Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Publicação sem fundamento

Sou da comissão de ética da ABI-Inter e editora do jornal mais respeitado e antigo da Flórida. Deixo aqui minha indignação a este site, que publicou sem averiguação dos fatos o texto do publicitário Jorge Moreira Nunes, dono de um jornal de classificados na Flórida, que não faz parte da ABI-Inter e está fazendo campanha negativa contra a mesma. Acreditamos tratar-se de uma campanha unicamente fundada em razões pessoais, com o intuito de desestabilizar e destruir o trabalho de formação de uma unidade de mídia comunitária brasileira no exterior, trabalho este, árduo e sacrificado, que está completando cinco anos em 2012. Deploramos essas denúncias sem nenhuma base legal ou veracidade Por isso, solicitamos aos senhores que publiquem a verdade e uma carta da ABI-Inter, desmentindo e esclarecendo as acusações sem fundamento (Fernanda Cirino, jornalista, Fort Lauderdale, Flórida, EUA)

 

Duas manchetes que chamam atenção

Esta questão foi ventilada na comunidade diHITT, pelo sócio http://radiopentecostal.dihitt.com.br/, que compara notícias publicadas na Folha de S.Paulo (terça-feira, 3 de abril de 2012) e no jornal O Estado de S. Paulo do mesmo dia. As manchetes contraditórias (“Após campanha, morte de pedestre cai 37% em São Paulo” e “Morte de pedestres só cai 7,9% em São Paulo”) se referem ao mesmo assunto, levando os leitores a opiniões divergentes. Isto, por acaso, não seria manipulação de opinião pública? Há fiscalização disso? E o que fazer para que “jornalistas” (com formação “superior” em faculdades de Comunicação) não pratiquem esta desinformação? (Wilson Barbosa, funcionário público municipal, Porto Alegre, RS)

 

Gostaria de saber se um Plano de Manejo Florestal, aprovado pelo Ibama, cujo detentor é uma empresa privada,pode ser disponibilizado para consulta de um Instituto Florestal Estadual sem a anuência do detentor ou responsável técnico desse plano (Wilson Menescal de Sousa, engenheiro florestal, Macapá, AP)