Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Tiago Dória

HÁBITO

Tiago Dória

Frase da semana

‘‘É difícil quebrar esse hábito’

Sem citar nominalmente o Google, em entrevista ao site Beet.TV feita nesta semana, Stefan Weitz, diretor do Bing, novo sistema de busca da Microsoft, admite que as pessoas criam um hábito de uso com o mecanismo de busca que escolhem que é bem difícil de quebrar.

Microsoft e Yahoo! fecharam um acordo histórico na semana passada para tentar bater o Google no mercado de buscas.’

 

HACKER

Tiago Dória

Ataque mostra importância, mas também fragilidade do Twitter

‘Ao que tudo indica, o ataque que derrubou e causou lentidão no Twitter, no Facebook e no YouTube, na realidade, era voltado contra um único usuário, um autor de um blog na Geórgia, conhecido como Cyxymu e que tinha perfis em todos os sites atacados.

Seria um ataque político, Cyxymu é do movimento pró-Geórgia. Seria uma tentativa de silenciá-lo.

Um pouco mais técnico, Graham Cluley, da empresa de segurança Sophos, escreveu um dos posts que mais repercutiu sobre o asssunto. Segundo ele, um ataque de Distributed Denial of Service (DDoS), o que afetou o Twitter e o Facebook nesta quinta-feira, é a mesma coisa que 15 homens bem acima do peso tentarem passar ao mesmo tempo por uma porta giratória. São tantos acessos simulados e simultâneos a um servidor que ele cai. E ainda alfinetou:

‘Isto levanta o pensamento espantoso de que uma ‘vendetta’ contra um único usuário possa ter levado o Twitter a ficar fora de serviço, obrigando-nos a levantar questões sérias sobre a fragilidade do site’.

Por essa e outras, que tenho dúvidas se o Twitter será a base tecnológica para o conceito do microblogging. Acredito que o conceito do Twitter fica, mas tenho incerteza se uma ferramenta centralizada, fechada, como o Twitter ainda será a melhor opção. Serviços como o Identi.ca acabam sendo lembrados nestes momentos por sua proposta descentralizada e em código aberto.

Em essência, esse ataque mostra a importância que o Twitter, o Facebook e o YouTube adquiriram, mas também as suas fragilidades.’

 

CONTEÚDO

Tiago Dória

Reuters versus Associated Press

‘Na semana passada, a briga foi entre Microsoft e Yahoo! versus Google. Nesta semana, é entre Reuters e Associated Press.

Para quem está acompanhando a novela em torno da ‘proteção digital’ da Associated Press (AP) saiba que aconteceu mais um capítulo e o negócio ficou mais quente.

Depois de publicar uma mensagem no Twitter em que afirmava que a agência de notícias Reuters estava preparada para ajudar aqueles que queriam uma alternativa à AP, o presidente da Reuters Media, Chris Ahearn, escreveu um artigo em que ataca diretamente o posicionamento online da AP.

No artigo, ele diz que acredita na ‘economia dos links’. E ainda – a Reuters não vai impedir que as pessoas façam links para os seus artigos. Pelo contrário, o link é visto como uma forma de adicionar valor ao conteúdo e a agência de notícias espera justamente isso, que mais pessoas compartilhem o seu conteúdo. De quebra, ainda comparou a AP à indústria musical.

Enfim, a Reuters está querendo se mostrar como uma alternativa à restritiva AP.

Será interessante acompanhar essa troca de farpas entre duas das maiores agências de notícias do mundo. De um lado, a Associated Press defendendo o uso de uma espécie de DRM nas notícias e do outro, a Reuters, com toda aquela idéia de APIs públicas e um flerte com o remix de conteúdo.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog