Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

ENTRE ASPAS >

Tiago Dória

08/09/2009 na edição 554

GOVERNO
Tiago Dória

Blog do Planalto não quer saber de diálogo com leitores

‘Próximo às comemorações da Semana da Pátria, entrou no ar o Blog do Planalto, projeto que teve a sua estréia adiada diversas vezes. Não é o presidente quem escreve os posts, mas uma equipe formada por profissionais que já passaram por outros projetos na rede, como o Global Voices Online.

A principal referência é a fórmula utilizada por Obama no governo dos EUA. A inspiração foi tanta que, no final, foram copiadas as mesmas deficiências do blog da Casa Branca, que, perto do que a campanha de Obama produziu, é algo bem burocrático – conteúdo oficial e previsível, uma espécie de agenda diária do presidente, com transcrição de discursos e decisões do governo, e a falta de espaço para comentários (opinião do leitor).

Ou seja, uma das principais qualidades do conceito de blog, que é a proximidade entre leitor e autor, foi deixada de lado. Apesar do blog ser produzido por uma equipe de 5 pessoas, a assessoria do Planalto alegou não ter ‘estrutura para moderar os comentários’. Há a possibilidade de saber quem fez links para posts do blog, mas, durante os meus testes, essa função (trackbacks) não estava funcionando corretamente.

Na necessidade de referências, em vez do blog da Casa Branca, poderiam ter pego como guia o próprio site do Ministério da Cultura que aceita comentários e tem uma edição menos burocrática e previsível. Ou ainda o blog de Bibiana Aído, ministra da Igualdade, do governo de José Luis Zapatero, na Espanha, e que foge bastante do conteúdo como propaganda oficial e tem um diálogo constante com os cidadãos.

Em suma, a sensação que fica é a de um projeto que chegou tarde. Há 3 anos seria algo diferenciado. Mas, hoje em dia, um blog com conteúdo totalmente oficial e sem espaço para comentários não representa nenhuma novidade, não importa se é de uma empresa ou de um governo.’

 

***

Blog do Planalto é clonado

‘Desde ontem de manhã, está no ar uma versão clonada do Blog do Planalto, com espaço para comentários.

No blog Trezentos, a jornalista Daniela Silva comenta sobre a ação de clonagem. O que é permitido já que o Blog do Planalto está sob uma licença da Creative Commons que permite criar obras derivadas e reproduções integrais do conteúdo, desde que citada a fonte.’

 

SE ESCREVER, NÃO DIRIJA
Tiago Dória

Twitter e direção não combinam

‘Uma discussão, que começou a pegar fogo lá fora nesta semana, reflete muito sobre aqueles efeitos de uma tecnologia que, inicialmente, poucos ‘visionários e gurus’ imaginaram.

Nesta semana, senadores americanos começaram a se movimentar para aumentar a proibição ao ato de digitar mensagens no celular e dirigir ao mesmo tempo. A intenção é ir além dos 14 Estados que já punem essa atitude, bem comum entre os mais jovens.

O assunto ganha mais volume por causa do crescimento do Twitter, que tem como base a sua utilização no celular, além do aumento da frequência de acidentes causados pelo fato do motorista estar digitando mensagens durante a colisão. Para completar, uma recente pesquisa mostra que 80% dos americanos são a favor de leis contra o ato de digitar mensagens enquanto uma pessoa está ao volante.

Na semana passada, a polícia britânica divulgou um ‘vídeo educativo’ sobre os problemas dessa atitude. Por conter diversas cenas fortes de simulação de acidentes, o vídeo foi considerado inicialmente como ‘hoax’, mas depois o mesmo foi confirmado como verdadeiro.

Para a polícia, a campanha é importante, pois, falar ao telefone ou digitar mensagens enquanto dirige é mais perigoso que dirigir bêbado. A polícia afirma isso com base num estudo divulgado no ano passado.

De olho nesse problema de uso de uma tecnologia, estão surgindo diversos aplicativos, voltados para bloquear o uso do celular enquanto você dirige. O Zoomsafer é nessa linha. Envia diversas respostas automáticas a emails, SMSs e mensagens no Twitter, avisando que você está dirigindo e que, mais tarde, responderá às mensagens. Por sua vez, o Textecution bloqueia todos os recursos de envio e recebimento de mensagens quando você atinge certa velocidade no carro.

Para entrar na discussão, o NYTimes criou um jogo online, no qual você é desafiado a dirigir e, ao mesmo tempo, digitar mensagens no celular.

É quase impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

A intenção é mostrar os efeitos dessa perigosa atitude.’

 

AGREGANDO
Tiago Dória

Info lança agregador de conteúdo (tabu da concorrência em queda)

‘Seguindo estratégia cada vez mais comum, protagonizada lá fora por NYTimes, Fox News e Wall Street Journal, entre outros, a Info Online lançou um agregador de conteúdo, onde são feitos links até para sites da concorrência.

A seção Por aí agrega conteúdo de vários sites de tecnologia, numa interface parecida à do Alltop, agregador criado por Guy Kawasaki.

Desde junho, na área de tecnologia, o caderno Link, do Estadão, vem utilizando o seu perfil no Twitter também como um agregador, um hub de conteúdos interessantes sobre cultura digital.

Mais um sinal de que o ‘tabu da concorrência’, política de não citar conteúdos e personagens associados a concorrentes, vai caindo aos poucos entre os sites de notícias.

Vale registrar que pesquisa recente da Hitwise mostrou que uma das principais fontes de tráfego dos principais portais de notícias nos EUA vem deles próprios, quando um faz link para o outro.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem