Domingo, 18 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

ENTRE ASPAS >

Tiago Dória Weblog

14/10/2008 na edição 507

INTERNET
Tiago Dória

Frase da semana, 11/10

‘‘O futuro é a internet, até como supridora de recursos, claro que no caixa um, com a identificação do doador, com as quantias e com os beneficiários’

Presidente do TSE sobre o uso da internet como fonte de arrecadação de recursos para campanhas políticas. Estratégia adotada pelo Obama nos EUA.’

 

 

GEOINFORMAÇÃO
Tiago Dória

Firefox entra na relevância de informação na rede, 10/10

‘O Mozilla Labs vem mandando muito bem. Depois do Ubiquity, a organização responsável pelo navegador Firefox lançou, ainda em teste, a extensão Geode, que trabalha com o conceito de geoinformação e fornece aos sites a localização exata dos usuários.

Funcionaria assim. Depois de instalada e configurada a extensão, quando você entrasse em um portal de notícias, ele forneceria as notícias de forma mais direcionada, de acordo com a sua localização – país, estado, cidade.

Mais para frente, a idéia é fornecer informações mais exatas ainda, de acordo com bairro e rua, por exemplo. Ou seja, seria como se vários sites funcionassem igual ao Radar, projeto de geoinformação da empresa do escritor Steven Jonhson.

A intenção é trazer mais relevância às informações. Naturalmente, o Firefox vai funcionar como um filtro, mostrando aquele conteúdo/informação que está mais próximo e supostamente é mais relevante.

Sites como Food Finder e o Pownce – ele indica quais pessoas de sua lista de contatos estão mais próximas a você – já estão com suporte à extensão.

Fiz alguns testes aqui e a tecnologia ainda não funciona no Brasil. Mas lá fora parece estar normal.

A promessa é que as próximas versões do navegador venham com a tecnologia do Geode nativa.’

 

 

TRÁFEGO
Tiago Dória

Crise mundial faz internet bater recordes, 9/10

‘Repercute no Beet.TV dados de que o tráfego da internet subiu com a crise financeira mundial.

Segundo o provedor Akamai, onde os principais portais de notícias do mundo têm servidores – BBC, Reuters, NBC, entre outros – o aumento já é de 7%.

Um dos que mais vem se beneficiando com o cenário é o The Wall Street Journal, que lançou o seu novo site no dia do estopim da crise mundial. Em um dia, teve 2 milhões de visitantes únicos, um recorde para o jornal.’

 

 

ELEIÇÕES
Tiago Dória

Hackearam o debate nos EUA, 8/10

‘Durante o debate à presidência dos EUA, ontem à noite, a Current.TV optou por unir TV ao Twitter.

No rodapé do vídeo, apareciam mensagens/comentários enviadas por usuário do Twitter relacionadas ao debate. Para que a sua mensagem aparecesse ali, bastava enviar uma mensagem no Twitter com a tag #current.

Na visão de alguns, a integração foi totalmente desnecessária. Para outros, tornou o debate mais relevante e os comentários na tela funcionaram como termômetro.

Em setembro, Lawrence Lessig, que esteve no Brasil na semana passada, e jornalistas, como Arianna Huffington, lançaram uma carta aberta aos candidatos, pedindo que os mesmos realizem debates realmente abertos, onde as perguntas e os comentários não sofram moderação de jornalistas.

Na mesma época, a Google lançou uma ferramenta que permite moderar ‘em tempo real’ as perguntas de um debate.’

 

 

FUSÃO
Tiago Dória

TV e web unidas no Dia das Crianças, 8/10

‘Em continuidade às suas ações envolvendo web e TV, a TV Cultura fará uma transmissão experimental ao vivo neste domingo, Dia das Crianças, das 9h às 13h30.

De diversos pontos na cidade, montados pela emissora, ou de casa mesmo, crianças poderão participar da transmissão e da programação via webcam ou enviando desenhos, fotos, histórias e vídeos.

Tudo isso ao vivo e por meio do site do programa Cambalhota. Fora isso, haverá vídeo dos bastidores e chat com os apresentadores da transmissão especial do Dia das Crianças.

Pelo visto, a TV Cultura está utilizando alguns elementos e dinâmicas daquela idéia de transmissão participativa em outras áreas da emissora.

Vamos ver como será essa nova transmissão envolvendo web e TV. Domingo, das 9h às 13h30.’

 

 

BLOGOSFERA
Tiago Dória

Blogs com edição aberta. Já viu?, 6/10

‘Finalmente lançado em versão pública, o GooseGrade é uma ferramenta que permite a qualquer pessoa previamente cadastrada editar um dos posts de um blog.

A intenção é que o leitor aja como um copydesk – um revisor. Viu um erro de digitação e ortografia? Ele mesmo faz a correção para você, como se a edição do blog fosse aberta.

Blogueiro não possui editor e muito menos revisor, papel que, na prática e de modo informal, muitas vezes, é passado para os leitores mais assíduos. São eles os mais atentos e que gostam de contribuir para melhorar o site.

A idéia do GooseGrad é boa, mas, de certa forma, esse tipo de ‘edição aberta’ pode ser feita com um wiki.

A escritora Ana Rüsche, que divide comigo a ‘bancada’ de jurados no concurso 140 Letras, está fazendo algo parecido, mais completo e de forma experimental, em seu Pirata de Aquário, blog espelho do Peixe de Aquário.

Ela criou um wiki paralelo ao blog, onde o post do dia é colocado numa interface wiki, permitindo que os usuários, leitores de seu blog, previamente cadastrados, possam editar o texto.

Ou seja, os posts são escritos pelo autor do blog e leitores. Uma ‘edição aberta’.

Como ela disse em um email para mim, o lance é ‘pirate-se-vc-mesmo’.’

 

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem