Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Terra Magazine

TELEVISÃO
Márcio Alemão

Verão alegrão

‘O rapaz é verdadeiramente um pândego.

Ele se chama André Vasco e o vi no Verão Band, no sábado. No programa ele faz papel de um repórter engraçado -­ parece que isso está na moda. Foi fazer uma matéria em um ringue de patinação no gelo no Rio de Janeiro.

Puxa vida, quanta coisa divertida! Imaginem vocês que ele chegou a tomar vários tombos. E a matéria, olhem só que sacada, tentava mostrar o contraste, essa coisa da turma patinar no gelo em pleno verão carioca.

Com certeza tinha assunto para a tarde inteira, mas o programa estava cheio de atrações. Peguei o finalzinho de um bate-papo entre Cicarelli e Tati Quebra Barraco. Pena. Deve ter sido de altíssimo nível e muito enriquecedor.

E o pândego voltou com mais uma das suas. Dessa vez em algum local no Nordeste. Conversou com um senhor que tem 10 mulheres. Falar corretamente virou coisa de um passado remoto. Um repórter deveria saber construir frases corretas. Bem elaboradas? Não. Não vamos chegar a tanto. Corretas. O pândego não mostrou muito talento nesse quesito. E de volta à matéria, depois de quase me jogar da poltrona de tantas risadas, ele assim a encerrou: ‘E para concluir a matéria, mais vale 10 mulheres na mão do que uma voando.’ Um pândego e genial.

‘Semente, semente, semente

Semente, semente

Se não mente fale a verdade.

De que árvore você nasceu?’

Esses versos que não chegam a provocar em mim qualquer espécie de emoção, mas apenas enormes dúvidas, foram escritos por Armandinho, que também esteve no variado Verão da Band. Não sei dizer o nome da moça que esteve com ele, em sua casa. Sei apenas que ela entrou e disse que só de pisar na grama daquela casa ela já estava sentindo a energia bacana do local.

Tivemos também Natan Balieiro, em Manaus, que acompanhou Alanis Morrissette e documentou tudo com uma câmera que produz uma imagem de qualidade muito inferior àquela que seu padrinho tinha na década de 80 e com a qual registrou muitas festas e aniversários da família. E sempre foram motivo de riso. Em Ilhabela um bike repórter conversou com um praticante de kite-surf, que deu uma boa notícia: ‘muitos praticantes estão aderindo ao kite-surf’.

Pouca gente dá atenção a isso, mas quando o praticante adere é que a coisa rola pra valer. E o bike repórter, que certamente conhecia o esporte, conduziu boas perguntas tipo: ‘para praticar esse esporte a pessoa tem de ter habilidade com a prancha e com o vento?’

Habilidade com o vento é tudo, eu diria.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog