Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

ENTRE ASPAS >

Tiago Dória Weblog

24/03/2009 na edição 530

BLOGOSFERA
Tiago Dória

Blog da semana: Data Blog

‘Jornais adoram citar números, mas quase sempre sem referências que ajudem você a entender melhor o que eles querem dizer. Para amenizar isso, o The Guardian lançou um blog que gostei bastante, o Data Blog.

A intenção é explorar e contextualizar melhor os números de pesquisas divulgadas na imprensa.

O melhor é esses dados são disponibilizados em planilhas do Google Docs para você usá-los como e quando quiser (em um trabalho escolar, cruzar dados, mashups etc).

Cada post é relacionado a uma pesquisa. Um deles é sobre o ranking das 1.000 músicas que você deve ouvir antes de morrer (o link da planilha está quebrado. Eles devem arrumar).

O blog foi elogiado até pela concorrência. Peguei a dica com Derek Gottfrid, do NYTimes.’

 

REVISTA
Tiago Dória

Playboy libera acesso aos arquivos (e Microsoft vai na cola)

‘Se os jornais estão liberando acesso aos seus arquivos, por que não as revistas masculinas? A Playboy liberou o acesso ao seu arquivo que vai de 1954 a 2007. Ou seja, desde o início da revista.

A navegação nos arquivos é feita com o uso da tecnologia Silverlight, da Microsoft, criada para competir com o Flash, da Abobe.

Desde o último ano, a Microsoft vem adotando uma estratégia de parcerias e acordos com grandes empresas de comunicação para aumentar a participação de mercado da tecnologia. A Convenção Democrata, os Jogos Olímpicos e a posse de Obama contaram com o uso do Silverlight por diversos sites importantes de mídia.

Na mesma semana em que acontece esse lançamento, Bob Meyers, vice-presidente da Playboy Inc, que controla a revista, pediu as contas.

Meyers foi responsável pelo posicionamento multiplataforma que a publicação vinha adotando nos últimos anos, com aplicativos para iPhone, concursos no YouTube, lançamento de uma plataforma de rede social, a PlayboyU, e até um reality show exclusivo na web, além do impresso e TV.

Mesmo com tantos projetos dentro e fora da web a empresa vem sofrendo problemas, no ano passado, demitiu 80 empregados e saiu do mercado de DVDs, afogado em pirataria. Em entrevista ao NYTimes, uma executiva da Playboy justificou afirmando que, nos últimos anos, a forma como as pessoas acessam e consomem mídia mudou de um jeito nunca visto antes.’

 

O ESTADO DA MÍDIA
Tiago Dória

Agregadores, blogs coletivos e jornalismo individual estão em alta

‘Saiu o The State of News Media 2009, relatório anual publicado nesta segunda-feira e que aponta tendências na área de jornalismo e de consumo de notícias. O estudo é bem grande, tem 800 páginas, o que não quer dizer que traga muitas novidades.

Vale notar que a pesquisa é mais voltada ao mercado norte-americano. Algumas conclusões:

1) Mídia impressa está em declínio de audiência e receita com publicidade. Algumas mais (revistas), outras menos (jornais).

2) Número de americanos que acessa a rede para ler notícias subiu 19%. Assim como a receita com publicidade da mídia online cresceu.

As constatações mais interessantes são as 4 últimas, que vêm a seguir:

3) A audiência dos sites de notícias está subindo. Mas está crescendo justamente naqueles que têm um caráter de agregador e organizador de informações (estilo Yahoo News).

4) No último ano, os chamados ‘sites de jornalismo cidadão’ ganharam espaço onde a grande mídia não cobre direito, principalmente na forma de blogs coletivos atualizados por cidadãos (Alles Blau?).

No entanto, a cobertura feita por esses sites ainda é simples e com pouca periodicidade (não são atualizados o quanto deveriam).

5) Apesar do fracasso de diversos projetos, grandes empresas de comunicação continuam fazendo experimentos com o ‘jornalismo cidadão’, mas estão descobrindo que os leitores são melhores como fontes do que como jornalistas (apuradores de informação) em si.

6) As pessoas estão indo atrás de indivíduos (jornalismo individual) e não de grandes marcas do jornalismo, o que vai ao encontro da idéia de que na rede seguimos pessoas e não blogs ou marcas (tema de dois posts abaixo).

As conclusões do estudo anterior, em 2008, estão no post – mesmo com a web, as pessoas ainda se informam pelas mesmas fontes.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Globo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Direto da Redação

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem