Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA & SOCIEDADE

A pobreza e coisificação do ser humano

Por Taysa Silva Santos em 19/06/2012 na edição 699

Com o perdão da palavra, é preciso pontuar o sentimentalismo hipócrita que estamos vivenciando. Em tempos de “guerra armamentista do capital”, a imprensa, longe de considerar a ética, explora a imagem humana como se esta fosse um produto, uma coisa. Verdadeiramente, estamos vivenciando a era da coisificação do ser humano, do desvanecimento do sentimento real.

Durante o ano, emissoras de televisão exploram os dramas sociais vivenciados pelo povo brasileiro. Longe de quererem solucionar as problemáticas sociais, buscam lucrar com a imagem coisificada de uma população humilde que não compreende que está inserida em um latifúndio midiático. Na disputa pelo ranking de audiência, exploram os sentimentos alheios a fim de fortalecer e multiplicar o capital. Nesse cenário, vidas valem mais e outras valem menos, sendo tal classificação dada de acordo com a condição socioeconômica de cada cidadão, ou melhor, o ranking econômico-social em que se encontra.

Humanização? Não. Cultura do valor. Mas ainda há quem diga que a sociabilidade capitalista oferece oportunidades, melhoria de vida aos cidadãos. Custa perguntar para quem são essas ditas “melhorias”? Sejamos francos, a melhoria que se promulga está para o capital, em sua reprodução e acumulação. Para os pobres, resta a cultura da desigualdade e a classificação ao ranking da miséria, miséria essa que vai para além do econômico, estando presente na capacidade de objetivação e na subjetividade. Pois quando não temos a capacidade de objetividade ampliada, por consequência teremos uma subjetividade também pobre. E aos pobres, resta a pobreza. E à mídia, restam-lhe explorar e coisificar a imagem humana.

***

[Taysa Silva Santos é estudante de Serviço Social, Feira de Santana, BA]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem