Domingo, 08 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1066
Menu

ENTRE ASPAS >

Tiago Dória Weblog

17/03/2009 na edição 529


MYSPACE


Tiago Dória


Frase da semana


‘‘MySpace é uma empresa de internet de Hollywood bem sucedida, o que prova que o mercado de internet não é somente para geeks’


Julia Angwin, jornalista e autora do livro Stealing MySpace, uma espécie de ‘biografia não-autorizada’ da MySpace, em entrevista ao site I Want Media.


O livro, que está em fase de pré-lançamento, tem várias informações de bastidores, como a de que a MySpace quase comprou a Facebook em 2004, por US$ 75 milhões.


E de que a rede social nunca teve pretensão de ser utilizada por geeks, tanto que, no início, os seus fundadores procuravam novos usuários em casas noturnas de Hollywood.


Outra plataforma de rede social que vai ganhar um livro em breve é a Facebook. O jornalista David Kirkpatrick, da revista Fortune, tem trabalhado no The Facebook Effect.’


 


 


ANIVERSÁRIO


Tiago Dória


Depois de 20 anos, o que mudou?


‘Nesta sexta-feira (13, por sinal), o documento que deu origem a web completa 20 anos. Antes de tudo, para evitar confusão, vale lembrar que web e internet são coisas/termos diferentes, mas relacionados.


Internet é a rede de computadores, uma grande infraestrutura, e o seu conceito surgiu nos anos 50. E a web é um dos meios para acessar essa grande rede, no caso, por meio do protocolo de comunicação HTTP, um dos mais utilizados, inclusive pelos navegadores (firefox, internet explorer, etc).


Portanto, o que se comemora nesta sexta-feira é a proposta que deu origem a web, a esse meio para acessar a rede (entre tantos outros), e não a internet em si. A internet tem mais de 20 anos.


Na época, em 1989, Tim Berners-Lee escreveu um documento histórico em que explicava o ‘conceito de um sistema de informação que facilitasse a comunicação e o compartilhamento de informação, equipamentos e aplicativos entre os funcionários do Cern’, laboratório onde trabalhava.


Hoje, a web vai muito além disso e tem mais de 184 milhões de sites e 1.5 bilhão de usuários, segundo dados da NetCraft.


Para mim, uma das mudanças mais cruciais nesses 20 anos é que a web deixou de ser somente associada ao ambiente de trabalho e área acadêmica para estar ligada a entretenimento e consumo de mídia (música, vídeos e fotos), tornando os computadores, principais dispositivos de acesso à internet, hubs de um estilo de vida digital.


Foi nesse período de 20 anos também que a web e a internet trouxeram mudanças irreversíveis para qualquer indústria que tenha como base a distribuição de conteúdo.


Para entender o que vem pela frente e o passado, separei dois vídeos. A apresentação mais recente de Tim Berners-Lee, criador da web, em que explica a questão da importância de ter dados estruturados e de forma aberta. Foi durante a TED Conference.


E, em seguida, um vídeo em que Vincent Cerf, criador do protocolo TCP/IP, base para o funcionamento da rede, e atual vice-presidente da Google, explica o começo de tudo.


Os vídeos são um pouco longos, mas valem cada minuto.’


 


 


PAPEL


Tiago Dória


A música da crise do jornalismo impresso


‘Ao invés de fazer uma espécie de bolão pé na cova dos jornais impressos que estão para fechar as portas, o 10,000 words perguntou aos seus leitores qual seria a música que melhor reflete o estado atual da indústria de jornal impresso. Under Pressure (Sob pressão), da banda Queen, ganhou.


Portanto, fique abaixo com o hino da crise. A letra traduzida está aqui. Veja se não tem a ver.’


 


 


TELEVISÃO


Tiago Dória


Minha estréia na MTV


‘Novidades! Fui convidado pela MTV para assinar uma coluna semanal sobre tecnologia e ser um dos colaboradores do Notícias MTV, o programa de jornalismo da emissora.


Falarei sobre internet, novíssimas mídias, tecnologias, sempre com um enfoque para o lado de tendências na área. E, de vez em quando, poderão aparecer algumas matérias e entrevistas feitas por mim no programa. Legal, né?


Junto com a nova programação da MTV, o Notícias MTV estreou na semana passada, num formato mais dinâmico, apenas 15 minutos, ao vivo, com maior participação do telespectador (é possível enviar vídeos e notícias), colaborativo, abordagem de mais assuntos, como política, economia e tecnologia, e com a apresentação do Cazé, VJ e criador do ‘microblogging de voz’ Gengibre.


A minha coluna está prevista para estrear hoje (sabe como é programa ao vivo). Em breve, ela funcionará integrada a outras mídias, dentro da idéia do Notícias MTV ser multiplataforma, o que vai ficar legal e vocês vão gostar bastante. Está apenas começando. Em fevereiro, gravamos um programa piloto.


Além de mim, fazem parte do time de colunistas a estilista Rita Wainer, o jornalista Marcelo Soares, o escritor Xico Sá e o cartunista Rafael Grampá.


O Notícias MTV vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 21h30, com reprise no sábado, às 17h30. Não percam! O projeto do Notícias MTV está sendo muito bem recebido.’


 


 


API


Tiago Dória


The Guardian libera o acesso público a API (mais um)


‘Saiu no Techcrunch. Mais um jornal de peso liberou o acesso a sua API, o The Guardian. Junto entrou no ar a seção The Open Plataform, que reúne as informações sobre a API e o projeto de abertura e transformação do jornal impresso em uma plataforma online de conteúdo.


Antes mesmo de liberar a API que permite interagir com todo o seu conteúdo (vídeos, artigos, imagens), em novembro do ano passado, o jornal promoveu um Hack Day, uma competição para incentivar estudantes e desenvolvedores a criar aplicativos em torno do conteúdo e dos serviços do site do jornal.


Em março do ano passado, o The Guardian havia contratado Matt McAlister, ex-Yahoo! para ser diretor da rede de desenvolvedores do jornal.’


 


 


******************


Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.


Folha de S. Paulo


Folha de S. Paulo


O Estado de S. Paulo


O Estado de S. Paulo


Comunique-se


Carta Capital


Agência Carta Maior


Veja


Tiago Dória Weblog


Primeira Página


Escrevinhador

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem