Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

O futuro da mídia

Considerando que mídia é o conjunto de expressões comunicacionais de uma sociedade, ela tem futuro garantido por estar acompanhando e fazendo parte das mudanças evolutivas, culturais e tecnológicas do ser humano e, dada a sua força e significância, irá influenciar cada vez mais o seu meio, principalmente no que diz respeito à sociedade de consumo. A sociedade, de uma forma geral, irá estabelecer e definir novos padrões comportamentais a partir desta relação com a mídia e suas futuras qualidades potenciais.

Novas possibilidades digitais e suas respectivas ferramentas irão surgir, porém o que não vai mudar e irá representar o futuro da mídia será a força da imagem. Novos canais de comunicação irão surgir, mas o futuro da mídia estará sedimentado principalmente na plataforma audiovisual aliada à mobilidade, informação e seus aplicativos para que ela seja compartilhada de forma interativa e imediatista. Creio que o futuro já começou, mas estamos apenas no início de uma relação imutável entre a mídia e pessoas, o que irá construir uma nova sociedade.

***

[Willy Schumann é jornalista, Curitiba, PR]