Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tiago Pariz

‘A repercussão negativa de uma entrevista ao vivo concedida à TV Câmara pelo presidente da Casa, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), causou duas baixas na rede de televisão institucional. Foram afastados do cargo a diretora Sueli Navarro e o repórter Fabrício Rocha.

Na entrevista ao vivo concedida a Rocha, Severino aparece em maus apuros. Precisa consultar um assessor para responder sobre a pauta da Câmara, gagueja e reclama do repórter. A repercussão foi tanta qua o vídeo acabou sendo difundido pela Internet.

Segundo funcionários da TV Câmara, que pediram para não ser identificados, foi a própria Sueli quem deu as informações, na segunda-feira, de que sua saída tinha como causa a entrevista de Severino. Mas há suspeitas dentro da rede que Severino preferiu simplesmente escolher alguém de sua confiança para o cargo porque a diretoria da TV Câmara é um posto estratégico.

Sueli é funcionária concursada e trabalha na rede desde 1997. Em seu lugar assumiu Paulo José Cunha, também concursado, que iniciou os serviçios no ano passado. Ela manifestou sua intenção de permanecer na TV Câmara. Rocha também foi mantido na rede, mas retirado da pauta diária. Ele estaria fazendo ‘matérias frias’, segundo relato de seus colegas de TV.’



TV CULTURA
Daniel Castro

‘Cultura prepara canal de documentários’, copyright Folha de S. Paulo, 13/08/05

‘Depois de lançar um canal pago infantil (TV Rá-Tim-Bum), a Cultura, mantida pelo governo de São Paulo, se prepara para empacotar um canal de documentários. Segundo Marco Antonio Coelho, diretor de expansão e rede, serviços públicos e documentários, o canal será lançado até 2007. Terá pelo menos dois programas inéditos por semana e o acervo da TV Cultura.

Coelho diz que a Cultura vai incrementar a produção de programas do gênero. A emissora já chegou a realizar 70 documentários por ano, mas viu sua produção cair para 50, mesmo incluindo o programa DocTV, com verbas do Ministério da Cultura. ‘Quero ver se a gente consegue produzir ou co-produzir 150 documentários por ano’, conta o diretor.

Uma disputa interna pode atrapalhar as negociações da Cultura com a Globo pelos direitos da Copa de 2006. Diretor do núcleo de esportes e responsável pelas negociações, Flávio Adauto ameaça pedir demissão _ele não aparece na Cultura desde quarta.

Além de dirigir transmissões de jogos, Adauto quer o comando dos programas esportivos, como o ‘Cartão Verde’ e o ‘Hora do Esporte’. Os diretores Marco Antonio Coelho e Mauro Garcia (programação) são contra. Apresentador do ‘Cartão Verde’, Juca Kfouri ameaçou deixar a TV se Adauto assumir seu programa.

OUTRO CANAL

Redondo A Globo exibirá nos dias de jogos do Brasil na Copa da Alemanha o programa ‘Análise da Copa’ (nome provisório). A informação está no plano comercial da Copa na emissora.

Reforma A Rede TV! fará mudanças em sua programação vespertina a partir do dia 22. Haverá um programa que mistura auto-ajuda com esoterismo, e o ‘A Casa É Sua’, que já não tem mais Monique Evans, ficará menor. As novidades são uma reação à queda de audiência. Na faixa das 12h às 18h, a Rede TV! marcou apenas 1,3 ponto em julho, ficando na ‘lanterna’ no Ibope.

Novo ofício O jornalista Britto Jr. desceu do muro e decidiu trocar a carreira de repórter da Globo pela de apresentador na Record, que no futuro pode lhe dar um programa de auditório. Na Record, onde apresentará a partir do dia 22 o feminino ‘Hoje em Dia’, ganhará cerca de R$ 100 mil, cinco vezes mais do que recebia na Globo.

Fronteiras O grupo Bandeirantes fechou anteontem acordo de troca de conteúdo com a RFD TV, canal de agronegócios que tem 14 milhões de assinantes nos Estados Unidos. Pelo acerto, o brasileiro Terraviva terá acesso ao conteúdo do RFD e vice-versa.

Chiado A operadora Sky nega que tenha comprimido em satélite o sinal dos canais que carrega para poder incluir em seu ‘line-up’ dez canais da HBO, para degustação de todos os assinantes.’



BENEMÉRITO HUCK
Keila Jimenez

‘Huck leiloa de tudo em prol da ONG Criar’, copyright O Estado de S. Paulo, 12/08/05

‘Quanto você pagaria por um jantar com o galã Rodrigo Santoro no Copacabana Palace? E por uma jóia legítima da coleção de Hebe Camargo? Quanto vale uma aula particular de tênis com Guga? No dia 30, descobriremos quanto as pessoas estão dispostas a pagar por essas ‘pérolas’, que na verdade estão defendendo uma boa causa.

Essas, entre outras prendas, serão leiloadas no 2º Leilão em prol do Instituto Criar, ONG que dá cursos profissionalizantes nas áreas ligadas a bastidores de TV e cinema a jovens carentes. A ONG, criada pelo apresentador Luciano Huck, conseguiu se erguer com os lucros do primeiro leilão do gênero, realizado em 2003 e que arrecadou quase R$ 1,5 milhão. Com essa verba, o instituto conseguiu construir sua sede em um galpão de 3 mil metros e que abriga 16 oficinas dos mais diferentes cursos: câmera, iluminação, maquiagem, cenografia, áudio, edição…

‘Acabamos de formar uma turma de cem alunos que já está toda empregada na área’, conta Huck, que diz que, além do leilão, passa boa parte do ano passando o chapéu para conseguir manter o Criar. ‘Minha idéia é que o instituto ande com as próprias pernas um dia, aplicando o dinheiro que tem e vivendo dessa renda como as grandes ONGs fazem, mas isso vai demorar uns dez anos, ainda estou com a corda no pescoço’, diz o apresentador.

O evento beneficente , que será realizado em São Paulo, para 600 convidados, terá ainda, entre os itens leiloados, uma partida de golfe com Ronaldinho, uma aula de hipismo com Doda, um almoço preparado em casa por Ana Maria Braga, um relógio da coleção pessoal de Faustão e a chance de apresentar um programa de videoclipes na MTV, uma espécie de VJ por Um Dia. Para os mais ecologistas, será leiloada a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de uma ONG que monitora a vida de onças-pintadas.

‘Faremos mais um leilão para dar continuidade ao projeto, pois estamos criando um software próprio para os alunos e queremos levar o projeto para outros Estados como Minas, Rio…’, fala Huck. ‘Além do Criar, este leilão estará ajudando também outras ONGs com as quais fechamos parcerias.’