Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

ENTRE ASPAS >

Tiago Dória

27/10/2009 na edição 561

REFORMULAÇÃO
Tiago Dória

Vídeos, grifes, histórico de uso e personalização na CNN repaginada

"Quando você entra num site de uma emissora de TV, é para assistir a vídeos, para rever um programa que acabou de ser exibido? Ou você gostaria de ter a possibilidade de salvar no próprio site da emissora uma matéria para arquivar ou ler depois? Se a resposta é sim, o novo site da CNN deve agradá-lo.

O novo site, que entrou no ar no sábado, antes do previsto, dá destaque especial aos vídeos da emissora, além de fornecer mais opções de personalização aos usuários.

A nova interface, que é mais próxima de um estilo de revista, tem um apelo bem mais visual. Diversas manchetes e textos presentes na home do antigo site foram reduzidos.

A interface é dividida em 3 colunas. A primeira dedicada às notícias mais quentes. A segunda, a vídeos e análises, e a terceira ao conteúdo personalizado de acordo com o usuário (é necessário ‘estar logado’ no site da CNN para conferir o conteúdo personalizado).

Além da parceria com os sites da Oprah, do Ted Talks, da Entertainment Weekly e da revista People, na parte de conteúdo, destaque maior às grifes da emissora – Anderson Cooper e Larry King, por exemplo, comandarão um jogo de quiz online com os usuários, o CNN Challenge. A parte de opinião ganhou novos colaboradores, como Peter Cashmore, editor do blog de tecnologia Mashable.

O NewsPulse, por sua vez, é um novo produto. Um painel onde é possível filtrar e navegar pelas notícias de acordo com os critérios de mais clicadas, comentadas ou por assuntos específicos.

Contudo a parte que mais chamou a minha atenção foi a de personalização, que abre as possibilidades de:

* Seguir somente certos tópicos (apenas notícias sobre ‘PS3″ e ‘Obama’)

* Informações sobre tempo de acordo com a sua localização (funciona no Brasil)

* Salvar matérias (você pode fazer um arquivo pessoal de reportagens)

* Conferir todos os comentários que você fez na CNN (o site faz um histórico dos comentários)

Vale destacar que esses recursos de personalização foram lançados primeiro no recente aplicativo para iPhone da emissora. Outro detalhe é que a parte de Specials foi reformulada. A CNN é pioneira na criação dos chamados especiais multimidia e nada melhor do que reformular essa seção.

O site de ‘jornalismo cidadão’ da CNN, o iReport, também ganhou roupagem nova.

A última reformulação foi feita em 2007. Fez falta uma API pública no novo site."

 

REDE SOCIAL
Tiago Dória

Twitter é grande redirecionador de tráfego para os blogs

"A parte final do estudo State of the blogosphere 2009 ratifica algo que era quase evidente. O Twitter vem se tornando importante redirecionador de tráfego, ambiente de embarque para os blogs.

Autores de blogs utilizam o Twitter mais do que a média da população. Em grande parte, para promover seus blogs e entender melhor sobre o que de mais importante as pessoas estão discutindo.

Em alguns blogs com mais de 100 pageviews/dia, o serviço de microblog já é responsável, em média, por 83% do tráfego, sendo que 52% dos autores de blogs postam no Twitter links para os seus posts.

Política, tecnologia, celebridades e negócios estão entre as áreas que mais sofreram influência dos blogs. A maioria acredita que daqui a 10 anos os blogs terão um impacto maior ainda nessas áreas.

O estudo termina de forma otimista, afirmando que os blogs caminham para globalizar a liberdade de expressão, abrindo caminho para uma sociedade mais tolerante e democrática.

Vale fazer alguns comentários sobre a pesquisa com base em anos anteriores:

* O uso de blogs se estacionou em uma faixa etária e certo nível educacional. A maioria é homem, nível superior, entre 18 e 44 anos.

* O custo é o principal motivador na escolha de uma plataforma de blog. Mas como a maioria delas é gratuita, acredito que a questão de recursos e customização passa a pesar bem mais na escolha.

* Blogs estão bem mais ligados a uma economia não-monetária do que monetária. Estão mais relacionados à construção de reputação do que a ‘fazer dinheiro’. Reputação e atenção são ‘quase moedas’ entre os blogs. Isso explica em parte por que uma parte menor ganha dinheiro.

* Dos que tentam ter renda (monetária) com os seus blogs, uma parte está fugindo do Adsense e experimentando outras formas de receita, novas redes de anunciantes e/ou utilizar o blog como isca para vender serviços pagos, como palestras, consultorias e freelas.

* O uso de dispositivos móveis para atualizar blogs é crescente.

* O Twitter e a popularização das plataformas de redes sociais têm efeito sim nos blogs, seja na forma de redirecionar tráfego para os blogs ou de roubar a atenção e o tempo deles (certo perfil está blogando menos, entre outros motivos por causa do Twitter)."

 

***

No final, tudo acabou em parceria

"O que chama a atenção no acordo que o Twitter fechou simultâneamente com a Google e a Microsoft nesta quarta-feira é que as três empresas acabaram optando pelo caminho da parceria e não da aquisição (os fundadores do Twitter sempre demonstraram o desejo de parcerias e não de compra).

Parcerias são bem comuns entre empresas de tecnologia, mas não deixa de ser um enfoque um pouco diferente do típico dos anos 80, foi-se o tempo do CEO e da empresa que faziam tudo sozinhos.

Em outros tempos, quem sabe, a Microsoft teria comprado o Twitter.

No final, tudo acabou em parceria. Com o acordo, mensagens do Twitter aparecerão em tempo real (assim que forem publicadas) nos resultados das buscas feitas no Bing, da Microsoft, e no Google.

Nesta quarta-feira, a empresa de busca não apresentou nenhum produto ou modificação resultante da parceria. A Microsoft, por sua vez, colocou no ar a integração entre o Bing e o Twitter.

Os resultados não aparecem na busca padrão, mas em uma url separada (www.bing.com/twitter). Por enquanto, está disponível apenas para usuários localizados nos EUA, mas é possível testá-la mudando a localização para EUA no menu, no topo à direita no Bing.

Atualização – A Google anunciou que vai lançar o SocialSearch. O produto não foi muito bem explicado, mas agregaria conteúdo de diversas redes sociais em um único lugar. Seria permitido fazer buscas nesse conteúdo. Bem parecido ao Friendfeed. Ou seja, lifestream."

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem