Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Martha Beck


‘A Secretaria de Direito Econômico (SDE) instaurou ontem um processo administrativo contra a Telemar por práticas anticoncorrenciais no mercado de acesso à internet por banda larga (alta velocidade). A empresa, dona do provedor Oi Internet, é suspeita de prejudicar competidores que atuam no setor.


Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet) e os provedores Terra, UOL e Global Info, a Telemar estaria oferecendo a quem compra seu serviço de conexão à internet – o Velox – vantagens adicionais caso esses clientes optem pelo serviço Oi Banda Larga.


A Telemar é dona de boa parte do mercado de conexão por banda larga no país, sendo que em diversos estados, como Rio, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, detém 100%. Portanto, a empresa é quem oferece infra-estrutura a outros provedores além do Oi.


Medida preventivas incluem fim de campanha de venda


Entre as acusações contra a Telemar estão a prática de preços predatórios por meio de subsídios cruzados, ou seja, utilizar os ganhos obtidos na venda do Velox para oferecer o Oi Banda Larga a preços inferiores aos dos concorrentes. Outra acusação é discriminar outros provedores em seu call center e em campanhas publicitárias.


Por isso, a SDE adotou ainda medidas preventivas, determinando que a empresa deixe de fazer campanha sobre a venda do Velox em conjunto com o provedor Oi, pare de dar preferência a seu provedor no call center e deixe de oferecer gratuitamente, em maior quantidade, aparelhos de modem a quem optar pela Oi em em vez de optar por outros provedores. Caso a Telemar descumpra a medida preventiva, pode ser multada em R$ 15 mil por dia.


A Oi informou que os questionamentos dos concorrentes ‘são conseqüência do incômodo causado pela entrada da companhia no mercado de provimento de acesso à internet’. A Telemar disse que trata todos os provedores igualmente e que ‘não comenta promoções oferecidas por qualquer provedor que tenha relacionamento comercial com a companhia porque estas iniciativas são independentes e de responsabilidade do provedor’.’



FRANÇA


O Globo


‘Justiça manda revista indenizar Albert II por notícia sobre suposto filho’, copyright O Globo, 30/06/05


‘Um tribunal francês condenou ontem a revista ‘Paris Match’ por atentar contra a vida particular do príncipe Albert II de Mônaco e seu direito de imagem. A razão é a publicação de uma reportagem sobre um suposto ‘filho secreto’ dele com uma aeromoça togolesa. A punição é severa: pagamento de 50 mil euros a Albert, além de quatro mil euros para cobrir os custos do processo, e ainda a publicação da notícia sobre o resultado do processo ocupando toda a capa da revista, com o título ‘Condenação judicial da ‘Paris Match’ a pedido do príncipe Albert II de Mônaco’. As letras devem ser vermelhas.’



FSP CONTESTADA


Painel do Leitor, FSP


‘Ambiente ‘, copyright Folha de S. Paulo, 30/06/05


‘‘Em relação ao editorial ‘Sem licença’ (Opinião, 27/6), gostaria de salientar que não há constrangimento no fato de a Dersa ter sido autuada por órgão público da área ambiental. Cada agência do governo trabalha da melhor forma para cumprir sua missão específica. O governo do Estado de São Paulo tem compromisso com o ambiente. Prova disso é que, entre 1999 e 2000, a cobertura vegetal no Estado teve crescimento de 3,8% -diferentemente do que ocorre no restante do Brasil. O governador Geraldo Alckmin acaba de assinar nos EUA contratos que vão garantir R$ 52,1 milhões em investimentos de organismos internacionais no ecoturismo, na melhoria de parques estaduais e na recomposição de matas ciliares.’ Roger Ferreira, assessor especial de comunicação do governo do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)


Acre


‘A reportagem ‘Publicidade do governo do Acre fere Lei das Licitações’ (Brasil, 24/6) questiona desde a publicidade oficial até obras de estradas e requer esclarecimentos. 1. Os custos do quilômetro de asfalto em trechos da BR 364 refletem as dificuldades desse tipo de obra no interior da Amazônia e constam dos projetos aprovados pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit). Ainda assim, o governador Jorge Viana mandou encaminhar todas as planilhas de custo das obras ao TCU, pedindo análise e parecer; 2. A Secretaria de Comunicação tem orçamento aprovado pela Assembléia Legislativa, e todos os seus investimentos são submetidos ao Tribunal de Contas do Estado, ao qual já foi solicitado parecer sobre esse assunto. O contrato 007/2001 está no 50º mês de vigência e pode estender-se a até 60 meses, de acordo com a lei 8.666/93. O orçamento da Secretaria de Comunicação não é de R$ 19,7 milhões. O valor aprovado pela Assembléia para 2005 é de R$ 9,7 milhões. Isso para manter uma rede com 11 rádios e a TV Educativa, única que integra todos os municípios do Acre, e viabilizar a publicidade e demandas de comunicação de todas as outras secretarias, empresas e órgãos do governo. Forjando uma absurda associação com a crise política, o texto trai interesses de ‘fontes’ que terceirizaram a denúncia, como o deputado cassado Narciso Mendes, figura associada aos cartéis que macularam o Acre durante anos.’ Aníbal Diniz, secretário de Comunicação do Estado do Acre (Rio Branco, AC)


Resposta dos jornalistas Fernando Rodrigues e Fernando Canzian – O valor de R$ 19,7 milhões para o orçamento da Secretaria de Comunicação do Acre foi confirmado, em entrevista gravada, pelo próprio missivista. Mesmo após novo pedido, o governo do Acre se recusa a informar o principal: o valor total dos 13 aditivos ao contrato 007/2001.’



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O Estado de S. Paulo


‘Segmentação no marketing cresce a cada dia ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 30/06/05


‘MERCADO: A entrada para o mundo do marketing geralmente se dá por meio dos cursos de comunicação voltados à propaganda e marketing ou de administração com ênfase nesta área. ‘O primeiro forma os profissionais de comunicação, que trabalham nas diversas etapas do processo de comunicação social da empresa ou como gerentes de produto. Já o administrador pode também estar à frente de um produto, mas atuar em outras áreas como finanças ou RH, porque a sua formação é ampla’, explica Marcos Amatucci, diretor nacional dos cursos de Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).


Ele conta que na área de administração, as melhores posições vão para os egressos das melhores escolas. ‘Em São Paulo, em termos de administração, as escolas top de linha colocam cerca de 500 formandos por semestre no mercado. Destes, cerca de 20% vão para a área de Marketing’, diz. Em termos de comunicação social voltada ao segmento, diz, cerca de 700 profissionais são formados por ano, metade dos quais segue para o marketing empresarial. O restante faz carreiras em outras empresas, como agências e produtoras.


Para ele, o profissional de marketing é fundamental para a sobrevivência da empresa. ‘Ele é imprescindível para as empresas não ficarem falando sozinhas, sem saber para quem oferecer suas capacidades técnicas e de produção ou entender as necessidades da sociedade que podem ser transformadas em negócios, empregos e crescimento econômico. Em suma, é o profissional que dá a liga entre a produção e o consumo’, afirma.


A segmentação no marketing também é crescente. Já existem cursos específicos, por exemplo, para esportes, luxo e consumo. Conforme Amatucci, a natureza do marketing é entender o negócio e fazer adaptações de acordo com as exigências dos clientes. ‘Como também é da natureza do marketing ser criativo, ele então desenvolve soluções específicas para os mais diversos ramos’, afirma.’