Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

EVENTOS >

Jornada Internacional GEMInIS traz novas formas de produção em multiplataformas

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 28/08/2018 na edição 1002

A III Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2018), realizada em São Paulo entre 28 e 30 de agosto, contará com uma programação diversificada a respeito da produção de conteúdo audiovisual contemporânea. Toda a programação do evento é gratuita para o público em geral, mas os grupos de pesquisa e pesquisadores que decidirem apresentar seus trabalhos no evento necessitam efetivar uma inscrição.

O evento tem a parceria da SPCine, Sebrae-SP e UNIBES Cultural e é realizado pelo grupo GEMInIS (Grupo de Estudos de Mídias Interativas em Imagem e Som), coordenado pelo professor Dr. João Massarolo, do curso Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio dos órgãos de fomento de pesquisa como a CAPES e FAPESP.

Para o Prof. Dr. João Massarolo (PPGIS/UFSCar), coordenador da III Jornada Internacional GEMInIS, “o evento promove uma reflexão em torno da comunicação contemporânea, buscando uma atualização do conhecimento ao aproximar produtores de entretenimento das questões tratadas pelos pesquisadores que atuam no campo da convergência midiática, visando estimular um amplo diálogo no campo do audiovisual, comunicação, artes, design e marketing”.

Com uma programação vasta, o evento conta com palestras e mesas-redondas internacionais. O tema deste ano é “VOD na América Latina” e haverá a presença de representantes de diversas plataformas de vídeo sob demanda (video on demand – VOD) latino-americanas como Yenny Alexandra Chaverra (Retina Latina) e Agustina Lumi (Cine.Ar) para a discussão dos desafios da distribuição de conteúdos contemporâneos — tema essencial para o futuro da indústria audiovisual e da comunicação em geral.

No campo da transmídia, o evento terá a presença do canadense Marc Steinberg (Concordia Montreal University) para discutir as questões de franquias midiáticas japonesas, Marta Boni (Montreal University) abordará a questão da construção de mundos transmídia e Carlos Scolari (Universidade Pompeu-Fabra) investigará a questão do letramento transmídia.

Para falar de aceleradoras de games na América Latina, a JIG 2018 irá receber a presença das convidadas internacionais María Martina Santoro (OKAM Studio/ADVA), Ruth Contreras (UVIC) e os brasileiros Thiago de Freitas (Kokku) e Rodrigo Camargo (ANCINE).

A programação conta ainda com palestras de grandes pesquisadores brasileiros como Giuseppe Cocco (UFRJ) para abordar a questão dos algoritmos e o capitalismo de plataformas, Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA/USP) para discutir teledramaturgia na América Latina e Lúcia Santaella (PUC-SP) para a palestra e lançamento do livro “Desafios da transmídia: processos e poética” (Ed. Casa das Letras e das Cores).

**

Sobre o evento:

JIG 2018
Data: 28 a 30 de agosto
Horário: Início às 10hs

Evento Gratuito
Local: UNIBES Cultural (Oscar Freire, 2500)
Programação complet no site do evento
Site GEMInIS

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem