Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Nelson de Sá


‘José Luiz Datena, na Band, viu as imagens e reagiu:


– O Estado perdeu o controle da Febem… O Estado perdeu o controle do sistema carcerário… Perdeu o controle!


Naquele momento, início da noite, Fátima Bernardes entrou na Globo para anunciar:


– Quarenta e sete pessoas ficaram feridas na rebelião. Apesar de a Febem ter dito que a situação está sob controle, houve tumulto há pouco.


Mais uma hora e, no JN, veio a locução em tempo real:


– Uma van incendiada, outra servindo a uma farra dos adolescentes amotinados. Do lado de fora, onde a paisagem é de guerra, tropas bloqueando saídas, ocupando o território.


E tome cenas de ‘correria e explosões’, de ‘tiros de balas de borracha’ e ‘funcionários cercados’, no dizer da Globo, até de ‘carga da cavalaria’, na Band. Encerrando o JN:


– Depois de a Febem declarar a rebelião controlada, tumultos e confronto. A tropa de choque vai passar a noite.


Em meio ao choque das imagens, os números eram os mais variados, nas oito horas de cobertura da ‘tensão’.


O JN, por fim, contou 53 feridos. Boris Casoy, no Jornal da Record, 50. Para a Globo News, foi a 29ª rebelião no ano. Para a Record, foi a 23ª.


Vinte e tantas rebeliões depois, a ‘perda de controle’ nem seria novidade. Mas havia mais, ontem na Globo:


– Treze assaltantes invadiram condomínio na Vila Mariana. A primeira vítima foi rendida no elevador e teve que voltar para entregar as jóias.


A quadrilha fugiu depois, ‘ao ver uma mulher que chegava de carro’ e evitou entrar. E tome números, no SPTV:


– Desde o início do ano já são 15 arrastões na capital.


E havia mais, ontem na Globo e rádios, com os números da secretaria de Segurança. Segundo a Jovem Pan, ‘os seqüestros voltaram a crescer’:


– O aumento foi de 27% no Estado. Na capital, foi ainda maior, com 29%.


Mas é claro que ‘a secretaria anunciou queda em outros índices’ de violência. Aliás:


– O secretário minimizou os números dos seqüestros e rebateu críticas dizendo que se deve tratar dos números absolutos e não dos percentuais.


Controlem-se os números.


NO AR, FHC


Se a festa tucana para a Lei de Responsabilidade Fiscal foi mesmo para lançar campanha, o JN vislumbrou um só candidato: citou ‘governadores e prefeitos’ presentes, mostrou Geraldo Alckmin, Aécio Neves e José Serra, mas quem falou foi FHC, com aplausos ao fundo.


Do plenário


Depois da manchete de ‘O Globo’, ‘Câmara de Severino não pune acusados de crimes’, o JN seguiu no ataque, ao vivo do plenário, com a câmera apontada para Severino Cavalcanti, até o repórter anunciar:


– E o número de votos para a cassação já foi obtido!


Só assim, com Severino.


Calma lá


O ministro argentino Roberto Lavagna surgiu no site do ‘La Nación’, avisou que ‘não há nenhum conflito’ com o Brasil e deu um recado ao colega Rafael Bielsa e ao ‘Clarín’:


– É preciso se tranqüilizar, principalmente a imprensa dos dois países.


Para Meca


A Globo insiste em tratar a reunião de países árabes e sul-americanos a partir dos preparativos nos hotéis:


– Nas salas de reunião, tapetes com bússola, para indicar a direção de Meca.


Mas o ‘Miami Herald’ já cuidava ontem de destacar a reunião do venezuelano Hugo Chávez com o emir do Qatar, ‘terceiro produtor de gás’.


CAIU NA REDE


A exemplo dos EUA no ano passado, também a campanha no Reino Unido, para a eleição de hoje, fez ‘a política britânica mergulhar na rede’, no dizer do ‘Washington Post’.


Seguindo os passos do democrata Howard Dean, os três principais partidos lançaram grandes ‘operações de internet’ -e seus sites atingiram cinco milhões dos 35 milhões de internautas britânicos. O esforço mais destacado é o do Partido Trabalhista, com invenções como o ‘diário’ do primeiro-ministro e candidato Tony Blair, um semiblog com relatos e vídeos do dia-a-dia, e até um fotoblog da mulher de Blair.


Os blogs em especial, no título de um despacho da agência Reuters, ‘desabrocharam na eleição britânica’. A campanha ‘viu uma explosão deles, de candidatos a jornalistas e atiradores políticos’, que terminaram reunidos em diversos coletivos.


Entre os sites de publicações, o mais destacado de longe foi o Guardian Unlimited, dos jornais ‘Guardian’ e ‘Observer’, que investiu em blog (logotipo acima) e chegou a convocar o blogueiro americano Markos Moulitsas -do mesmo Daily Kos que fez fama e bateu recordes na eleição dos EUA.


Como prêmio, anteontem o Guardian Unlimited foi escolhido o melhor site de jornal do mundo, na nona edição anual dos Webby Awards, a premiação de internet com maior repercussão internacional.’



FSP CONTESTADA


Painel do Leitor, Folha de S. Paulo


‘PT ‘, copyright Folha de S. Paulo, 05/05/05


‘‘Sobre a coluna do jornalista Fernando Rodrigues publicada ontem (‘Intrigalhada do PT’, Opinião, pág. A2), que descreve pretensas articulações para derrotar a MP 237, esclareço o que segue: 1) Ao contrário do que vem sendo divulgado, ela não foi editada para beneficiar a prefeita Marta Suplicy. A MP abrange pelo menos 130 municípios e inclui em situação idêntica os prefeitos do PFL Cesar Maia (RJ) e Antônio Imbassahy (Salvador) e prefeituras como a de Valinhos, do PSDB, entre outras; 2) Se a MP for revogada, não serão punidos apenas prefeitos. Milhões de habitantes serão prejudicados com o aumento do comprometimento da receita líquida com o pagamento de dívidas com a União, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal; 3) O programa Reluz tem vasto alcance social, porque economiza cerca de 35% do consumo de energia, permitindo ampliar a rede de iluminação para áreas periféricas e, assim, melhorando a segurança dos cidadãos. A ampliação da rede, principal motivação da MP, é financiada com a taxa de iluminação, o que torna o programa autofinanciado e sustentável do ponto de vista da LRF; 4) Sempre tive uma relação respeitosa com os companheiros Marta e João Paulo, que legitimamente se apresentam como pré-candidatos do PT. Se, de fato, existe alguma iniciativa para derrubar a MP 237, ela é irresponsável, inconsistente e, espero, fadada ao fracasso. Essa ilação parece apenas mais uma intrigalhada ‘contra’ o PT.’ Aloizio Mercadante, senador pelo PT-SP (Brasília, DF)


Resposta do jornalista Fernando Rodrigues – O texto citado já registrava que o senador Aloizio Mercadante ‘obviamente negará essa estratégia até o fim de seus dias’.’





MTV


Keila Jimenez


‘Supla faz programa para a MTV em casa ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 05/05/05


‘Figurinha fácil em eventos da emissora e participante especial praticamente fixo das atrações da casa, Supla terá um programa só seu na MTV. Ainda sem nome definido, a atração comandada pelo roqueiro estréia no dia 22, às 23h30, e terá como cenário a casa de sua família na Rua Grécia, nos Jardins, que acabou de ser vendida.


‘O próprio Supla nos sugeriu fazermos um programa na mansão, que estava sendo vendida e nós bolamos o formato’, conta a diretora de Programação da MTV, Cris Lobo. ‘Serão nove programas com mais ou menos meia hora de duração cada um. O Supla será anfitrião de uma sessão de vídeos que misturam pérolas do acervo dele, com um pouco de coisas da MTV.’


O programa, que será semanal, funcionará assim: Supla receberá amigos para assistirem aos vídeos e depois comentarem. Uma coisa bem no estilo ‘lá em casa’. O cantor vai colocando as imagens, trocando e analisando com o convidado as pérolas, que vão desde filmes de terror B que ninguém nunca viu, a videoclipes e shows realmente históricos.


‘O legal é que o Supla tem muita informação naquela cabecinha e inclui uns comentários de molecão também. Costumamos dizer que ele tem tudo a ver com a nossa audiência porque não está nem aí com o que pensam dele. A maioria dos jovens quer ser assim, mas no fundo não é’, fala Cris Lobo.


Pelo sofá da família Suplicy passarão André Abujamra, Roger, do Ultraje a Rigor, Suplicy pai, entre outros.


TALK SHOW FAKE


Outra aposta da MTV para este mês é o novo programa de Marcos Mion: The Nadas. A atração, que estréia dia 14, às 22 horas, é uma espécie de sitcom que traz o apresentador vivendo ele mesmo os personagens – ah, vá? que novidade -, dividindo um apartamento com dois jovens de 20 e poucos anos. ‘São histórias engraçadas envolvendo esses três caras’, conta Cris Lobo. O programa terá ainda esquetes temáticos gravados por Mion e uma entrevista fake. Por esse talk show de mentirinha passarão convidados como Homem-Aranha, Harry Potter e Luke Skywalker, todos vividos por Mion, é claro.’