Monday, 18 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Terra Magazine

CAMPANHA
Claudio Leal

Suplicy: ‘Acho melhor Marta apresentar propostas’, 13/10

‘O senador petista Eduardo Suplicy, ex-marido da candidata a prefeita Marta Suplicy (PT), discorda da abordagem da vida pessoal de Gilberto Kassab (DEM), nas inserções eleitorais na TV, em São Paulo.

Por celular, do Rio de Janeiro, Suplicy preferiu ser sintético:

– Acho que o mais importante, na minha experiência de campanha política, e recomendo a Marta, é que ela esteja apresentado suas propostas positivas. E as pessoas saberão avaliar muito bem.

Melhor do que abordar o lado pessoal?, indaga Terra Magazine.

– Acho que isso, apresentar proposta, é o mais importante.

O horário eleitoral da campanha petista abordou a vida privada de Kassab. Num spot, uma voz em off indagava: ‘Você sabe mesmo quem é o Kassab? Sabe de onde ele veio? Qual a história do seu partido? Sabe se ele é casado? Tem filhos?’. O DEM acionou a Justiça eleitoral.

No dia do primeiro turno, panfletos anônimos, também com insinuações sobre a intimidade do candidato democrata, foram distribuídos nas ruas de São Paulo.’

 

 

TELEVISÃO
Márcio Alemão

Mala e campeão da baixaria, 13/10

‘Tenho apontado o Milton Neves como fortíssimo candidato a ‘Mala do Ano’. E não é que o programa Terceiro Tempo acaba de ser eleito O CAMPEÃO DA BAIXARIA de acordo com a campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania?.

Coloco a seguir trecho extraído do site www.eticanatv.org.br para que todos entendam do que trata a campanha.

A campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania nasceu em 2002, fruto de deliberação da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país. O espírito da decisão foi criar um instrumento que promovesse o respeito aos princípios éticos e os direitos humanos na televisão brasileira.

Participaram da Conferência cerca de 1.500 pessoas, a grande maioria lideranças e militantes em direitos humanos. Muitos lutaram contra a censura no regime militar, e agora estão engajados na campanha para resgatar o significado contemporâneo da liberdade de expressão e de formação de uma opinião pública crítica baseada nos valores humanistas.

A campanha é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, destinada a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas de televisão.

O programa citado recebeu 1200 denúncias fundamentadas. Foi seguido, de longe, pelo Pânico na TV. Na sequência apareceu o Superpop, SP no Ar, da Record e, acreditem se quiser, A Tarde é Sua. Mesmo somadas todas as denúncias, o Terceiro Tempo ainda segue isolado, líder absoluto desse patético campeonato.

A boa notícia: em fase de acabamento o grande concurso OS MALAS DA TV. Em breve, no Terra Magazine, todos os candidatos serão apresentados e vocês irão eleger os campeões, por categorias. Ainda em discussão se os prêmios serão entregues em cerimônia solene ou informal.

Outra boa notícia: a Rede TV promete investir na produção de novos programas – A Luciana deve ter cansado de levar a emissora nas costas. E entre as muitas idéias, o velho e bom sonho de produzir uma ‘sitcom’. A tentativa feita na emissora de ‘traduzir’ o outrora bom e hoje chato Desperate Housewives não deu nada certo.

Uma série original? O Brasil é pródigo em tentar criar essa comédias e campeão em não conseguir. Mothern pode ser considerado um programa que teoricamente tem essa levada e que deu certo. Acho que o programa tem problemas no texto, na direção, nas atuações, mas é um sucesso, como tudo do genial GNT. Todavia, acreditem se quiser, ele foi indicado na categoria CANAL MALA de TV FECHADA.

Como muitos leitores costumam escrever, deve ser inveja.’

 

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog