Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Tiago Dória Weblog

PREVISÃO
Tiago Dória

Conheça o jornalista do futuro

‘O consultor de mídia Steve Rubel escreveu um texto sobre o perfil do ‘jornalista do futuro’. Do futuro não, do presente, na minha opinião. Sei que o assunto é um pouco batido, mas gostei do post por que ele não cai no tecnicismo.

Utilizando o exemplo de um repórter de Nova York, segundo Rubel, o ‘jornalista do futuro’ é aquele que consegue construir uma forte conexão com a sua audiência. É aquele profissional que sabe usar todas essas ferramentas – Flickr, Twitter, blogs, Orkut – para criar um relacionamento com o público.

É interessante essa visão por que muito se fala que um site ou jornalista tem que ter perfil no Twitter, no Flickr, ter blog, mas nunca se sabe muito bem o motivo. A maioria vai na inércia ou pelo modismo e monta um perfil nesses sites apenas para marcar território, como um fim e não um meio para alguma coisa.

Outra coisa é que esse conceito não cai no tecnicismo, no sentido de que você tem que saber mexer em sites de edição de imagens e vídeos, caso contrário, está fadado ao fracasso profissional. Para mim, mais importante do que aprender a mexer no Photoshop ou no iMovie é dominar conceitos. Técnicas e softwares de edição de imagens e vídeos vão e voltam. Conceitos ficam.

Eu mesmo, quando comecei, uma das premissas do ‘jornalista do futuro’, dentre outras, era saber HTML, mexer no FrontPage. Hoje, o FrontPage saiu de linha, saber HTML já se mostra não tão importante com tantos CMS de fácil configuração e customização – WordPress, Drupal – sem contar os publicadores internos de conteúdo utilizados nos jornais.

Enfim, o ‘jornalista do futuro’ é aquele que sabe utilizar essas ferramentas mais recentes para construir um laço mais forte com a sua audiência. Visão que engloba tudo.

O conceito de que tem que ser multimídia, saber trabalhar com images, wikis, plataformas de redes sociais, usar videochats, podcasts, torna-se apenas consequência dessa premissa maior. Ou seja, ser multimídia torna-se um dos meios para alcançar esse relacionamento e não um fim em si mesmo.’

 

 

ONLINE ONLY
Tiago Dória

FlipGloss

‘Em meio à cansativa discussão sobre o fim dos jornais, o mesmo grupo responsável pela revista Forbes lançou uma nova publicação, a FlipGloss, uma revista sobre fotografia e comportamento que conta somente com uma versão online.

A revista tem um grupo no site de compartilhamento de fotos Flickr, onde os leitores podem enviar e fazer comentários nas imagens, que estão sob licença da Creative Commons, o que permite o seu uso por terceiros sem tanta preocupação com direitos autorais.’

 

 

PRESIDENTE INTERNÉTICO
Tiago Dória

Drupal no governo de Obama

‘Saiu mais um novo site da administração de Obama. É o Recovery, que mostra como os US$ 787 bilhões de seu plano para reativação da economia norte-americana estão sendo gastos. O plano é como um PAC de Obama, com a diferença que esse busca mostrar transparência nos gastos.

Segundo o blog Bits, do NYTimes, o site peca por não ter ferramentas de comunicação direta com o público. Já o site Ars Technica lembra que, a partir de março, os dados estarão em um formato que permitirá a criação de mahups e aplicativos por terceiros.

O Recovery utiliza o gerenciador de conteúdo Drupal, o que gerou um certo burburinho na comunidade de usuários do sistema em código aberto.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Veja

Tiago Dória Weblog