Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Isabelle Moreira Lima

‘Cabelos grisalhos, pequenas rugas e marcas de expressão. Velhice? Não, puro charme. Pelo menos é assim que funciona nas novelas da TV Globo.

Já há alguns anos a emissora aposta que o ideal de desejo das telespectadoras das novelas das oito são os galãs cinqüentões.

A novidade, agora, é a expansão dessa tendência até a novela das sete. O reino antes dominado pelos galãs jovens musculosos e sem camisa agora é ocupado pelo ator-diretor Marcos Paulo, 53, como protagonista.

Marcos Paulo voltou para ser bonitão. Depois de sete anos trabalhando apenas atrás das câmeras -seu último trabalho como ator foi em ‘Por Amor’, de 1997-, em ‘Começar de Novo’ ele interpreta Andrei Ivanovich, um homem charmoso, rico e respeitado, porém desmemoriado e infeliz. Brasileiro radicado na Rússia, Andrei tem escondido no passado seu grande amor, Letícia, personagem de Natália do Vale, 53. No presente, envolve-se com a personagem de Giselle Itié, 22.

O recado global é claro: um galã maduro como Marcos Paulo se dá bem tanto com mulheres bonitas de sua faixa etária quanto com as mais jovens.

Gatões para as cinqüentonas

O autor de ‘Começar’, Antônio Calmon, 58, não confirma a tese de que essa seja uma tendência das novelas das sete. ‘Talvez seja tendência apenas na das oito.’

Traumatizado com a classificação ‘infanto-juvenil’ recebida por ‘O Beijo do Vampiro’, seu trabalho antecedente, Calmon diz que a grande fatia do público de mulheres com idade acima dos 50 anos tem influência direta na presença dos galãs maduros nas novelas. ‘Elas são a audiência mais fiel, aquela que não perde um capítulo.’

Calmon também justifica seu galã maduro pela necessidade de romances em todas as faixas etárias, ‘para que cada telespectador possa se espelhar em uma história’. ‘O que corresponder à sua idade ou expectativa amorosa será o verdadeiro galã da novela.’

O autor defende ainda o galã Marcos Paulo por ser um tipo ‘especial’. ‘O Marcos Paulo é um ‘tough guy’ [cara durão], um tipo de galã sombrio, misterioso e irresistível. Esse personagem foi praticamente inventado nos anos 40, em ‘This Gun for Hire’, diz, referindo-se ao filme noir ‘Alma Torturada’, com Alan Ladd, em 1942.

Com um papel bem menos sombrio que o do galã das 19h, José Mayer, 55, interpreta seu quinto papel de ‘gato’ na Globo nos últimos quatro anos. Desta vez, ele é Dirceu de Castro, jornalista apaixonado pela heroína Maria do Carmo, papel vivido por Suzana Vieira, 62, na novela das oito ‘Senhora do Destino’.

Assim como o Andrei de Marcos Paulo, Dirceu não tem muita sorte no amor. Já pediu Do Carmo em casamento várias vezes, recebendo sempre negativas em resposta. Vale deixar claro que falta de paixão não é o problema.

Como todo Don Juan da telinha que se preze, Mayer contracena com todos os tipos de mocinha -de Mel Lisboa a Vera Fischer, passando por Deborah Secco e Malu Mader. É tão galã que, mesmo quando não é tão bonzinho, conquista o coração da telespectadora. Vide o exemplo do sucesso do rústico tratador de cavalos Pedro, de ‘Laços de Família’ (2000).

‘Um homem de 50 anos que ainda exerce plenamente sua sexualidade, mas sem ser obcecado por ela, transmite às mulheres de todas as idades uma segurança exemplar. É o caso de José Mayer, um ícone entre os galãs da televisão brasileira, que soube trafegar, sem perder o título, por todas as faixas de idade’, diz Aguinaldo Silva, 60, autor de ‘Senhora’.

Silva também admite que a faixa etária das telespectadoras influencia a escolha do galã principal. ‘As mulheres mandam no controle remoto da tevê durante o horário das novelas e, por isso, essas devem espelhar, mais do que tudo, suas preferências’, afirma.

Confiança

Com trajetórias bastante diferentes -enquanto Marcos Paulo acumula 33 novelas como ator no currículo e 34 anos na Globo, Mayer fazia teatro desde 1968 e fez seu primeiro trabalho em TV apenas em 1982-, os dois atores fazem parte do time ‘você-pode-confiar’ dos autores da Globo.

‘As novelas em que os galãs são mais velhos certamente estarão contando uma história com maior densidade’, defende Silva.

Calmon concorda, com cautela: ‘Pessoas assim desempenham melhor qualquer coisa. Mas não acho bom generalizar’.

Generalizando ou não, a única certeza que se pode ter é que se o próximo galã das novelas das sete e das oito da Globo não for Marcos Paulo ou José Mayer, será Antônio Fagundes ou Tony Ramos ou Tarcísio Meira ou qualquer outro coroa bonitão com mais de 50.’



RÁ-TIM-BUM
Daniel Castro

‘‘Rá-Tim-Bum’ vai virar canal e desenho’, copyright Folha de S. Paulo, 4/09/04

‘Produção infantil de maior repercussão da história da TV Cultura, ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ vai emprestar parte de seu nome ao canal pago que a emissora pretende lançar até o final do ano e deve virar desenho animado.

Segundo Cícero Feltrin, diretor de marketing da Cultura, o projeto da TV Rá-Tim-Bum, em estudo desde o início do ano, terá apresentação pública pela primeira vez na próxima sexta, em evento para anunciantes. Desde o mês passado, a Cultura vem fazendo pesquisas com grupos de pais e filhos para avaliar o conceito, o nome e a programação do canal.

O canal já está sendo negociado com a Neo TV, associação de operadoras de TV paga que reúne, entre outras, a TVA. Pode entrar nos futuros pacotes digitais.

A grade da TV Rá-Tim-Bum será composta pelo acervo da Cultura, principalmente as séries ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, ‘Ilha Rá-Tim-Bum’, ‘X-Tudo’ e ‘Cocoricó’. Haverá algum material inédito. Novas produções infantis da Cultura devem entrar antes no canal, que deverá ter ainda um filme infantil nacional por mês. A programação noturna será dirigida a pais e professores, com enfoque na educação infantil.

A Cultura também negocia com duas empresas a transformação de ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ em série de animação. Uma delas é a Anima FX, que produziu um piloto e planeja usar incentivos fiscais para fazer 52 episódios.

OUTRO CANAL

Baixa Diretor de planejamento da Band, Celso Tavares deixou a emissora ontem. O executivo, que comandava toda a programação da emissora, perdeu espaço com as contratações de Marlene Mattos (diretora artística) e Mauro Lissoni (diretor de programação).

Instável Uma nuvem escura estacionou sobre o SBT nesta semana, atemorizando os bastidores. Ontem, falava-se até que Silvio Santos já está gravando programas que só irão ao ar no Carnaval. E especulava-se sobre um novo corte, de cerca de 200 funcionários.

Outro lado A assessoria de imprensa do SBT disse desconhecer a gravação antecipada de programas de Silvio Santos e negou as demissões. Seria só boataria interna.

Adicional 1 A Rede TV! começou a explorar o negócio de gravação de DVDs. Nesta semana, no Rio de Janeiro, fez toda a captação de material para um DVD de Ivan Lins, encomendado pela gravadora EMI, e que vai virar especial de fim de ano da emissora.

Adicional 2 A principal novidade usada na gravação foi um software desenvolvido por uma das empresas de Amílcare Dallevo Jr., sócio da Rede TV!. O Play 8 (nome do software) armazena todo o conteúdo captado pelas oito câmeras usadas na gravação e agiliza a finalização do DVD, que pode ficar pronto em três dias.’



BNDES vs. TV RECORD
Ramona Ordoñez e Ronaldo D’Ercole

‘BNDES tem direito de resposta na TV’, copyright O Globo, 1/09/04

‘O BNDES espera que a TV Record apresente o programa-resposta com o presidente do banco, Carlos Lessa, na segunda-feira. A entrevista com Lessa tem 12 minutos e é um direito de resposta concedido pela juíza Sílvia Maria Rocha, da 2 Vara Federal Criminal de São Paulo, como Ancelmo Gois informou ontem em sua coluna no GLOBO.

Em sentença expedida na quinta-feira, a juíza federal afirmou que a emissora usou ‘termos pejorativos’ e ‘referências abusivas e ofensivas’ durante o programa ‘Repórter Record’ de 1 de abril, que acusou o BNDES de negligenciar critérios técnicos para a concessão de empréstimos às empresas de comunicação. O programa de financiamento estava em estudo, mas as associações de empresas de mídia anunciaram que não estavam mais interessadas em um plano especial para o setor.

O programa disse que o BNDES teria orquestrado uma manobra para ‘forçar cada brasileiro a colocar a mão no bolso para pagar os tropeços empresariais de alguns grupos de comunicação’.

O BNDES argumentou com a Justiça que não foi ouvido pelos repórteres da Record, que teria feito o programa com base em alegações falsas e levianas.

– O programa foi extremamente ofensivo à instituição e sem fundamento. Acho que a Justiça demorou muito – afirmou Lessa, ao explicar que o programa faltou com o respeito a uma instituição que é patrimônio dos brasileiros.

Lessa disse que, apesar de as empresas de comunicação terem anunciado que desistiam do programa para o setor, o banco continua disposto a analisar créditos para as companhias.’



TV / FUTEBOL NA CHINA
Gilberto Scofield Jr.

‘Brasileiro pode ter seus jogos exibidos na China’, copyright O Globo, 2/09/04

‘O Clube dos 13 está negociando com a rede de TV estatal Central China Television (CCTV), a maior do país, os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro, que devem ser exibidos em canais esportivos abertos da emissora e no recém-criado pacote de TV por assinatura.

Ainda que a transmissão dos jogos sofra com a diferença de fuso (11 horas a mais que o horário de Brasília), Mauro Roberto Holzmann, diretor-executivo do Clube dos 13, acredita que o grande interesse dos torcedores chineses pelo futebol brasileiro compense a venda de jogos gravados. Holzmann falou ontem durante a abertura da Expo Brasil-China, em Pequim.

– Os clubes brasileiros decidiram ampliar a ação comercial com os chineses, seja oferecendo treinamento de atletas no Brasil, seja abrindo franquia de escolas de futebol na China – disse ele.

Hoje, clubes como Atlético-PR, São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro já oferecem clínicas que hospedam atletas e técnicos de outros países para treinos no Brasil. O São Paulo, que comemora este mês o primeiro aniversário do time de brasileiros que montou na China – o Liaoning São Paulo Football Club -, prepara-se agora para incluir jogadores chineses e disputar, em 2005, um lugar na terceira divisão do Campeonato Chinês.’