Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Sobre releases

O release – texto enviado à imprensa pelo assessor de comunicação –, também chamado de sugestão de pauta, pode ser um eficiente instrumento para divulgar ações importantes sobre a empresa ou assessorado, desde que seja bem utilizado. Para que isto aconteça, o jornalista que irá redigi-lo deve observar alguns critérios, como relevância da informação, segmentação do mailing e texto bem escrito.

A relevância da informação que será divulgada é a primeira questão a ser avaliada. Se o tema do release não for uma notícia pontual, o fato ou acontecimento precisa interessar ao maior número possível de pessoas que fazem parte do público final a quem se destina: o leitor, ouvinte ou telespectador. Na tentativa de ampliar as possibilidades, um erro bastante comum entre os assessores de imprensa é enviar a informação para um grande número de jornalistas e meios de comunicação. O mais correto e interessante é direcionar o release a editorias e veículos específicos, utilizando, para isto, um mailing segmentado.

Por fim, é importante que o material seja completo e bem escrito. O título deve conter a notícia ou informação principal de forma clara e objetiva. Se o texto for estruturado em formato de matéria, melhor. Imagens (em alta resolução, por favor!) que ilustrem o assunto da pauta e indicações de contato para entrevistas são diferenciais.

Estes são apenas alguns entre muitos aspectos a serem considerados. Mas se, pelo menos, estes três critérios forem levados em consideração pelo jornalista assessor de comunicação que irá escrever o release, as chances de aproveitamento pela imprensa aumentam consideravelmente. O jornalista que está do outro lado do “balcão” certamente será mais receptivo e dará atenção à sugestão da pauta.

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[Bruna Karpinski é jornalista com MBA em Jornalismo empresarial]