No Brasil, a Bandeirantes, que divide a produção com a argentina RGB (de ‘Popstars’), investirá US$ 5 milhões (cerca de R$ 13,6 milhões) em 170 capítulos para transformar a novela em uma febre semelhante.

Segundo o vice-presidente da rede, Marcelo Parada, o apelo comercial é importante, mas ‘não determinou a escolha da história’. Mesmo assim, o programa já estréia com estratégia comercial fechada e subprodutos quentes: tem como carros-chefes o CD de canções originais gravadas pelo elenco, produzido em parceria com a Universal, e o tênis Bamba Floribella -fruto da associação da emissora com a Alpargatas-, que, com seu cano alto colorido e dobrável, deve aparecer exaustivamente nas cenas e na abertura da novela e nos intervalos.

Além disso, a trama, que para Marcelo Parada ‘remete ao sonho e à fantasia’, é um prato cheio para anunciantes e seus merchandisings. As Casas Bahia foram o primeiro grupo a comprar uma cota de patrocínio. Já a doceria Kopenhagen terá uma lojinha fixa no set da novela que funcionará como cenário em partes da trama.

A Bandeirantes também sonha com frutos para depois do fim de ‘Floribella’. A rede espera que, assim como aconteceu na Argentina, a novela se transforme em sucesso no teatro com uma turnê de shows, interpretados pelo elenco original. Sobre a expectativa em relação à audiência, Parada é modesto: ‘A programação que a gente tem hoje no ar no horário dá em torno de quatro ou cinco pontos. O que nós imaginamos é que a novela dê pelo menos os cinco pontos que já dá hoje’.

Broadway

Para a Band, ‘Floribella’ é uma comédia romântica do tipo ‘Cinderela do século 21’ que vai pegar o público infantil, principalmente por ter elementos como ‘música, alegria, cor e romance’, tal qual um musical da Broadway, segundo a diretora-geral Elisabetta Zenatti, da RGB. A novela, na verdade, é quase uma ‘Noviça Rebelde’, já que a heroína assume função de ajudante de governanta e deve cantar pelo menos uma vez a cada capítulo da trama em clipes, apresentações de sua banda (sim, ela tem banda e é a vocalista) ou até dormindo, em sonhos.

Vivida por Juliana Silveira, 25, a protagonista perdeu a mãe cedo e não tem família. Sem dinheiro ou endereço, consegue o emprego para cuidar dos irmãos mais novos da rica família alemã Fitzenwalden. Nas horas vagas, ensaia e se apresenta com sua banda de amigos adolescentes.

Na casa onde trabalha, conhece o príncipe encantado, o filho mais velho, Frederico -vivido por Roger Gobeth, 31-, por quem vai lutar. Os dois atores vêm da ‘Malhação’, da Globo (Juliana chegou a protagonizar a novela adolescente).

Todos os outros personagens do cruzamento das histórias estão lá: há a vilã/madrasta (Suzy Rêgo), a rival filha da vilã (Maria Carolina Ribeiro), as crianças fofas e os adolescentes engraçadinhos. De quebra, há ainda Zezé Motta no papel da cabeleireira Titina, madrinha e mãe adotiva de Flor.

Para fazer Floribela, Juliana Silveira teve de aprender a cantar. Fez aulas de canto e dedicou-se ao trabalho em estúdio por quase dois meses. No fim, o resultado foi positivo em sua avaliação. ‘Me surpreendi com a minha voz’, afirma a atriz.

Por outro lado, com o passado de ‘angeliquete’ (assistente de palco da apresentadora Angélica), Juliana diz que não teve problema para aprender as coreografias da novela e não se preocupa com as apresentações ao vivo em teatros.

Talvez Juliana não se preocupe porque o nível de dificuldade das coreografias não é alto. Esse é mais um elemento que turbina a fórmula para agitar futuros contratos. A conta de ‘Floribella’ é essa: some músicas e coreografias fáceis a uma novela colorida. O resultado são crianças ‘viciadas’ e contratos de patrocínio, merchandising e muitos subprodutos. Pelo menos é nisso que a Band aposta.’

***

‘‘Floricienta’ terá ‘caras’ diferentes em outros países’, copyright Folha de S. Paulo, 27/03/05

‘‘Floricienta’, a ‘hermana’ argentina de ‘Floribella’, pode ser considerada a ‘Chiquititas’ dos anos 2000. Entre seus feitos está o de triplicar a audiência do Canal 13, que a exibiu no início de 2004, e o de levar o primeiro CD da trilha original da novela ao posto de número um das paradas argentinas. ‘Floricienta’ também emprestou sua marca a mais de cem produtos -entre eles até uma revista quinzenal para pré-adolescentes- e ganhou quiosques nos principais shoppings argentinos.

A Bandeirantes, segundo a criadora da novela e compositora das canções, Cris Moreno, empolgou-se pela novela ainda no fim do ano passado, quando a direção da TV assistiu a um show de Floricienta e sua banda, com 90 mil pessoas. ‘Foi um fenômeno porque todas as crianças e adolescentes se identificaram. Não só com a história e os personagens mas também com as roupas, com as cores, a música’, disse Moreno, que hoje produz a segunda temporada da novela, que estreou há uma semana no mesmo Canal 13.

O sucesso argentino fez com que ‘Floricienta’ fosse vendida para mais de 20 países e ainda recebesse diferentes versões adaptadas, de acordo com cada um deles. Além da brasileira, ‘Floricienta’ terá ‘cara’ espanhola, mexicana e chilena.

No Brasil, Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas são responsáveis pela adaptação do texto. O figurino também foi todo adaptado para fugir do visual ‘mexicano-argentino’. O CD da novela foi a primeira adaptação feita no país. Apesar de serem temáticas e de acompanharem os acontecimentos da trama, o CD brasileiro terá adaptações e versões inéditas.’



SÍTIO DO PICA-PAU…
Marcelo Bartolomei

‘‘Sítio’ volta em formato de novela’, copyright Folha de S. Paulo, 27/03/05

‘Os tempos não são mais os mesmos para Dona Benta. A partir do dia 4 de abril, o ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’ terá novos rumos e será exibido em formato de novela, transportando os personagens criados por Monteiro Lobato para o cenário da vida real contemporânea.

Com a inclusão de novos personagens, é a primeira vez que a tradição de passar literalmente as histórias dos livros de Monteiro Lobato para a tela da TV é quebrada. Assim, a boneca de pano Emília ganha uma irmã, a boneca industrializada Patty Pop, com quem vai rivalizar; Pedrinho vai sofrer com a separação dos pais e Tia Anastácia, na terceira idade, vai à escola.

Temas atuais como esses tomarão conta do programa, que terá 180 capítulos -durante todo o ano- e diferentes núcleos de personagens. ‘Não vamos fazer nada novo, pois o vanguardista da história é o próprio Monteiro Lobato, que foi um homem à frente do seu tempo. Vamos falar de temas atuais porque é uma forma de mostrarmos um pouco da realidade’, disse a diretora-geral do programa, Cininha de Paula, 48.

A direção do programa garante, no entanto, que os novos personagens terão ligação com a literatura lobatiana. A decisão de transportar os personagens para o tempo real foi do diretor-geral da CGP (Central Globo de Produção), Mário Lúcio Vaz, e consenso entre os roteiristas -Duca Rachid, Alessandro Marson e Júlio Fischer. ‘Não é que o ‘Sítio’ cresceu, mas se tornou outra coisa, guardando sempre o espírito de Monteiro Lobato. Depois de quatro anos no ar, estava na hora de mudar porque as crianças mudaram e são muito antenadas’, afirma a diretora.

Novo formato

Desde o ano passado, o programa ensaiava uma mudança no formato. De episódios diários, passou a ser dividido em temporadas mensais, por capítulos, o que agradou o público, segundo Cininha de Paula.

Como ‘Malhação’, o produto teen da Globo, ‘Sítio’ volta das férias com a proposta de ser uma novela infantil. ‘As crianças assistem às novelas, inclusive às novelas das oito. Por que não podemos fazer uma novela para falar do universo infantil?’, questiona Cininha, mãe de dois filhos adultos, a atriz Maria Maya, 23, e o designer Enrico, 26.

O novo ‘Sítio’ falará também de eleições, vaidade, alfabetização de adultos e separação, entre outros temas, todos relacionados à família e ao dia-a-dia da sociedade. ‘Só não vamos falar de violência, pois o sítio é aquele lugar onde podemos dormir de porta aberta, num resgate do romantismo e da cidade do interior’, diz.

Universo paralelo

Como na música de Gilberto Gil para o ‘Sítio’, o ‘universo paralelo’ ganhará tramas atuais, envolvendo as lendas brasileiras da Cuca, Saci-Pererê e Yara. Há ainda uma história de amor, entre João da Luz (Henrique Ramiro) e Cléo (Karen Marinho), que passará por dramas parecidos com os da dramaturgia adulta.

O novo núcleo tem oito novos personagens fixos, mas ainda estão previstas a participação de outros sete atores no decorrer da trama, além dos 20 papéis que existem atualmente no seriado. Na nova temporada, o ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’ começa logo após o ‘Mais Você’, de Ana Maria Braga.’

***

‘Série terá nova Dona Benta’, copyright Folha de S. Paulo, 27/03/05

‘Dona Benta também mudou, mas de figura. Agora, quem interpreta a personagem é a veterana atriz Suely Franco, 65, amiga pessoal e profissional da atriz Zilka Salaberry (1918-2005), a vovó criada para a primeira versão do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’ na Globo. ‘Falei com ela dias antes de ela morrer. Quando fui convidada para fazer o papel, liguei e ela me deu sua bênção e me disse que eu tinha tudo para dar certo porque ela confiava em mim.’

Passado o susto com a notícia da morte da eternizada Dona Benta, Franco está mais que envolvida com as gravações no Projac (Central Globo de Produção), em Jacarepaguá, no Rio.

Uma das personagens mais conhecidas do país, no entanto, não é avó na vida real. ‘Fiz muito teatro infantil, fiz novela, já fui muito avó’, afirma.

Ela substitui a atriz Nicette Bruno, que interpretou a personagem na nova versão do programa, desde 2001, e deixou o papel para se dedicar a uma novela.’



CASSETA & PLANETA
Daniel Castro

‘Ronaldo e Cicarelli viram desenho na Globo’, copyright Folha de S. Paulo, 26/03/05

‘O jogador Ronaldo, a modelo Daniella Cicarelli e o cantor Michael Jackson serão personagens dos desenhos animados da temporada 2005 do ‘Casseta & Planeta Urgente!’, que estréia dia 5.

Uma das tiras, com pouco mais de um minuto, terá o título de ‘O Castelo da Cinderelli’, uma alusão ao ‘barraco’ do casamento de Daniella e Ronaldo, na França, em que a noiva expulsou a modelo Caroline Bittencourt.

‘Será a história do casal real brasileiro’, brinca o casseta Claudio Manoel. O julgamento de Michael Jackson será ‘retratado’ na série de animação ‘Michael Jackson – Tem Culpa Ele?’.

Outra novidade será o ‘seriado’ de ficção ‘As Encalhadas’, interpretado por três cassetas. Segundo Claudio Manoel, a série será dedicada às ‘mulheres que reclamam da falta de homem, que sofrem o drama do desequilíbrio ecológico que é haver mais mulher do que homem’.

O ‘Casseta’ também fará piada com o cantor Chico Buarque, flagrado por um paparazzi namorando uma mulher casada em praia do Rio. O programa irá ‘vender’ o ‘CD’ ‘As Cantadas de Chifro Buarque’, com paródias das músicas ‘A Banda’, ‘Vai Passar’ e ‘Meu Caro Amigo’.

Severino Cavalcanti, o novo presidente da Câmara dos Deputados, também não será poupado. ‘O Brasil nos deu este presente’, brinca Claudio Manoel, que faz o personagem Seu Creysson.

OUTRO CANAL

Spam 1 As caixas de e-mails de Glória Perez e Jayme Monjardim foram inundadas por mensagens contrárias aos rodeios na novela ‘América’. Todos os e-mails eram em inglês, com praticamente o mesmo texto, de pessoas que diziam residir nos EUA. Só anteontem, foram mais de 50 mensagens.

Spam 2 A Globo diz que fez uma investigação e descobriu que os e-mails têm o mesmo remetente.

Martelo O SBT fechou contrato com a Freemantle, nesta semana, e adquiriu os direitos do ‘reality show’ ‘American Idol’ e do ‘game show’ ‘Family Feud’. O primeiro deve entrar no ar no meio do ano. Já ‘Family Feud’ deve estrear antes.

Sugestivo O For Man, primeiro canal gay produzido no Brasil, com conteúdo erótico, entra na operadora Sky na próxima quinta. O filme de estréia virou motivo de piada: será o brasileiro ‘Duro como Pedra’, da produtora Pau Brasil. O canal pretende conquistar 50 mil assinantes (que pagarão R$ 30 por mês) em um semestre.

Em casa Depois de dois anos, Serginho Groisman volta hoje a apresentar um ‘Altas Horas’ ao vivo diretamente da casa do ‘Big Brother Brasil’. As atrações serão Deborah Secco, Cláudia Rodrigues, Margareth Menezes e Alceu Valença, além de vídeos com depoimentos dos familiares dos ‘big brothers’ que restaram.’



TV GLOBO, 40 ANOS
Daniel Castro

‘Caetano e Sandy cantam juntos na Globo’, copyright Folha de S. Paulo, 25/03/05

‘A Globo vai reunir Caetano Veloso e Sandy (sem Junior) para um dueto na festa de seus 40 anos. A ‘dupla’, que já tinha dividido os microfones num show de tributo a Ayrton Senna, no ano passado, vai agora interpretar, ao vivo e em rede nacional, quatro temas de novelas da Globo: ‘Gabriela’, ‘Luiza’, ‘Pela Luz dos Olhos Teus’ e ‘Teletema’.

A apresentação será em 26 de abril, em um show de gala que a Globo promoverá no Claro Hall, no Rio de Janeiro, com todo o seu elenco na platéia. O show terá mais de duas horas de duração e irá ao ar após a novela das oito.

Tarcísio Meira e Glória Menezes, além de jornalistas, também farão apresentações.

Além de Sandy e Caetano, haverá uma inédita dupla entre Regina Duarte e Ivan Lins, cantando ‘Começar de Novo’, tema do seriado ‘Malu Mulher’, que ela estrelou.

O show também terá Roberto Carlos, que interpretará ‘Emoções’. Ivete Sangalo fará dupla com Xuxa em ‘Doce Mel’ (clássico da apresentadora) e interpretará outras três canções de programas infantis (‘Sítio do Picapau Amarelo’, ‘Plunct-Plact-Zum’ e ‘Balão Mágico’).

Haverá ainda uma banda com atores da Globo (Marjorie Estiano, Luigi Barriceli e Rodrigo Faro) homenageando ‘Malhação’. Claudia Raia fará coreografias de aberturas do ‘Fantástico’.

OUTRO CANAL

Agora vai 1 Finalmente foi publicada pelo Ministério da Justiça a composição de comissão que irá rever as regras de classificação indicativa para programas de TV, anunciada no ano passado. A portaria criando o grupo de trabalho saiu no ‘Diário Oficial’ de terça-feira.

Agora vai 2 O grupo terá muitos representantes do governo (seis serão de ministérios ou secretarias), mais Ministério Público, OAB e ONGs. As emissoras de TV serão representadas por ‘associações com abrangência nacional’, ou seja, só duas. A comissão terá 120 dias para apresentar uma proposta de nova regulamentação.

Fechado Cacá Rosset chegou a acordo com o SBT e será o quarto integrante do ‘talk show’ ‘Fora do Ar’, que reunirá Hebe Camargo, Adriane Galisteu e Jorge Kajuru. A estréia deve ser dia 6.

Freezer Silvio Santos resolveu dar férias para o seriado ‘Meu Cunhado’, que já foi melhor, mas continua bem no Ibope. O programa sai do ar na semana que vem, por causa da reprise da novela ‘Xica da Silva’ (21h15).

Outro lado João Kléber sustenta que realmente desmaiou durante o ‘Tardes Quentes’ de terça-feira. Diz que a decisão de exibir seu ‘drama’, ‘constrangedor’, nas próprias palavras, foi da área operacional da Rede TV! (que desconfiou que era ‘armação’).’



POPPOVIC NA TV CULTURA
Daniel Castro

‘Silvia Poppovic faz revista sobre o corpo’, copyright Folha de S. Paulo, 24/03/05

‘Depois de três anos e meio fora do ar, Silvia Poppovic, 50, retorna na próxima quinta, às 22h, com uma ‘revista eletrônica sobre qualidade de vida’ na Cultura. Gordinha, ela diz que o programa não abordará malhação, mas o corpo. Ela deu entrevista à Folha:

Folha – O que vai ter no programa ‘Silvia Poppovic’?

Silvia Poppovic – É um formato novo, de uma revista eletrônica com vários colunistas. Temos a Nina Horta falando de comida. Falaremos de bichos, casa, tecnologia. A [atriz] Grace Gianoukas fará uma crônica urbana bem-humorada. Vamos dar informações para as pessoas escolherem o melhor para si.

Folha – Não vão te chamar de Ana Maria Braga da noite?

Poppovic – Não tem nada a ver. É um programa para a família. Não tem aquele tom, será um viés diferente, não daremos receitas.

Folha – Vai ter fitness?

Poppovic – Não, mas corpo, que a gente acha que é mais do que fitness. Vamos falar de posturas.

Folha – Dados sobre calorias?

Poppovic – Não. Não é uma revista sobre saúde, mas de comportamento. Temos espaço para entrevista e debate, que trataremos de questões como namoro no trabalho, ansiedade.

Folha – Que cuidados você toma com o corpo?

Poppovic – Cuido mais da cabeça do que do corpo. Eu ando.

OUTRO CANAL

Lavanderia O programa em que os participantes de ‘Big Brother Brasil 5’ se reencontrarão, para ‘lavar roupa suja’, será na sexta-feira, 1º de abril, após o ‘Globo Repórter’. Nas edições anteriores, a ‘atração’ foi ao ar em um domingo.

Ataque 1 Constrangido, o presidente da Rede TV!, Amilcare Dallevo Jr., mandou cortar a transmissão ao vivo do ‘Tardes Quentes’, anteontem, que mostrava o apresentador João Kléber supostamente desmaiado, depois chorando (sem lágrimas) e sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Ataque 2 Devido à fama de ‘rei da armação’, João Kléber não convenceu nem metade da Rede TV! de que realmente teve um desmaio. Segundo os bombeiros que o levaram ao Albert Einstein de Alphaville, ele estava bem de saúde, mas alterado emocionalmente.

Gás O ‘SBT Repórter’ vai voltar ao ar, com apresentação de César Filho, que acaba de ser contratado pelo SBT. Ainda não há data para a reestréia. O conteúdo será inédito (e não reprises).

Boletim A Globo passa a exibir a partir do dia 4 dois boletins nacionais diários de até quatro minutos com as últimas notícias, para ‘encurtar’ o espaço entre um telejornal e outro. O primeiro ‘Globo Notícia’, com Sandra Annenberg, irá ao ar após o ‘Mais Você’. O segundo, com Fátima Bernardes, antes de ‘Malhação’.’



TALK SHOW
Daniel Castro

‘Hebe, Galisteu e Kajuru farão ‘talk show’’, copyright Folha de S. Paulo, 23/03/05

‘Hebe Camargo, Adriane Galisteu, Jorge Kajuru e uma quarta pessoa farão um ‘talk show’ semanal no SBT nos moldes do ‘Manhattan Connection’, do canal pago GNT, em que os participantes discutem temas diversos.

O programa, que estréia em abril, tem o nome provisório de ‘Fora do Ar’. O quarto participante poderá ser Cacá Rosset. A atração irá ao ar às quartas, à 0h. Para manter a atualidade, será gravado no mesmo dia. As chamadas tentarão fazer suspense. Dirão ‘Hebe fora do ar’, ‘Adriane Galisteu fora do ar’.

Anteontem à noite, Kajuru, ex-Band e Rede TV!, assinou contrato com o SBT. Seu maiores defensores na emissora eram o consultor Guilherme Stoliar, sobrinho de Silvio Santos, e Hebe Camargo.

Kajuru teria conquistado Silvio Santos durante as gravações, na semana passada, de duas semifinais do ‘Gente que Brilha’, nova versão do antigo ‘Show de Calouros’ e que acaba em 17 de abril _depois, cederá o horário para o ‘reality show’ ‘O Maior Perdedor’, com gordinhos.

O jornalista esportivo gravou como jurado do programa, ao lado de Hebe, Galisteu e Rosset (ex-Record, que anda fazendo ‘bicos’ na Rede TV!).

Não é a primeira vez que o SBT aposta em um programa de debates. Em 1996, exibiu o ‘First Class’, que tinha Marília Gabriela, José Simão, Augusto Nunes e um convidado diferente por edição.

OUTRO CANAL

Paredão 1 Veja como será o final de ‘Big Brother Brasil 5’: nesta quinta, sexta e sábado, haverá uma ‘superprova’ do líder entre os quatro finalistas. No sábado, o líder indicará um para o paredão. O indicado escolherá com qual deles (menos o líder) quer disputar a eliminação do domingo.

Paredão 2 Os três que restarem após o ‘paredão’ de domingo disputarão o prêmio de R$ 1 milhão na terça. O público votará em qual dos três prefere. A Globo colocará três números de telefone. O segundo e o terceiro colocados também ganharão um prêmio.

TV nada O ‘Superpop’ é surpreendente. A edição de anteontem foi só sobre uma entrevista que José Mojica Marins, o Zé do Caixão, não deu. Há duas semanas, o cineasta abandonou as gravações, após ser ofendido por um ‘entrevistador’ do ‘Superpop’. Anteontem, Zé do Caixão serviu a Luciana Gimenez de Judas no Sábado de Aleluia.

Tradição Em respeito ao feriado cristão, a Record não exibirá nesta sexta-feira o ‘Cidade Alerta’. No lugar, ficará um ‘Tudo a Ver’ prolongado.

Fama O advogado Jean Teppet, que em breve deve assumir a condição de ‘consultor nº 1’ de Silvio Santos, já está sendo chamado no SBT de ‘caçador de marajás’. Sua primeira missão será cortar quem ganha ‘altos salários’.’