Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > TERÇA-FEIRA, 16/01

Teles esperam perdas
com conta por minuto

Por Luiz Antonio Magalhães em 17/01/2007 na edição 416


Leia abaixo os textos de terça-feira selecionados para a seção Entre Aspas.


************


Folha de S. Paulo


Terça-feira, 16 de janeiro de 2007


TELECOMUNICAÇÕES
Humberto Medina


Teles prevêem perda com conta por minuto


‘As empresas de telefonia fixa avaliam que poderão ter perdas financeiras com a implantação do sistema de tarifação por minuto para ligações locais. Como o sistema de minutos é mais transparente, os usuários, com o tempo, poderão se enquadrar em planos mais adequados ao seu perfil de uso.


Com o sistema de pulsos, isso não é possível porque a medição é imprecisa e, por isso, não permite ao usuário monitorar o perfil das ligações fixas locais. O fim da cobrança por pulso se inicia em março e, a partir de 1º de agosto, não existirá mais.


‘Se houver uma escolha racional ao longo do tempo, vai haver perda de receita para as operadoras’, disse José Fernandes Pauletti, presidente-executivo da Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado).


Além dos planos específicos que cada concessionária pode criar para oferecer facultativamente aos seus clientes, haverá dois planos obrigatórios: o básico e o alternativo. O básico, recomendado a quem faz ligações de curta duração (menores que três minutos), tem franquia mensal de 200 minutos.


O alternativo tem franquia de 400 minutos, mas tem taxa de completamento de ligações, equivalente a quatro minutos. Esse plano é mais indicado para quem faz ligações locais de longa duração, especialmente para acesso discado à internet.


Orientação


A orientação de Pauletti para o consumidor que está em dúvida sobre qual plano escolher é não fazer nada. Ao não manifestar sua opção, o usuário é automaticamente enquadrado no plano básico. A partir daí, segundo ele, o consumidor deve esperar a chegada de três ou quatro contas para poder avaliar corretamente o seu perfil.


Para fazer essa avaliação, o consumidor deverá solicitar uma conta detalhada -que deverá ser fornecida sem custos.


As concessionárias de telefonia fixa não são obrigadas a fazer a modificação em todos os locais. Onde não for implantada a cobrança por minutos, no entanto, os assinantes não pagarão mais por ligações locais feitas para outros telefones fixos. Serão cobradas só assinatura e ligações para celulares ou de longa distância.


A Abrafix estima que 3% dos 42 milhões de usuários das concessionárias fixas não serão cobrados por minutos e passarão a ter o que se chama de ‘tarifa flat’ para ligações locais. Isso deve acontecer principalmente em pequenos municípios do interior nas áreas da Brasil Telecom e da Telemar.


A Telefônica disse que fará a conversão para minuto em todo o Estado de São Paulo.


A mudança de pulso para minutos favorece quem faz ligações mais curtas. Para ligações de maior duração, o custo deve subir. A Pro Teste informou haver aumentos de até 127% no custo de uma ligação de sete minutos no plano básico.’


TELEVISÃO
Laura Mattos


Emissoras lucram no Ibope com cratera de SP


‘O acidente na linha quatro do metrô, que abriu uma cratera ao lado da Marginal Pinheiros, em São Paulo, está rendendo resultados inéditos de audiência para as emissoras de TV.


A cobertura exaustiva da tragédia levou a Record, pela primeira vez, à liderança no Ibope pela manhã -ontem, das 7h50 às 11h45. O jornal ‘Fala Brasil’, que costuma marcar cinco pontos de média, subiu para oito. Na seqüência, o ‘Hoje em Dia’, de variedades, abriu espaço a plantões jornalísticos sobre o acidente e marcou dez pontos, o dobro de sua média normal.


A Globo, com programação infantil, amargou o segundo lugar. A emissora iniciou o ‘SPTV’ quase uma hora mais cedo, às 11h28, e fez uma edição especial. Chico Pinheiro ancorou o telejornal do local do acidente, e a audiência subiu. A média, que gira em torno de 13 pontos, subiu para 17. O pico foi de 23 pontos, um dos maiores já registrados pelo telejornal.


Pinheiro poderá voltar a apresentar o programa do local hoje, especialmente se a marginal continuar interditada.


O policialesco ‘Brasil Urgente’ (Band) de sexta-feira, dia do acidente, faturou com a cratera. Ficou em segundo lugar no Ibope das 19h às 19h20. A Bandeirantes colocou o buraco até no ‘Programa Raul Gil’, no domingo. O programa de auditório foi interrompido pelo ‘Notícias da Redação’.


Desde a sexta-feira, quando a cratera se abriu engolindo carros e caminhões, TVs mantêm por horas a fio imagens aéreas da cratera e notícias relacionadas às buscas. As informações do trânsito e o drama das vítimas atraiu mais os telespectadores paulistanos.


Alguns plantões ao vivo, em especial os da Record e da Band, escorregaram em tom sensacionalista, com âncoras brigando por entrevistas exclusivas e emocionais com familiares dos desaparecidos.


Os números são dados prévios do Ibope da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 55 mil domicílios.’


************


O Estado de S. Paulo


Terça-feira, 16 de janeiro de 2007


HQ
Karla Dunder


Gibiteca Henfil abre as portas com histórias e oficinas


‘A Gibiteca Henfil abre as portas. O endereço é o mesmo, mas com novas instalações – a Biblioteca Sérgio Milliet, do Centro Cultural São Paulo. Tudo para facilitar o acesso da garotada ao fascinante mundo dos quadrinhos. Outro bom motivo para ir ao CCSP é o Festival de Férias, que conta com uma programação animada, com oficinas, contação de histórias e leituras dramáticas, até fevereiro.


A coleção da Gibiteca Henfil é composta por 8 mil títulos, entre quadrinhos, álbuns e livros sobre HQ. E cerca de 75 mil gibis. ‘A mudança de prédio da gibiteca visa a integração com a biblioteca. Uma maneira de os diferentes públicos se entrosarem’, explica a diretora da divisão de Bibliotecas do CCSP, Rita de Cássia Rodrigues da Silva. O espaço recebe, somente nos fins de semana, cerca de 150 pessoas. Movimento garantido para animar a programação.


Além da variedade, os leitores podem usufruir as oficinas especiais promovidas ali. A partir de hoje, e durante as terças-feiras até o dia 6 de fevereiro, Vanessa Castro organiza rodas de histórias, com o objetivo de resgatar a tradição oral e despertar no público o interesse pela leitura. Em fevereiro, mais agito na gibiteca. Do dia 1º a 22, o quadrinista Sam Hart oferece a oficina de quadrinhos Heróis e Vilões. Os participantes receberão do professor as primeiras noções de roteiro, anatomia e narrativa dos HQs.


Dentro do Festival de Verão, crianças e adolescentes poderão se divertir com a variedade de atividades. De 23 a 28, o piso Flávio de Carvalho será palco para a criação de uma câmara escura, pretexto lúdico para um mergulho nos primórdios da fotografia. A brincadeira também entra no universo das artes visuais com a reprodução de objetos relacionas à obra da artista plástica Ligia Clark.


Outro artista plástico renomado inspira as atividades do Festival. Os parangolés de Hélio Oiticica servem de mote para a oficina de vestimentas, que discute questões relativas à moda, ao abrigo do corpo e ao carnaval, entre 6 e 11 de fevereiro.


Não só de festa se faz uma programação. Reflexões sobre as aflições diante sociedade contemporânea, como a questão da violência e do consumismo, ou o impacto da mídia na vida das pessoas são temas fartos para os jovens dramaturgos. Amanhã o público poderá conferir a apresentação de contadores de história com Histórias d’el Rei e Anais do Crime Passional. Quinta-feira é a vez de O Baú do Seu Francisco. No dia 24 será realizada a leitura dramática da peça O Rei dos Urubus; no dia 31 é a vez de D.E.U.S. e; para encerrar, no dia 7 de fevereiro, O Gênio da Mídia.


Neste ano, o Centro Cultural São Paulo comemora seus 25 anos de atividades. Para quem quiser conferir a programação completa do Festival de Verão pode acessar o site www.centrocultural.sp.gov.br.’


TELEVISÃO
Shaonny Takaiama


Globo diz que vai vender pacote


‘Mal começou o ano e só se fala em esporte nos corredores da Globo, da Record e da Band. As três emissoras vão transmitir juntas as provas dos Jogos Pan-Americanos, que ocorrem em julho, no Rio.


No cenário do Pan, a situação é democrática. Já no que se refere às Copas que estão por vir, 2010 e 2014, a Globo luta para afastar a aura de monopolista que a cerca. O rótulo surgiu porque nas duas últimas Copas, 2002 e 2006, ela transmitiu sozinha os jogos do mundial na TV aberta.


Vá lá que o pacote é caro, mas a emissora dos Marinhos não fez muita questão de baixar o preço para que suas colegas de mercado tivessem direito à transmissão dos jogos.


A Globo ainda não ofereceu os pacotes às emissoras, mas não quer passar por exclusivista, desta vez. Pelo menos é o que garante Marcelo Pinto, diretor esportivo da Globo.


‘Iremos oferecer o pacote das duas Copas para as emissoras, mas vai depender do interesse de cada uma. Poderemos negociar cada Copa em separado, também. Temos interesse em compartilhar com o máximo de emissoras possível.’ É esperar pra ver.’


Etienne Jacintho


Fernando não se inscreveu para o reality


‘A Globo admite que Fernando não enviou fita de inscrição para participar do BBB7. O paulista de 23 anos – que contou o fato para a confinada Flávia -, foi abordado pela produção da Globo após ser visto em uma casa noturna. Segundo a Central Globo de Comunicações, esse procedimento é normal. Caso a primeira triagem, feita com cerca de 50 mil candidatos, não satisfaça a produção – que procura por perfis predeterminados -, a caça por brothers é feita nas ruas. A partir daí, os escolhidos passam por uma bateria de entrevistas.


entre-linhas


O Sargento da Aeronáutica Jadir José dos Santos Filho, vencedor do concurso Dança do Siri, do Pânico, vai enfrentar um processo administrativo na Força Aérea Brasileira (FAB), mas não será afastado. Na fita, ele aparece fardado dançando em cima da asa de uma aeronave.


Assinantes da Net Digital de São Paulo e Porto Alegre terão em breve um recurso já no ar no Rio: o BBB7 em pay-per-view com quatro câmeras simultâneas.


A atriz Penelope Cruz é a entrevistada de hoje no Late Show with David Letterman. No ar no GNT, às 21 horas.’


************

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem