Sábado, 20 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

ENTRE ASPAS >

Tiago Dória Weblog

21/10/2008 na edição 508

MICROBLOGGING
Tiago Dória

Agora sim, Britney Spears no Twitter!, 20/10

‘Por incrível que pareça, o seu perfil não é utilizado como um feed RSS, repetindo as manchetes do seu site ou os títulos de seu blog.

O perfil da cantora é usado como uma ferramenta de comunicação e não apenas de publicação, o que já é característica de uma 2ª fase de uso do Twitter, além do ‘você precisa estar lá, não importa pra quê’.

Será que teremos um boom de celebridades no Twitter? Alguma ‘celebridade teen’ fazendo declarações bombásticas no Twitter, como acontece na área de tecnologia?

O Twitter não é muito bem uma ferramenta voltada para o ‘público teen’ – vide o perfil do Ranking do Twitter. Essa audiência está mais presente no Plurk mesmo. Mas vamos ver no que vai dar.

Do ponto de vista de conteúdo no Brasil, até agora acredito que o retorno mais legal do Twitter foi trazer o novo humor brasileiro, baseado nas tiradas dos perfis fakes em redes sociais. Algo que, de certa forma, deu outra cara ao Twitter.’

 

 

PLATAFORMA PORTÁTIL
Tiago Dória

BBC começa a fazer transmissões de vídeo com o celular, 17/10

‘O processo eleitoral nos EUA está sendo uma vitrine para o uso de novos formatos e ferramentas por parte de grandes empresas de comunicação. Bom para quem gosta de acompanhar essas transformações.

Em agosto, a convenção democrata nos EUA mostrou para onde caminham a cobertura de grandes eventos, onde estão presentes empresas com presença na web, TV e impresso.

Nesta semana, para a cobertura das eleições nos EUA e em seu projeto HaveYourSay, soube que a BBC passou a utilizar o Qik, serviço que permite fazer transmissões ao vivo de vídeo com o celular.

A idéia é utilizar a ferramenta para colher depoimentos rápidos sobre as eleições nas ruas – o que você espera dos políticos, o que achou do debate. O uso de um celular é bem menos intimidador do que chegar com uma equipe inteira de TV.

Além disso, a proposta é estar quase onipresente. Pessoas com celulares existem em vários lugares, mas equipes de TV, não. Ou seja, existe até uma questão de logística por trás.

Presença na web e qualidade melhor de imagem

O material bruto é transmitido ao vivo e postado no perfil da emissora no Qik. Depois, o conteúdo editado vai para o site da BBC.

Um dos grandes empecilhos para grandes emissoras não usarem imagens feitas com o celular sempre foi a questão da qualidade de imagem, mesmo que ela fosse publicada apenas em seu site.

Pelo visto, esse preconceito está acabando até por que a qualidade das câmeras e dos vídeos feitos com o celular vem melhorando.

Em julho, a Revista Variety e o portal espanhol ADN também passaram a utilizar o Qik para transmitir ao vivo entrevistas e informações direto das ruas em seu site.’

 

 

ELEIÇÕES
Tiago Dória

Em código aberto: NYTimes libera primeira API, 16/10

‘Ao contrário do esperado, ainda não é a API de guia de restaurantes ou de filmes do NYTimes, mas uma sobre o financiamento da atual campanha presidencial nos EUA, considerada uma das mais caras de todos os tempos.

Graças à API, aplicativos criados pelos próprios leitores/desenvolvedores do jornal podem ter acesso a dados sobre doações e gastos dos candidatos à presidência dos EUA.

Por meio de um aplicativo já criado pelo jornal com a API, é possível acompanhar essas doações e fazer buscas por doadores, estado, cidade, CEP etc. Enfim, é uma ferramenta de transparência política e alguns dados são da FEC, Comissão Eleitoral Federal dos EUA.

Neste sentido, não achei nada bombástico o lançamento da API, já é possível acompanhar as finanças de campanha por outros meios.

Ela foi desenvolvida com a até então desconhecida Mashery, empresa responsável pelo processo de acesso público das APIs da MTV, da Reuters e agora do The New York Times.

Para quem estiver um pouco perdido sobre essa movimentação de API nos jornais, recomendo ler o post que escrevi em maio – Fim de uma era: The New York Times não é mais um jornal.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem