Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

ENTRE ASPAS >

Tiago Dória Weblog

28/10/2008 na edição 509

ALTA DEFINIÇÃO
Tiago Dória

Vídeos em HD no maior jornal do mundo, 27/10

‘O NYTimes começou a publicar vídeos em High Definition. O jornal, que produz, em média, 100 vídeos por mês, utiliza a infra-estrutura do BrigthCove na sua seção de vídeos, que foi reformulada.

A qualidade da imagem dos vídeos em HD é bem inferior em relação à do Vimeo e à do Videolog.

Mesmo assim, com a melhoria na qualidade da imagem, o jornal aproveitou para reforçar a sua parceira com a emissora de TV ABC, que exibe alguns dos vídeos do NYTimes.’

 

 

TV NA WEB
Tiago Dória

Adivinha qual é o 6º site de vídeo mais acessado?, 23/10

‘Parceria entre a NBC e a Fox, o site de vídeos Hulu, que oferece, de forma gratuita [sustentado por anúncios], capítulos de seriados e programas completos para assistir via streaming, já é o 6º mais acessado no mundo. Perde para o YouTube, mas já passou os sites da CNN e da MTV. Os dados são da Nielsen Online.

O Hulu é bem emblemático. Marca o momento em que a NBC, a Fox e parte da indústria de entretenimento pararam de dar murro em ponta de faca e resolveram disponibilizar de graça os seus programas completos na rede.

E aqui, no Brasil, quais emissoras disponibilizam seus programas completos e com alguma forma de receita [publicidade]? O Globo Vídeos, da Rede Globo, que disponibiliza uma boa parte de sua programação na web, já é o 2º site de vídeos mais acessado do Brasil.’

 

 

***

Videolog lança ‘TV web personalizada’ em português, 22/10

‘No próximo sábado, dia 25, o site de vídeos Videolog lança oficialmente a sua T!V! (leia-se tivi), ferramenta que permite montar uma ‘TV personalizada’, com vídeos do próprio Videolog e do YouTube.

Em agosto do ano passado, eu testei, em primeira mão e ainda na fase inicial de desenvolvimento, a T!V!. Veja como foi. De lá para cá, diversas mudanças foram feitas, mas dá para ter uma noção de como funciona.’

 

 

***

‘Making of ao vivo e participativo’, 22/10

‘O programa Vitrine completou 18 anos nesta terça-feira. E a TV Cultura fez mais um experimento interessante envolvendo web e TV.

Durante a gravação do Vitrine especial de 18 anos, quem entrasse neste endereço, tinha acesso a 3 transmissões de vídeo ao vivo – uma câmera com a gravação do programa, outra com os bastidores do programa e uma terceira com a festa de aniversário.

No final das contas, as pessoas acompanharam pela web a gravação de um programa que somente vai ao ar na TV no dia 01 de novembro. Como se fosse um making of ao vivo e participativo do programa. A transmissão começou às 17h e foi até às 22h, mais ou menos.

Além dos vídeos, houve uma integração com o Twitter e o Flickr, possibilitando que fotógrafos convidados publicassem fotos da festa e dos bastidores. E que, de casa, as pessoas pudessem fazer comentários e enviar perguntas aos convidados, inclusive para os que se encontravam na festa.

Para mim, foi a transmissão participativa da TV Cultura que ficou mais fechada. Não teve os debates e os comentários rápidos e quentes do Roda Viva, mas foi a que funcionou melhor. Não houve aquele excesso de informação.

Acredito que a emissora já está construindo um modelo de ‘transmissão web e TV’ que pode ser utilizado em outras áreas da emissora.

De um ano para cá, não somente a TV Cultura, mas a CBS e a CNN estão mostrando caminhos bem legais. Como não temos modelos e estamos lidando com uma tecnologia inacabada, é experimentando que se chega lá.

Ontem, a emissora CBS lançou a Social Room, que funciona parecida ao modelo de transmissão participativa da TV Cultura.’

 

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

O Globo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem