Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Laura Mattos

‘A Band põe no ar a partir de segunda, em São Paulo, chamadas para as inscrições do ‘reality’ ‘Tá na Mão’, que estréia em setembro e dará um carro ao vencedor.

Detalhe: diferentemente de outras emissoras, que aceitam inscrições por carta e internet, as da Band deverão ser feitas pessoalmente, num escritório do canal na região da avenida Paulista.

Os interessados terão de comparecer ao local entre os dias 8 e 11. Com isso, grandes filas deverão se formar na rua, o que poderá ser noticiado por jornais, revistas e até pela própria programação da emissora. A promoção do ‘reality’ por outros programas da casa faz parte do chamado ‘cross media’. Forte na Globo, está sendo inserido na Band pela diretora artística Marlene Mattos.

Além das filas, também deverá chamar a atenção do público e da mídia o fato de o ‘reality show’ ser gerado de um shopping de São Paulo, onde o veículo ficará estacionado. No ‘Tá na Mão’, ganha um carro quem conseguir ficar mais tempo com a mão na lataria.

Para dirigir o programa, Marlene chamou Rodrigo Carelli, ex-diretor da MTV e da ‘Casa dos Artistas’. Após o SBT, Carelli voltou à MTV para comandar o controverso ‘Acústico MTV’ de Roberto Carlos, que nunca foi ao ar devido a uma disputa entre a MTV e a Globo (detentora do direito de imagem do cantor para a TV).

Na Band, Carelli dirigiu a transmissão do Miss Brasil 2004.

OUTRO CANAL

À francesa O GNT diz que a audiência do ‘Saia Justa’ subiu 40% com o rodízio de convidados adotado após a saída de Rita Lee. Marina Lima, cuja participação foi bem no Ibope, assinou contrato para ser a ‘quarta saia’ e entrará no ar a partir do próximo dia 18.

Caça-cliente A Globo.com prorrogou até o fim de agosto a promoção que libera gratuitamente vídeos do Globo Media Center. Em julho, diz o portal, mais de 300 mil pessoas viram de graça cenas de novelas antigas, entre outros programas da TV Globo.

Esporte A Band afirma que Roberto Cabrini, grife de seu jornalismo, irá a Atenas para ser um dos âncoras da cobertura da Olimpíada.

Voluntário Gustavo Moretzsohn, filho da autora Ana Maria Moretzsohn (Globo), toca um projeto de TV comunitária em Rio das Pedras, uma favela na Barra da Tijuca famosa pelas iniciativas sociais. Após montar a infra-estrutura, ele, que é cineasta, agora ensina os moradores a gerenciar o canal por conta própria.

Drama O SBT vai produzir no Brasil mais um texto da rede mexicana Televisa. Desta vez, o nome é ‘Esmeralda’. A novela entrará no lugar de ‘Seus Olhos’, que deve ficar no ar até o fim de outubro.’



Keila Jimenez

‘Band estréia reality show de resistência’, copyright O Estado de S. Paulo, 28/07/04

‘Quanto tempo você estaria disposto a ficar em pé, acordado, sem se mexer muito, para ganhar o carro dos seus sonhos? É justamente esse o desafio que a Band pretende lançar em agosto, no reality show Tá na Mão.

O programa, que vem sendo produzido em sigilo pela emissora, tem um formato simples, custo de produção baixo, mas atraiu milhares de telespectadores nos países por onde passou. O formato não tem grandes segredos: cerca de 20 participantes têm de colocar uma de suas mãos em um carro – o prêmio da prova – e lá permanecer o quanto agüentar. Vence quem ficar mais tempo nessa posição, o último participante a tirar a mão do carro. Os concorrentes podem comer e até dormir, mas quem tirar a mão do prêmio está automaticamente desclassificado. Detalhe: o reality show será uma espécie de vitrine humana, pois o carro ficará em um shopping famoso de São Paulo, para que o público possa acompanhar de perto a maratona de resistência.

Carreira internacional – O formato de Tá Na Mão, comprado pela Band de uma produtora internacional, foi um dos maiores sucessos das TVs do Chile e da República Dominicana no ano passado. Os dominicanos assistiram ao programa – que lá se chamava El Carro Divertido – pelo canal Telecentro em uma maratona que durou 90 horas.

O reality show era exibido em doses homeopáticas diariamente em um programa local, o Divertido com Jochy. Na semana em que exibiu a competição, o canal registrou um belo progresso no horário, subindo do terceiro para o primeiro lugar em audiência. Além da platéia televisiva, o shopping onde estava o carro da competição ficou lotado de curiosos. Até torcidas organizadas para os participantes marcaram presença. O descuido e o cansaço foram os principais fatores na desclassificação dos candidatos.

Com o formato em mãos, a Band já negocia com uma montadora de veículos e com um shopping a organização do Tá na Mão.

O programa pode virar um quadro de uma das atrações da casa ou ganhar espaço – breves links – em toda a programação da rede durante a sua realização. A data prevista pela direção da Band para a estréia é 19 de agosto e o mercado publicitário já foi avisado.’



CIDADE DOS HOMENS
Keila Jimenez

‘‘Cidade dos Homens’ aborda planejamento familiar’, copyright O Estado de S. Paulo, 27/07/04

‘Começou a ser filmada na semana passada a nova temporada da série Cidade dos Homens, uma parceira da Globo com a produtora O2 Filmes. Desta vez, Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) estarão crescidinhos de fato, com idades entre 16 e 17 anos e vivendo os conflitos dessa fase.

Se na temporada passada a temática foi o envolvimento deles com as primeiras namoradinhas, o argumento dessa temporada será mais sério, voltado para assuntos como paternidade e o papel da família na comunidade. Os assuntos serão abordados no drama da gravidez da namorada de Acerola e na procura de Laranjinha pelo pai.

Paulo Morelli assume a direção-geral da série no lugar Fernando Meirelles – que está tocando outros projetos fora do País – e também assina o roteiro de alguns episódios.

Morelli dirige o primeiro episódio de Cidade, A Primeira Vez, que como indica o título, mostrará como foram as primeiras relações sexuais de Laranjinha e as Acerola.

Cao Hamburger, Regina Casé – que também é roteirista de um dos episódios -, Cesar Charlone e Fernando Meirelles dirigem as outras quatro edições do programa. Também estão entre os roteiristas dessa temporada: Newton Cannito, Leandro Saraiva e George Moura.

A nova safra da série – que traz cinco episódios, com 30 minutos cada – estréia em outubro na Globo e terá basicamente o elenco que compôs a primeira temporada: atores dos grupos de teatro Nós do Morro e Nós do Cinema. Mentora do projeto, a O2 abriu testes para papéis de amigos de Acerola e Laranjinha nessa nova fase. Desta vez, não haverá participações especiais nas histórias.

Uma das novidades desta temporada é o fato de os episódios agora terem continuidade entre um capítulo e outro. Também haverá um episódio ambientado em São Paulo, onde Laranjinha e Acerola conhecem o hip-hop. Até então, a série só havia deixado o Rio uma vez, para justificar a ida da dupla a Brasília, onde os dois encontrariam o presidente Lula. Filme – A O2 pretende produzir a última temporada de Cidade dos Homens para a Globo em 2005, encerrando a carreira do programa na TV.

Concebido no rastro do sucesso do filme Cidade de Deus, Cidade dos Homens também ganhará sua versão em longa-metragem. O filme começa a ser planejado para 2006. No enredo, a amizade de Laranjinha e Acerola será colocada em xeque por causa do tráfico de drogas.

A O2 deverá usar, no filme, imagens registradas para as temporadas da série na TV, como recurso de passagem de tempo, ilustrando o crescimento dos garotos.’



TV CULTURA
Laura Mattos

‘Cultura põe freio em programa de Mel Lisboa’, copyright Folha de S. Paulo, 1/08/04

‘A TV Cultura colocou freio no ‘Superinteressante’, que seria apresentado por Mel Lisboa. O acordo para a produção foi fechado em março com o Grupo Abril, que edita a revista de mesmo nome do programa. A atração seria feita por equipe da MTV (da qual a Abril é sócia). A nova direção da Cultura, que assumiu em junho, não está satisfeita com alguns termos do contrato e com os custos. Parte da cúpula também estaria preocupada com o fato de Mel ser capa da ‘Playboy’ de agosto, já que o público-alvo de ‘Super’ é adolescente. Zico Góes (MTV) diz que os custos são baixos e que o novo comando da Cultura só pediu um tempo para conhecer o projeto.

Baba, baby

A Band quer manter Kelly Key no ar até o fim de sua gravidez, que está no segundo mês. A ‘âncora’ de ‘Cavaleiros do Zodíaco’ deverá ainda apresentar um novo ‘game’. Em tom de brincadeira, a cúpula da emissora passou a chamar a diretora artística, Marlene Mattos, de especialista em apresentadoras grávidas e já ‘avisou’ a ela que o bebê só não poderá se chamar Sasha…

Orgasmo

O GNT acaba de negociar a nova temporada do ‘Falando de Sexo com Sue Johanson’, o melhor programa sobre sexo exibido atualmente na TV brasileira. A nova safra com as dicas da vovó canadense possui 28 episódios inéditos e entrará hoje no ar, à meia-noite.’