Domingo, 21 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

ENTRE ASPAS >

Nélia Marquez

13/05/2005 na edição 328

‘O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), José Inácio Pizani, disse ontem esperar para o final do ano as primeiras solicitações de emissora de rádio para utilização do sistema de transmissão digital. A TV Digital, afirmou, deve demorar mais um pouco por causa dos sucessivos estudos técnicos solicitados pelo governo, mas deverá estar em uso para a transmissão da Copa de Futebol de 2006, na Alemanha.


A rádio e a TV digital no Brasil serão temas do 23.º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em Brasília, de 17 a 19 de maio, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de abertura e a participação de vários ministros. O governo firmou convênio, no caso do rádio, com os fabricantes do sistema francês DRM (Digital Radio Mondial), mas a Abert é favorável ao sistema americano, por Iboc (In Band on Channel), que não interfere em outro espectro de freqüência. Ele acredita que o preço dos aparelhos receptores vai cair à medida em que a nova tecnologia se popularizar.’



O Globo


‘Brasil debate padrões digitais de comunicação’, copyright O Globo, 13/05/05


‘A implantação da rádio digital no país será um dos temas do 23 Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que reunirá mais de 1,5 mil empresários do setor entre 17 e 19 deste mês, em Brasília, e deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de vários ministros. O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), José Inácio Pizani, defendeu a implantação da tecnologia Iboc de rádio digital, já utilizada nos EUA.


Para ele, esse sistema já está consolidado e tem qualidade de som semelhante à do CD. Após 12 meses de implantação do sistema digital, o aparelho de rádio deverá custar para o consumidor o equivalente a US$ 300. As empresas negociam a isenção do pagamento da licença do sistema Iboc – uma das principais críticas à tecnologia.


-Chegamos ao esgotamento da tecnologia analógica – afirmou Pizani.


A implantação da TV digital no país, segundo ele, é um problema mais amplo. Pizani disse que não pretendia menosprezar o talento brasileiro, mas disse que as pesquisas realizadas no país estão retardando uma definição do padrão tecnológico. A associação participa de todos os grupos de trabalho estabelecidos pelo governo que estudam o tema.


Para Pizani, o padrão escolhido precisará permitir a portabilidade, a interatividade e a alta definição. Durante o evento, uma parceria com a Sony permitirá as transmissões no sistema convencional e em alta definição (HDTV).’



TV GLOBO


Daniel Castro


‘Globo exibe curta da ‘cineasta’ Vera Fischer ‘, copyright Folha de S. Paulo, 13/05/05


‘A atriz Vera Fischer virou arma da Globo para fortalecer o ‘Fantástico’ e tentar combater o SBT (‘O Grande Perdedor’) e a Record, que neste domingo à noite exibirá o inédito ‘Star Wars: Episódio 2 – O Ataque dos Clones’.


A emissora irá mostrar no ‘Fantástico’ uma entrevista e trechos de um dos dois filmes trash que Vera produziu, dirigiu e protagonizou no início deste ano, como uma brincadeira de família.


Assim, a Globo apresentará a nova faceta, a de ‘cineasta’, de uma de suas principais estrelas. O ‘Fantástico’ exibirá seqüências de ‘Vermelho Sangue’, curta de 20 minutos, em que Vera interpreta a baronesa Alegra, que vira vampira. No elenco, estão os filhos da atriz, Rafaela e Gabriel, o ex-marido Perry Salles e amigos.


A produção é propositadamente trash. Para se transformar em vampira, Vera usa dentaduras de plástico que comprou de camelôs. Não há preocupação com continuidade entre as cenas. Nos créditos, aparece o nome da ‘produtora’ Trash Filmes.


O filme foi rodado com uma câmera digital no sítio da própria atriz. O roteiro foi escrito por ela a lápis em caderno escolar. Vera teve a idéia de brincar de fazer filmes de terror após assistir alguns deles, como ‘Christine, o Carro Assassino’. Além de ‘Vermelho Sangue’, já tem pronto ‘Sangria Desatada’. Gostou tanto da brincadeira que já escreveu o roteiro de outros dois filmes.


OUTRO CANAL


Clonagem 1 Apesar de liminar que proíbe Tom Cavalcante de fazer paródias do ‘Qual É a Música?’, a Record vai continuar exibindo sátiras de Silvio Santos e atrações do SBT. Anteontem, gravou paródia do ‘Show de Calouros’, o ‘Xô Calouros’, com jurados como Pedro de Lara. Promete exibi-la no dia 25.


Clonagem 2 A proibição se limita ao ‘Qual É a Música?’. Ou seja, nada impede, ainda, que a Record satirize outros programas. Anteontem, a Record respeitou a liminar, da qual irá recorrer, e não exibiu paródia do ‘Qual É a Música?’. Reprisou uma sátira de Jô Soares e, mesmo assim, empatou com o SBT no Ibope. Disputa A Rede TV! teve mais audiência que a Band, em abril, apenas na média diária de segunda a sexta-feira. Na média de todos os dias, de segunda a domingo, a Band levou a melhor. Registrou 1,9 ponto, contra 1,6 da Rede TV! no Ibope da Grande São Paulo.


Vitrine 1 A TVE Brasil, vinculada ao governo federal, está produzindo um documentário sobre o Ano Brasil na França. Pretende exibi-lo em rede com as demais TVs públicas do país. Vitrine 2 Por meio da Ancine (Agência Nacional do Cinema), a TVE também sugeriu uma série de programas produzidos por ela para serem exibidos por emissoras francesas. A série ‘Sons da Rua’ tem chances de passar na França, segundo a emissora.’



SBT vs. RECORD


O Estado de S. Paulo


‘Record ensaia reação a liminar conseguida pelo SBT ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 13/05/05


‘Por meio de comunicado, a Record manteve, até as 14 horas de ontem (horário do fechamento desta edição) a posição de que não havia sido notificada pela Justiça sobre liminar concedida ao SBT pela 40.ª Vara Cível, suspendendo o quadro Qual Era a Música?, do Show do Tom. Com isso, o canal ganha tempo para entrar com os recursos judiciais cabíveis. Anteontem, por exemplo, ao tomar conhecimento extra-judicial da liminar, a emissora já reprisou alguns quadros do Show do Tom. Mesmo assim, o humorístico, das 23h36 à 0h37, obteve média de 7,1 pontos, ante 6,5 do SBT, segundo a prévia do Ibope em São Paulo.’


Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem