Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Keila Jimenez

‘A Record desistiu de produzir versões de dois reality shows que estavam em seus planos para 2005: American Idol e Trading Spouses (Troca de Esposas).

A emissora estava negociando a compra do formato de American Idol – uma espécie de Show de Calouros moderninho – com a Freemantle, a mesma que vendeu O Aprendiz para a rede de Edir Macedo.

A idéia do canal era exibir uma versão local de American Idol no primeiro trimestre, com sua nova grade de programação. A atração teria Márcio Garcia no comando.

Já a versão de Trading Spouses, produção original da Fox em que duas mulheres trocam de família, teria a loirinha Eliana no comando.

O principal motivo para o cancelamento dos projetos foi a inviabilidade comercial. A Record não conseguiu fechar parcerias interessantes para bancar atrações tão caras.

Com Troca de Esposas houve também outros empecilho: a direção achou que seria arriscado colocar Eliana logo de cara para comandar um programa de auditório noturno de formato tão inovador.

A emissora preferiu aproveitar o primeiro trimestre então para depositar fichas em outros lançamentos: sua nova novela, Essas Mulheres, a segunda versão de O Aprendiz e seu novo pacote de filmes.

O primeiro a estrear deve ser o folhetim que substituirá A Escrava Isaura, no final março. Já O Aprendiz II deve entrar no ar em abril. A emissora já iniciou o processo de seleção dos candidatos do reality show de Roberto Justus. Já o pacote de filmes milionário que o canal comprou da Universal – os estúdios de Hollywood, não a igreja da casa, claro – estréia só no final de maio.

BERLINDA

Com essa mudança de planos, dois destinos ficaram incertos na rede: o de Marcio Garcia e o de Eliana.

A loira está afastada da Record desde outubro – quando acabou seu infantil – e por enquanto não tem nada em vista na rede.

Já Marcio Garcia, que não aceitou protagonizar a próxima novela do canal, espera a chegada de um novo game show à emissora.’



REDE TV!
Keila Jimenez

‘RedeTV! estréia sitcom em março’, copyright O Estado de S. Paulo, 10/02/2005

‘Saudades do Zé Pequeno, de Cidade de Deus? Leandro Firmino deve voltar à TV em março na série Mano a Mano, uma das produções independentes que a produtora americana Picante Pictures vendeu para a RedeTV!.

O ator será um dos protagonistas da sitcom, que relata com muito humor o que acontece quando dois irmãos, que nunca se viram, se conhecem e resolvem morar juntos. Um dos irmãos, Marcos Felipe, é um vagabundo de carteirinha que após a morte do pai é obrigado a morar na favela onde descobre que tem um irmão, Robinho. Vivido por Firmino, Robinho é um garoto pobre acostumado às dificuldades encontradas por quem mora no morro.

As situações cômicas extraídas da série vêm justamente das diferenças entre esses dois irmãos: um criado em ambiente de classe média alta, e outro, um jovem favelado. Apesar de se estranharem no começo, logo eles se tornam grandes amigos.

A série, com direção de Debbie Allen, teve cenas gravadas em morros do Rio de Janeiro e nos estúdios Renato Aragão.

Além de Mano a Mano, a Picante Pictures tenta emplacar entre os canais brasileiros outros dois projetos: o seriado Milho Verde e Jornal Feliz. A primeira conta a história de um jovem urbano que vai viver com o tios em uma fazenda, e Jornal Feliz conta a saga de um jovem que vira celebridade da noite para o dia.’



O Estado de S. Paulo

‘RedeTV! alcança o 3.º lugar com o Gala Gay’, copyright O Estado de S. Paulo, 11/02/2005

‘A RedeTV! emplacou o terceiro lugar de audiência na terça-feira, na Grande São Paulo, com o Gala Gay. O baile, sob o comando de Monique Evans e dos integrantes do Pânico (Vesgo e Silvio Santos-Ceará), rendeu à emissora média de 5 pontos, segundo o Ibope.

Também para a audiência paulistana, a Globo registrou média de 15 pontos com a transmissão dos desfiles de São Paulo e de 14 com os da Sapucaí – índices relevantes para um cálculo que inclui a madrugada toda. A Band ficou com média de 2 pontos durante o Band Folia, diretamente de Salvador.’



TV GLOBO
Keila Jimenez

‘Globo adia reexibição de ‘O Clone’’, copyright O Estado de S. Paulo, 12/02/2005

‘A Globo resolveu adiar a reexibição de O Clone programada para este ano no Vale a Pena Ver do Novo. Apesar do sufoco em audiência que as reprises da emissora vêm enfrentando ao bater de frente com as do SBT, a rede deixou para o ano que vem a trama de sucesso de Glória Perez. Um dos motivos é o fato de a emissora querer evitar que duas tramas do mesmo autor estejam no ar na mesma temporada.

A reprise de Clone coincidiria com América, nova trama de Glória Perez que estréia em março na Globo. A emissora prefere evitar esse tipo de ‘desgaste’, pois muitos autores costumam repetir atores no elenco de suas tramas, o que causa certa confusão aos telespectadores, mas não necessariamente afeta a audiência das tramas.

Em 2002, a Globo exibiu uma overdose de Manoel Carlos. O autor estreou no horário das 9 com Mulheres Apaixonadas, enquanto o Vale a Pena Ver de Novo exibia outra trama sua, Por Amor (1997). Detalhe: era a segunda novela seguida do autor a ser reprisada. Por Amor veio da seqüência de História de Amor, trama que ajudou a elevar o ibope do Vale a Pena de 15 pontos, para 30 pontos no horário.

O mesmo não pode ser dito das reprises de Terra Nostra no ano passado, e de Deus nos Acusa, que está em exibição.

A choradeira de Giuliana (Ana Paula Arósio) chegou muitos dias a empatar e até a perder em ibope – segundo medição na Grande São Paulo – para a reprise da mexicana Maria do Bairro, do SBT.

A reprise de Corpo Dourado, antecessora de Terra Nostra no Vale a Pena, entregou o horário com média de 26 pontos para a trama de Benedito Ruy Barbosa. Três meses depois, a saga dos imigrantes italiano tinha derrubado a audiência para 19 pontos e chegou a cair até 14 pontos de ibope.

Com a reprise de Deus nos Acuda não tem sido diferente. A trama vem registrando média nacional de 19 pontos de audiência, mas chega muitos dias a empatar em audiência com a reprise de A Usurpadora, do SBT.

Com o cancelamento da reexibição de O Clone, disputam uma vaga no Vale a Pena agora: A Viagem, Que Rei Sou Eu, que já foram reprisadas, e Laços de Família, entre outras.’



Daniel Castro

‘Brasil joga na festa dos 40 anos da Globo’, copyright Folha de S. Paulo, 14/02/2005

‘A seleção brasileira, dos craques Ronaldo e Ronaldinho, foi escalada para comemorar os 40 anos da Globo, em abril.

A transmissão de um amistoso entre as seleções do Brasil e África do Sul, marcado para 27 de abril no Morumbi, em São Paulo, é a mais nova integrante do calendário oficial dos 40 anos da emissora. O aniversário é no dia 26.

Oficialmente, a Globo afirma que o amistoso não foi programado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) especialmente para os seus 40 anos. Mas, já que a partida vai ocorrer em plena semana festiva, foi incorporada como parte das comemorações.

Assim, a Globo dará à transmissão uma vestimenta especial. Durante o jogo, ferramentas de interatividade e projeções virtuais farão alusões aos 40 anos da rede.

A Globo irá festejar seus 40 anos durante seis dias, de 25 a 30 de abril (segunda a sábado). Em todos os dias, transmitirá especiais após a novela das oito _o da quarta-feira será o amistoso.

Haverá especiais sobre teledramaturgia, humor e jornalismo, todos rememorando os 40 anos da emissora, além de um show de gala, no dia 26. O especial de dramaturgia contará a história das novelas da Globo desde 1971, usando efeitos especiais. A trama relata a trajetória de uma mulher (Isabelle Drumond/Adriana Esteves) que tem sua vida influenciada pelas novelas e que interage com cenas de 20 delas.

OUTRO CANAL

Barba O principal motivo de a Band tirar José Luís Datena do ar, na semana passada, foi o fato de o apresentador insistir em elogiar o presidente Lula no ar. Datena, considerado indisciplinado pela Band, vive dizendo que morreria abraçado ao presidente.

Bigode Jorge Kajuru terá nesta semana uma reunião com Silvio Santos para discutir sua provável contratação pelo SBT. Guilherme Stoliar, sobrinho e assistente de Silvio Santos, confirma: ‘Estamos namorando o Kajuru. Ele tem luz própria’.

Plástica A Rede TV! está interessada no passe de Márcia Goldschmidt. Fez chegar à apresentadora da Band que está disposta a lhe oferecer o horário, o dia e o formato de programa que ela quiser.

Obra aberta Mais uma novidade no elenco de ‘Começar de Novo’. Lúcia Alves vai entrar na trama, daqui a duas semanas, como Ítala, mãe de Júlia (Gisele Itiê) e Carlos (Erik Marmo). Fica até o final.

Beleza Atriz ainda muito conhecida no exterior por causa de ‘Xica da Silva’, novela que a Manchete exibiu em 1996, Taís Araújo foi eleita uma das 50 mulheres mais bonitas da América Latina pela edição em espanhol da revista ‘People’, dirigida e dominada por hispânicos.’

***

‘Globo relança série sobre Euclydes da Cunha’, copyright Folha de S. Paulo, 9/02/2005

‘Em comemoração dos seus 40 anos, a Globo lança em março o DVD da minissérie ‘Desejo’, que exibiu em 17 capítulos em 1990.

A minissérie, escrita por Glória Perez, reconstitui o drama, real, que culminou com a morte do escritor Euclydes da Cunha (1866-1909), autor de ‘Os Sertões’. Cunha é vivido por Tarcísio Meira, casado com Ana (Vera Fischer).

A mulher se sente solitária com as viagens do marido e se envolve com o aspirante a oficial Dilermando (Guilherme Fontes). Em 15 de agosto de 1909, Cunha flagra Ana com o rival. Há troca de tiros, e Cunha morre. Sete anos depois, o filho de Cunha tenta vingar o pai, mas é morto por Dilermando.

Além de ‘Desejo’, a Globo irá lançar em 2005 em DVD pelo menos duas outras minisséries antigas: ‘O Tempo e o Vento’ (1985), no final do ano, e ‘Incidente em Antares’ (1994), em junho. Ambas são baseadas na obra de Erico Verissimo. Ainda na série histórica, está previsto para março o DVD de ‘TV Pirata’ (humor).

Dos programas recentes, serão lançados em DVD a temporada 2004 de ‘Cidade dos Homens’, no próximo dia 20, e ‘Os Aspones’ (também de 2004), em abril.

Para este ano, há ainda o projeto de lançar um DVD com o quadro ‘Retrato Falado’, do ‘Fantástico’. O disco de ‘A Diarista’, que sairia agora, ficou para o final do ano, mesma previsão de ‘Hoje É Dia de Maria’, que poderá ganhar versão para cinema em julho.

OUTRO CANAL

Tecnologia A Globosat trabalha em um projeto de interatividade que permitirá que assinantes da Sky e do serviço digital da Net votem em eliminações de ‘reality shows’ usando o próprio televisor -e não o telefone ou computador, como atualmente. O sexto ‘BBB’, em 2006, já deverá ter a novidade.

Só para maiores João Kléber está gravando pilotos de um novo programa da Rede TV!. O assunto é secretíssimo, por enquanto. Seria uma atração muito forte, provavelmente com algum conteúdo erótico, só adequada para exibição depois da meia-noite.

Manual 1 A Globo adota a partir de 31 de março uma nova redação para suas normas de veiculação de comerciais com a participação de seu elenco e personagens de seus programas. O texto, que atualiza versão de 2002, visa a uma ‘interpretação que assegure proteção ao conteúdo e à audiência dos programas’.

Manual 2 As normas básicas são: 1) todo ator ou apresentador pode fazer comerciais, desde que não evoque o personagem que interpreta ou programa que apresenta, mas a Globo não veiculará os filmes nos intervalos das atrações em que ele atua; 2) integrantes de elenco fixo de um mesmo programa não podem atuar juntos em um mesmo comercial; 3) jornalistas continuam proibidos de fazer propagandas. Para merchandising, as regras são outras.’

***

‘TV Globo barra Preta Gil no ‘Caldeirão’’, copyright Folha de S. Paulo, 13/02/2005

‘Filha do ministro Gilberto Gil (Cultura), Preta Gil foi vetada pela Globo no elenco fixo de um novo quadro do ‘Caldeirão do Huck’, o ‘Passaporte para o Amor’.

Com Karina Bacchi e Robson Caetano, Preta iria gravar todas as edições do quadro. Gravou duas, mas foi substituída na terceira.

No quadro, dois casais disputam uma viagem de lua-de-mel. As celebridades respondem a perguntas, e os casais têm de dizer se eles estão certos ou errados.

Preta Gil, assim como a Globo, nega que tenha sido barrada. Mas a Folha apurou que o veto existiu, sim. Uma ala da Globo seria contra investir em Preta Gil.

Preta afirma que o que houve foi um problema de agenda. Na semana em que estava livre, choveu muito no Rio e só deu para gravar dois quadros. Na semana seguinte, ela tinha shows em Salvador.

A cantora afirma também que não irá fazer a novela ‘América’: ‘Isso nunca existiu. Foi uma grande especulação. A Glória [Perez] disse em entrevista que me queria no elenco, mas o convite nunca se concretizou’.

Preta, demitida da Band com apenas três meses no ar, diz que vai focar na carreira de cantora. ‘Parece que para ser feliz é preciso estar na TV. Eu não sou assim, sou mais feliz fazendo shows. Para ser apresentador, tem que ter muita vaidade, uma parcela não de mal, mas de muita política.’

OUTRO CANAL

Gritos O ator português Ricardo Pereira, o Daniel Cascaes de ‘Como uma Onda’, entrou para o ranking dos artistas da Globo que mais recebem cartas, dominado pelo elenco de ‘Malhação’. Carolina Dieckmann é outra novidade na lista de janeiro.

Peso 1 Paquita da última geração (aquela que ficou desempregada com a separação de Xuxa e Marlene Mattos), Monique Alfradique, 18, estréia em novelas em ‘A Lua me Disse’, próxima trama das 19h, com a responsabilidade de carregar um papel central.

Peso 2 Monique, que lembra Letícia Spiller, fará Branca, menina rica de 15 anos. Ela estuda na Suíça, mas sua mãe (Maitê Proença) vai buscá-la porque tem uma doença incurável. Sua fortuna será cobiçada. Esforçada, Monique tem tido aulas particulares.

Improviso O núcleo rico de ‘A Lua me Disse’ viaja nesta sexta para a Áustria. Mas, na trama, as cenas que a Globo gravará lá se passam na Suíça. A emissora achou as locações na Áustria melhores.

Imersão Diferentemente de todos os autores de novelas, que escrevem em suas casas ou escritórios tranqüilos, Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas, roteiristas de ‘Floribella’, que a Band estréia em março, resolveram trabalhar no mesmo local em que será gravada a trama. Dizem que é para interagir com o elenco.’