Sábado, 20 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

90 anos de Luiz Beltrão

22/07/2008 na edição 495

O Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, em parceria com a Rede Folkcom, promove, no dia 8 de agosto, às 14h, o seminário ‘200 anos de Imprensa no Brasil’, com o tema ‘O pioneiro das Ciências da Comunicação e dos Estudos e Teorias do Jornalismo no Brasil: 90 anos de Luiz Beltrão’. O seminário acontece no mini-auditório do Centro de Artes e Comunicação da UFPE e terá participação dos jornalistas Ivanildo Sampaio, diretor de redação do Jornal do Commercio; Fernando Menezes, contemporâneo de Beltrão; Teresa Halliday, professora e aluna de Beltrão; Roberto Benjamin, pesquisador da rede Folkcom; e Betânia Maciel, presidente da Rede Folkcom.

O seminário é aberto a estudantes, jornalistas e professores e não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas à capacidade do auditório (70 lugares).

Pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais nas universidades brasileiras, Luiz Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação – Icinform, primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e de Comunicações & Problemas, primeira revista de ciências da comunicação (Universidade Católica de Pernambuco, 1963). Tornou-se também o primeiro doutor em Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília – UnB, 1967).

Entre os temas aos quais se dedicou estão Teoria e Pesquisa da Folkcomunicação; Fundamentos teóricos da Comunicação de Massa e Teoria e pesquisa do Jornalismo. Também publicou livros de reportagem, contos e novelas, dedicando-se ao memorialismo na sua última fase de produção intelectual. Nascido em Olinda, Pernambuco, em 8 de agosto de 1918, faleceu em Brasília em 1986 (informações: Portal Luiz Beltrão).

Outras informações:

Secretaria do PPGCOM – UFPE: (81) 2126.8960

Ericka de Sá Galindo – Mestranda (PPGCOM/UFPE): (81) 91355543; e-mail; site

Programação

14h – Mesa Redonda

Mediador – Professor dr. Alfredo Vizeu

Ivanildo Sampaio – diretor de redação do Jornal do Commercio

Fernando Meneses – colunista do Jornal do Commercio

Tereza Lúcia Halliday – jornalista e ex-aluna de Beltrão

Roberto Emerson Câmara Benjain – pesquisador da rede Folkcom

Betânia Maciel – presidente da Rede Folkcom

16h – Debate

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem